menu
Partilhar

Pode comer aveia crua?

 
Por Redação umCOMO. Atualizado: 21 julho 2021
Pode comer aveia crua?

Quando pensamos em nos cuidar e manter uma alimentação saudável, certamente passa pelas nossas cabeças começar a incluir na dieta um alimento que há muito tempo vem ganhando protagonismo: a aveia. Este super cereal é uma fonte de fibra com dezenas de propriedades que, não somente favorecem a digestão, como também favorecem o bom funcionamento dos nossos órgãos, a eliminação de toxinas e o controle do peso.

Contudo, devido ao fato de que o seu uso ainda não é tão difundido como o de outros cereais, muita gente se pergunta como preparar a aveia e qual é a sua melhor versão. Neste artigo do umCOMO te daremos respostas a todas essas dúvidas e responderemos à pergunta mais comum: pode comer aveia crua? Continue lendo!

Também lhe pode interessar: Receitas com aveia saudáveis

Pode comer aveia crua ou é melhor cozinhar?

Uma das receitas mais divulgadas e deliciosas com a aveia é o famoso mingau. Esse prato é cozido e servido com toppings, como por exemplo, frutas ou frutas secas. Esse é um café da manhã cheio de nutrientes e vitaminas, além de ser reconfortante e proporcionar energia para o dia todo.

No entanto, muita gente que está interessada em consumir fibras e em aproveitar os benefícios da aveia se pergunta sobre qual seria a melhor forma de consumi-la para aproveitar ao máximo seus nutrientes: aveia crua ou aveia cozida?

O que acontece se comer aveia crua?

Pois bem, pode ser que às vezes você tenha consumido aveia que foi diretamente da embalagem para a água ou o leite, pensando que essa era a melhor forma de consumo, mas é importante que você saiba que qualquer tipo de aveia comercializada como alimento já está pré-cozida para que você possa consumir.

A aveia completamente crua é indigesta para o nosso sistema digestivo, assim, todos os flocos vendidos já passaram por um processo de cocção.

Na hora de cozinhar a aveia para fazer o café da manhã e as sobremesas, damos ao cereal outra textura e consistência, no entanto, essa forma de preparo não deixa a aveia menos benéfica do que quando consumida diretamente da embalagem. Dessa forma, se trata de uma questão de gosto, porém você deve ter em mente o tipo de prato que vai preparar com ela, embora sua versão crua conserve mais a totalidade de suas propriedades.

Quer saber como fazer mingau de aveia? Neste artigo te apresentamos uma receita totalmente saudável.

Benefícios da aveia

Como dizíamos, a aveia é um dos alimentos mais completos e nutritivos. Se você quer ter uma boa alimentação, deve incluí-la na sua dieta e ter um consumo frequente ao decorrer da semana. Deixamos aqui uma lista de alguns dos grandes benefícios que o consumo da aveia pode te trazer:

  • Controle do sangue: além de ser um alimento que não aporta nada de açúcar, sua composição de fibra solúvel contribui para que o aporte de açúcar no nosso sangue seja menor, criando em nosso estômago um gel que retarda a digestão e reduz a porcentagem de açúcar, assim, esse é um alimento perfeito para pessoas diabéticas.
  • Perda de peso: justamente por conta desse tipo de fibra solúvel nosso estômago permanece trabalhando com lentidão e a sensação de saciedade é prolongada, fazendo com que tenhamos menos apetite e ainda nos ajudando a controlar o nosso peso.
  • Energia: a aveia é um alimento ideal para comer pela manhã, já que fornece muita energia e muitos nutrientes que podem te sustentar até a hora do almoço. Também é uma ótima opção se você realiza algum esporte ou esforço físico.
  • Colesterol: seu alto teor de fibra a torna um alimento antioxidante que, por sua vez, nos limpa por dentro, prevenindo ou diminuindo o colesterol de nossas artérias.
  • Digestão: a fibra insolúvel também está presente na aveia. Ressaltamos que é ideal para o sistema digestivo, já que é capaz de ir coletando a água do nosso organismo, fazendo com que nossas digestões sejam mais leves e nosso aparelho digestivo fique mais lubrificado.

A aveia, portanto, é um alimento muito precioso e cheio de benefícios pelos quais vale a pena incluí-la em nossas dietas. No entanto, assim como tudo, deve ser consumida com moderação e bom senso, já que se comermos aveia todos os dias ou em grandes quantidades, podemos correr o risco de consumir mais fibras do que a quantidade necessária, ou seja, de forma contraproducente.

Você quer saber mais sobre quais são os benefícios da aveia? Nesse artigo te explicamos.

Receita com aveia

Esse cereal é muito versátil, assim, pode ser usado em forma de farinha para as sobremesas ou até mesmo para crepes. Porém, a forma de preparo mais comum, além de ser muito simples, é o porridge ou mingau:

  1. Em uma panela coloque o leite ou a água para esquentar.
  2. Quando começar a ferver, adicione dois copos cheios de aveia e deixe cozinhar durante 5 minutos mexendo sem parar para que não grude no fundo.
  3. Neste momento, podemos adicionar mais leite para dar cremosidade, uma colher de açúcar ou adoçante e algumas gotas de essência de baunilha.
  4. Sirva em uma tigela, acrescente pedaços de banana, nozes e canela à gosto.

Pois bem, se você não sabia como comer aveia, com esse simples passo a passo conseguimos uma das receitas mais básicas com a aveia, mas há muitas mais. Se você decidiu incluir a aveia na sua dieta e se interessa pelo mundo da cozinha, fique à vontade para seguir a nossa página onde temos outras receitas deliciosas com aveia.

Pode comer aveia crua? - Receita com aveia

Se pretende ler mais artigos parecidos a Pode comer aveia crua?, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.

Conselhos
  • Una vez cocinada la avena es recomendable consumirla enseguida ya que este cereal absorbe rápidamente el agua y puede quedar muy seco.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?

Pode comer aveia crua?
1 de 2
Pode comer aveia crua?

Voltar ao topo da página