Alternativas ao açúcar

O que substitui o açúcar

 
Juliana Ribeiro
Por Juliana Ribeiro. Atualizado: 5 janeiro 2023
O que substitui o açúcar

O açúcar branco ou refinado é, sem dúvida, o adoçante mais usado em todo o mundo, tanto adicionado em diferentes bebidas como nos preparativos de massa. O açúcar comum é composto quase exclusivamente por carboidratos simples (sacarose); portanto, sua contribuição calórica é alta, cerca de 398 kcal/100 gramas. Também devemos deixar claro que o açúcar em quantidades moderadas é um ingrediente saudável para a maior parte da população, mas quando você deseja limitar a ingestão de calorias ou quando há uma doença que aconselha contra o uso de açúcar branco, há outras opções de açúcar naturais para adoçar refeições e bebidas.

Além disso, neste artigo do umCOMO você vai descobrir o que substitui o açúcar para que possa recorrer a esses ingredientes sempre que quiser.

Também lhe pode interessar: De onde vem o açúcar

Índice

  1. Stevia
  2. Mel
  3. Sacarina
  4. Xarope de Arce
  5. Melaço
  6. Panela
  7. Sucralose

1. Stevia

Desde muitos anos, o Stevia se tornou um dos adoçantes naturais mais populares com um notável aumento progressivo no consumo. É um adoçante mais saudável de origem natural, uma vez que é extraído das folhas da planta de Stevia Rebaudiana. Sua capacidade de adoçar alimentos e bebidas é muito maior que o açúcar (200 vezes mais) e sua contribuição calórica é praticamente nula; portanto, é especialmente recomendado para pessoas que sofrem de obesidade. Além disso, a Stevia é perfeito para substituir o açúcar refinado para os diabético porque não contribui para aumentar a glicose no sangue. É um dos adoçantes mais saudáveis.

Aqui você pode ler mais sobre Como substituir o açúcar por Stevia.

O que substitui o açúcar - 1. Stevia

2. Mel

O mel é um substituto do açúcar absolutamente natural que as abelhas fazem do néctar que colecionam de flores e plantas. Ele pode substituir o açúcar, já que não só adoça, mas também contribui com nutrientes saudáveis ​​para o organismo, especialmente minerais, como cálcio, sódio, magnésio ou fósforo.

Além disso, o mel contém principalmente dois tipos de açúcar: frutose e glicose, algo que o torna um alimento não recomendado, em princípio, se sofre de diabetes. Também devemos lembrar que sua contribuição calórica, mesmo sendo menor que o açúcar, também é alta (314kcal /100 gramas).

Aqui você pode ler Como saber se o mel é puro.

O que substitui o açúcar - 2. Mel

3. Sacarina

Se você se pergunta como substituir o açúcar, deve saber que a sacarina é provavelmente o adoçante artificial ou sintético mais conhecido, ideal para incluir na dieta quando você deseja diminuir ou manter o peso, pois, praticamente, ele não fornece calorias. Na forma de pequenos comprimidos ou líquidos, é um adoçante poderoso, sintetizado pela primeira vez no século XIX. Em princípio, é adequado para pessoas com diabetes, mas para substituir o açúcar em caso de sofrer alguma variante desta doença, é sempre necessária uma consulta médica.

O que substitui o açúcar - 3. Sacarina

4. Xarope de Arce

É uma substância natural favorita para adoçar bolos, panquecas ou waffles, especialmente em países como os Estados Unidos e o Canadá, embora seja cada vez mais conhecida em todo o mundo.

É um adoçante que adoça efetivamente pelo seu teor de xilitol, uma substância também presente em inúmeras plantas (xarope de bétula), frutas e vegetais. O xarope de Arce fornece à dieta metade das calorias que o açúcar branco e é perfeito para adoçar infusões, produtos lácteos, como iogurtes ou coalhadas, frutas e também para incluí-lo como ingrediente de molhos. Além disso, é um alimento rico em antioxidantes que é estimado também possuir propriedades antibacterianas benéficas para a saúde, especialmente no que diz respeito aos cuidados bucais e higiene.

5. Melaço

Com uma textura semelhante ao mel, o melaço também pode funcionar como um substituto de açúcar. É obtido de cereais, principalmente arroz, embora também haja melaço do açúcar de cana. O melaço ou o xarope de arroz é uma opção um pouco menos calórica que o açúcar branco, pode ser substituído em qualquer preparação, mas, como o mel, não é recomendado se você for diabético.

6. Panela

O panela é na verdade um tipo de açúcar natural que vem da cana, mas que não é refinado. Portanto, é um substituto do açúcar natural, amplamente utilizado na América Latina. É um alimento energético, mas com menos calorias que o açúcar branco. Isso difere porque, não sendo processado, mantém intacta a maioria de seus bons nutrientes, acima de tudo, vitaminas dos grupos B e C, A e E, que oferecem propriedades antioxidantes interessantes.

7. Sucralose

A sucralose é um poderoso adoçante artificial, com uma capacidade para adoçar 600 vezes maior que o açúcar. Mais conhecido pelo nome de algumas marcas que o vendem, a sucralose está presente em produtos como: refrigerante, chiclete, picolé ou sobremesas e também pode ser usado para adoçar a comida e as bebidas que chegam a mesa. É um adoçante que não fornece nenhum nutriente, apenas uma doçura intensa com zero ou muito poucas calorias.

Gostou de conhecer o que substitui o açúcar? Conte para a gente nos comentários qual opção você irá escolher.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que substitui o açúcar, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Conselhos

  • Se sofre de algum tipo de doença, é sempre aconselhável consultar o seu médico sobre a conveniência de tomar adoçantes substitutos do açúcar. Além disso, em qualquer caso, devem ser consumidos em quantidades moderadas e como parte de uma dieta equilibrada.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
O que substitui o açúcar