Cozinhar peixe

Como temperar peixe? Os melhores truques!

 
Letícia Lima
Por Letícia Lima. 30 outubro 2017
Como temperar peixe? Os melhores truques!

O peixe é um dos alimentos mais benéficos ao nosso organismo, isso porque é rico em proteínas, ômega-3, cálcio e fósforo, entre outras substâncias que dispõem de nutrientes essenciais para o bom funcionamento do corpo humano. Além de muito saudável, o peixe é pouco calórico quando comparado a outras carnes (como a carne de porco, carne vermelha ou de frango). Ademais, peixes são muito saborosos e há uma enorme versatilidade na forma de prepará-los, tornando-os acessíveis a todos os gostos: é possível comer o peixe cru, cozido, assado, frito, grelhado, etc. Mas como temperar peixe? É isso que vamos ensiná-lo hoje em umCOMO.

Também lhe pode interessar: Como descongelar o peixe

Índice

  1. Como temperar peixe para fritar
  2. Como temperar peixe para assar no forno
  3. Como temperar peixe para assar na brasa
  4. Como temperar peixe para congelar

Como temperar peixe para fritar

Grande parte dos alimentos ficam especialmente saborosos quando fritos. No caso dos peixes, isso depende do tipo de peixe em questão: os peixes ideais para fritar são os mais magros, devendo-se evitar peixes ricos em gordura (como o salmão, por exemplo).

Temperar peixe para fritar é bem simples: depois de escolher o peixe adequado, observando se está fresco, limpe e corte no formato desejado. O tempero ideal para peixe frito é o mais tradicional possível - basta utilizar sal e limão. Esprema o suco de limão sobre o peixe, adicione sal e deixe descansando por alguns minutos para o tempero se fixar melhor à carne. Faça um empanado com o peixe e então já pode fritar! Veja mais informações em nosso artigo como fritar peixe.

Como temperar peixe para assar no forno

O peixe assado é um pouco mais saudável do que o peixe frito, pois envolve menos gordura em seu preparo. Nessa técnica é possível ser um pouco mais ousado com os temperos, utilizando ervas e especiarias que irão conferir um sabor diferenciado ao peixe.

Caso você vá temperar um peixe inteiro para assar no forno, além de limpá-lo previamente, uma boa opção é utilizar o alecrim. Para tê-lo sempre fresco, veja como plantar alecrim em casa. Prepare uma mistura de sal grosso com alecrim e forre uma assadeira com a mistura; posicione o peixe na assadeira e cubra-o com o restante de sal grosso com alecrim. É importante que o peixe fique totalmente coberto! Veja mais dicas sobre esse tipo de preparo em nosso artigo como fazer peixe ao sal.

Já para temperar peixe para assar no forno em postas, opções muito boas são utilizar a tilápia ou o salmão. Tempere as postas com os já tradicionais limão e sal. Depois disso, você já pode ousar utilizando outros temperos, como pimenta, alho poró, alho e lemon pepper. Coloque as postas temperadas para cozinhar em papelote: essa técnica culinária permite que o peixe fique mais suculento e os temperos mais concentrados. Já se você deseja temperar peixe para grelhar, essa opção de tempero também se aplica e é muito boa - com certeza irá garantir um almoço ou jantar memoráveis para seus convidados. Confira nossas dicas sobre como fazer para o peixe não grudar na grelha.

Como temperar peixe para assar na brasa

Peixe assado na brasa é um clássico de acampamentos à beira mar. Mas como temperar peixe para assar na brasa? Em primeiro lugar, deve-se limpar bem o peixe e, aproveitando o corte na barriga, temperá-lo com limão e sal. Faça uma mistura de cheiro verde, cebola, cebolinha e coentro e recheie-o com esse preparado. Cubra-o com azeite e coloque o peixe na grelha sobre a brasa, virando de tempos em tempos para que asse igualmente dos dois lados.

Como temperar peixe? Os melhores truques! - Como temperar peixe para assar na brasa

Como temperar peixe para congelar

A agitação da vida contemporânea nos deixou com com pouco tempo para cozinhar e preparar refeições adequadas e balanceadas. Buscando uma alimentação mais saudável, um crescente grupo de pessoas têm se dedicado a preparar as refeições da semana antecipadamente, congelando-as para que durem por toda a semana. O peixe é uma excelente fonte de proteína e é muito fácil temperar peixe para congelar - o que torna a vida muito fácil, isso porque basta colocá-lo no forno para ter parte da refeição pronta.

Para temperar peixe para congelar, limpe o peixe e corte-o em postas. Tempere-o com sal, limão e o que mais desejar, como cebola, cebolinha, cheiro verde, coentro, alho, alho poró, etc. Envolva o peixe temperado em um papelote de papel alumínio e cubra com azeite à gosto. Feche o papelote e leve ao congelador. Depois basta levar o papelote diretamente ao forno e seu peixe está pronto!

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como temperar peixe? Os melhores truques!, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Como temperar peixe? Os melhores truques!