Partilhar

Como fazer xarope de milho

Por Nídia do Carmo. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como fazer xarope de milho

O xarope de milho é um preparado tradicionalmente feito à base de amido de milho, usado como agente espessante, aglutinante alimentar e adoçante. Em receitas doces, pode ser usado em caramelos, xaropes aromatizados e tortas. Comprando uma embalagem do xarope, você acaba usando um pouco e guardando o resto na dispensa durante muito tempo. Gostaria de saber como fazer xarope de milho em casa, de forma simples e rápida para evitar esse problema? Nesse artigo do umComo, explicamos o passo a passo para que nunca mais tenha de optar pela versão industrializada do produto, tendo sempre o xarope fresco à mão. Delicioso!

Dificuldade baixa
Ingredientes:
Também lhe pode interessar: Como fazer algodão doce
Passos a seguir para fazer esta receita:
1

Para fazer xarope de milho, comece por colocar o açúcar, a água, o creme de tártaro e o sal em uma panela de fundo grosso. Leve os ingredientes a fogo médio/alto, misturando sempre com uma colher de pau.

2

Junte uma colher de suco de limão para impedir que o açúcar cristalize e deixe levantar fervura.

3

Baixe o fogo para médio-baixo e tampe a panela. Deixe o preparado ferver durante três minutos.

4

Depois de aguardar três minutos, remova a tampa, deixando a mistura continuar a ferver e mexendo sempre.

5

Com um termômetro de cozinha, verifique se a mistura já atingiu os 235 graus. Esse é o estágio pretendido para o xarope de milho.

Dica: Caso não tenha um termômetro de cozinha, pode testar a temperatura colocando uma pequena quantidade da mistura em um copo de água fria e usando os dedos para sentir a sua consistência. A textura deve ser macia, mas firme o suficiente para manter a forma.

6

Assim que a temperatura atingir os 235 graus, deixe a mistura arrefecer. Pode fazer isto colocando a panela dentro de água fria na pia. Isso vai impedir que a mistura continue a cozinhar.

7

Armazene o xarope de milho caseiro em um recipiente com fecho hermético por, no máximo, dois meses. Seu xarope está pronto a ser usado!

Como fazer xarope de milho - Passo 7
8

Agora que já sabe como fazer xarope de milho em sua casa, dê uma olhada nesses artigos do umComo que podem ser úteis na cozinha:

Como fazer caramelo

Como fazer xarope de abacaxi

Como fazer xarope de guaco caseiro

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer xarope de milho, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Escrever comentário sobre Como fazer xarope de milho

O que você achou da receita?

Como fazer xarope de milho
1 de 2
Como fazer xarope de milho

Voltar ao topo da página