Mel

Como saber se o mel é puro

Como saber se o mel é puro

Por ser mais barato e duradouro, o mel impuro se tornou comum no mercado, mesmo que a maior parte das pessoas prefiram o produto natural. E infelizmente, a menos que você não viva num local que proíbe este tipo de produto, não se pode confiar na pureza do mel de mercado.

Existem formas de verificar se o mel é puro, mas no entanto, nenhuma dela é 100% confiável. Não existe nenhuma formula mágica para testar a pureza do mel pois depende da quantidade e variedade de xaropes, corantes, espessantes, conservadores e até antibióticos que alguns fabricantes usam na composição do mel. Mas deixaremos aqui alguns testes que podem ser feitos. Neste artigo, umComo explica como saber se o mel é puro.

Também lhe pode interessar: 5 formas de verificar a pureza do mel
Passos a seguir:
1

Primeiro passo é conhecer a lei regional sobre a pureza do mel. Em muitos países, o mel "falso" é proibido, justamente por não fazer bem à saúde, pois este praticamente não contêm nenhum dos benefícios do mel.

A lei regional do Brasil para o mel, segundo a ANVISA, declara que o mel não pode conter substâncias estranhas à sua composição normal, como os corretivos de acidez; é proibida a adição de corantes, edulcorantes, conservadores, espessantes, aromatizantes, sejam eles sintéticos ou naturais. No entanto, muitos produtores burlam esta lei.

No caso da União Européia, a fiscalização é mais rígida, e o mel deve ser livre de aditivos por lei, incluindo antibióticos que alguns produtores utilizam para tratar as abelhas. Qualquer mel que não seja totalmente natural deve ser vendido como "mel de confeiteiro".

2

Por isso, devemos verificar o rótulo e encontrar por informações que apontam qualquer adição de elementos estranhos ao mel original. Procure pela lista de aditivos. O mel puro contém somente um ingrediente: o mel. Mas o rótulo nem sempre é confiável, por isso existem os testes, visto que o fabricante pode mentir a respeito da sua composição.

3

Se oferecerem amostras, na hora da compra, prove o mel. Muitas vezes os aditivos alteram o gosto do mel e por isso muitas pessoas procuram o mel puro, mais pelo gosto do que pela saudabilidade do produto em si. Nem sempre um gosto estranho pode ser sinal de impureza, pois existem muitas variedades de mel, o néctar da flor que ele foi feito altera o sabor, assim como as seivas que alimentam os insetos, é o que permite a existência de diferentes sabores do mel.

Os vendedores dificilmente deixarão que um frasco seja aberto só para experimentar, afinal, depois de aberto o frasco deve ser consumido para que o tempo não estrague o produto.

4

A primeira forma de verificar o mel é adicionar uma colher cheia de mel (líquido) à água morna. Mexa a colher lentamente:

  • Mel falso:

Neste teste, o mel falso tende a dissolver-se na água. Estamos falando, no caso do mel falso, do xarope de mel, geralmente com aditivos.

  • Mel puro:

Se o mel for puro, ele pode tanto ficar grudado na colher ou afundar como algo sólido, mas não se dissolve ou perde a sua forma.

Observação: Este teste não é totalmente confiável. Há meles falsos, os de maior qualidade, que podem continuar em sua forma, sem se dissolver na água. E alguns deles são vendidos em formas mais solidas - e até cristalizadas - o que invalida este teste.

5

O segundo teste consiste em descobrir se água foi adicionada no mel, o que pode indicar adição de outras substâncias, em conjunto com a água.

Pegue uma vela, separe uma pequena quantidade de mel, numa colher de chá por exemplo, e mergulhe o pavio neste mel. A seguir, tente queimá-lo. Se ele queimar facilmente, é porque não foi ou foi adicionada pouca água, caso contrário, se ele não queimar ou der estalos, provavelmente contém água.

Alguns fabricantes de mel adicionam água à sua composição pois ela ajuda a dar rendimento.

Como saber se o mel é puro - Passo 5
Imagem: omelhordealfenas.com.br
6

Um outro teste consiste em despejar um pouco de mel, algumas gotas serão suficientes, num papel mata-borrão ou toalha de papel. O mel puro não será absorvido pelo papel facilmente. Mas alguns dos xaropes também possuem densidade suficiente para não ser absorvido. Outra forma de perceber se o mel é puro ou não passa por mergulhar um palito no mel. Se ao retirar o palito começar a cair uma linha contínua então o mel é verdadeiro. Se escorrer e num instante parar, então o mel é falso.

Finalmente existe mais uma forma de comprovar se o mel é puro, o tempo. O mel verdadeiro cristaliza ao final de algum tempo, o falso vai manter-se líquido.

7

Já deve ter reparado que é muito difícil saber exatamente se existem ou não aditivos junto ao mel que compramos. É realmente difícil, prova disso é que mesmo métodos científicos de separação de substâncias, utilizada nos testes, não conseguem determinar totalmente se existem e quais são as substâncias adicionadas ao mel. Por isso, o mais recomendado é comprar de gente que geralmente não possui tecnologia - ou a cara de pau - para adicionar porcarias no mel.

Feirantes e pequenos apicultores, que produzem em chácaras o mel que usam, raramente utilizarão processos de adição de porcarias. É claro que não podemos confiar totalmente, mas ao menos, estes vendedores são mais confiáveis do que aqueles que fabricam mel maior escala. Veja também:

Como saber se o mel é puro - Passo 7
Imagem: boasnoticias.pt

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se o mel é puro, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Conselhos
  • Favos de mel geralmente são puros, por serem retirados diretamente das colmeias.
  • Mesmo alguns métodos científicos de análise do mel podem falhar.
  • Nunca dê mel a crianças menores de três anos, eles podem conter esporos que, apesar de serem inofensivos para o organismo adulto, podem prejudicar gravemente a saúde do bebê.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
oswalney
Não concordo com o motivo do item 5, pois se adicionar agua ao mel, ele irá fermentar! Quanto ao metodo da vela, nunca tentei e nao posso dizer se é valido.
Imagem: omelhordealfenas.com.br
Imagem: boasnoticias.pt
1 de 3
Como saber se o mel é puro