Bacalhau

Truques para dessalgar o bacalhau

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Truques para dessalgar o bacalhau
Imagem: foodsafetybrazil.com

A salmoura é um método de conservação de alimentos muito usado, por exemplo no caso de peixes como o bacalhau. Isto implica um processo de dessalgamento prévio para a preparação do alimento em questão, a fim de retirar todo esse excesso de sal. Dessalgar o bacalhau não se trata de algo complicado, mas requer tempo e certa paciência para conseguir que o resultado não seja um peixe muito salgado. Por isso, em umComo.com.br queremos oferecer-lhe alguns truques para dessalgar o bacalhau com os quais conseguirá resultados únicos.

Também lhe pode interessar: Como preparar o bacalhau

Índice

  1. Truques para dessalgar o bacalhau: mudar a água
  2. Truques para dessalgar o bacalhau: leite
  3. Truques para dessalgar o bacalhau: colocar um coador ou rede
  4. Truques para dessalgar o bacalhau: água morna

Truques para dessalgar o bacalhau: mudar a água

Embora muitos já conheçam este truque para dessalgar o bacalhau, é importante que todo mundo o tenha em conta. Porque para tirar o sal deste peixe será fundamental ir mudando a água em que o peixe está de molho pelo menos a cada 8 horas. O processo completo para dessalgar variará em função do tamanho dos pedaços, mas deverá deixar o bacalhau em água pelo menos entre dois e três dias inteiros.

Truques para dessalgar o bacalhau - Truques para dessalgar o bacalhau: mudar a água
Imagem: kuinetes.blogspot.com

Truques para dessalgar o bacalhau: leite

Um método infalível para dessalgar o bacalhau rapidamente consiste em mergulhá-lo em um pouco de leite frio. Neste caso, não será necessário mudar como o método da água, mas bastará deixar o bacalhau no leite durante cerca de 2 ou 3 horas e irá ficar surpreendido com o resultado.

Truques para dessalgar o bacalhau - Truques para dessalgar o bacalhau: leite
Imagem: webosfritos.es

Truques para dessalgar o bacalhau: colocar um coador ou rede

Outro bom truque na hora de tirar o sal do bacalhau pode ser colocá-lo em um escorredor, coador ou rede na hora de mergulhá-lo em um recipiente com água. Desta forma, evitaremos que o peixe descanse em cima do sal que irá desprendendo e, portanto, dessalgue melhor. Também será importante que o coloque com a pele para acima.

Truques para dessalgar o bacalhau - Truques para dessalgar o bacalhau: colocar um coador ou rede
Imagem: chismesycacharros.blogspot.com

Truques para dessalgar o bacalhau: água morna

Embora não seja um conselho muito recomendável, se em alguma ocasião estiver muito apressado para dessalgar o bacalhau, pode optar por mergulhar o bacalhau em água morna. Também poderá acelerar o processo esmigalhando o bacalhau, deste modo, o sal sairá mais rapidamente e poderá preparar sua receita. Mas lembre-se de que só deverá recorrer a este truque em casos de urgência.

Truques para dessalgar o bacalhau - Truques para dessalgar o bacalhau: água morna
Imagem: bacalaobueno.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Truques para dessalgar o bacalhau, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: foodsafetybrazil.com
Imagem: kuinetes.blogspot.com
Imagem: webosfritos.es
Imagem: chismesycacharros.blogspot.com
Imagem: bacalaobueno.com
1 de 5
Truques para dessalgar o bacalhau