tomate en las pizzas

Como fazer molho de tomate para pizza

 
Ketlyn Araujo
Por Ketlyn Araujo. 8 dezembro 2020
Como fazer molho de tomate para pizza

Um dos principais ingredientes das pizzas é o molho de tomate que vai na base da massa. Fazer um bom molho para a base da pizza, assim como garantir que os demais ingredientes sejam de qualidade, é fundamental para que o sabor do prato seja delicioso – e é por isso que uma pizza caseira possivelmente terá qualidade superior à industrializada, desde que você siga corretamente as instruções básicas.

Além disso, fazer um molho de tomate caseiro para pizza permite que você controle todos os ingredientes e quantidades, podendo evitar o uso de tomates fritos ultraprocessados, por exemplo. Se você quer descobrir como fazer molho de tomate para pizza, os ingredientes necessários para a receita e mais detalhes, recomendamos que siga lendo esta receita de molho de tomate para pizza fácil e rápida.

4 convidados Menos de 15 minutos Dificuldade baixa

Ingredientes:

Também lhe pode interessar: Como fazer molho para pizza

Passos a seguir:

1

Começamos a detalhar as instruções da receita de molho de tomate para pizza indicando que, em primeiro lugar, você deverá colocar a água para ferver em uma panela, e cozinhar os tomates. Faça um corte em forma de cruz na ponta (parte oposta ao caule) de cada um deles e vá os colocando na panela com água fervente.

Não sabe qual tomate usar para fazer molho para pizza? Nós recomendamos que você opte pelos tomates pera, que costumam contar com uma quantidade maior de polpa. Assim, você poderá fazer um molho muito mais saboroso e temperado. Se você não tem esses tomates em casa pode usar outros, mas sempre preste atenção às quantidades, pois pode ser que eles sejam menores ou tenham menos polpa.

Como fazer molho de tomate para pizza - Passo 1
2

Deixe que os tomates fervam por 1 minuto, tire-os da panela e coloque-os em um recipiente com cubos de gelopara que eles esfriem rapidamente. Quando estiverem frios, você poderá descascá-los com facilidade e sem riscos de se queimar.

Como fazer molho de tomate para pizza - Passo 2
3

Após descascar os tomates, corte-os pela metade. Tire as sementes e deixe-as em outro recipiente: posteriormente você poderá coá-las para aproveitar ainda mais o produto, já que nas sementes sempre sobra um pouco de polpa que pode ser reutilizada.

Como fazer molho de tomate para pizza - Passo 3
4

Seguindo com a receita de molho de tomate para pizza caseira, passamos aos seguintes ingredientes: você deve picar o alho e a cebola em pedaços bem pequenos e, depois, colocar no fogo uma frigideira com um pouco de azeite de oliva. Quando o azeite estiver quente, adicione o alho e a cebola.

Espere até que o alho fique dourado e a cebola comece a refogar. Nessa hora, desligue o fogo e retire a frigideira dele.

Como fazer molho de tomate para pizza - Passo 4
5

Pique os tomates que você ferveu e descascou no começo da receita em pequenos pedaços. Depois disso, ligue o fogo novamente e coloque a frigideira com o alho e a cebola, adicionando os tomates à mistura.

Use uma peneira para coar as sementes anteriormente separadas em outro recipiente, e adicione a polpa coada à frigideira, descartando as sementes.

6

Deixe que todos os ingredientes cozinhem juntos na panela por 15 minutos. Observe que a polpa dos tomates fica praticamente descartada, sem nem chegar a queimar. Tempere a mistura com sal e pimentae adicione a colher de sopa de açúcar para corrigir a acidez do tomate.

Opcionalmente, para fazer esta receita de molho de tomate natural para pizza, você pode também adicionar algumas folhas de manjericão neste momento do processo, o que vai enriquecer ainda mais o sabor do molho de tomate. Aqui nós contamos mais sobre como fazer molho de tomate com manjericão.

Como fazer molho de tomate para pizza - Passo 6
7

Por fim, adicione toda a mistura preparada na frigideira ao recipiente da batedeira, triturador ou liquidificador que você preferir usar, e triture os ingredientes para obter o molho de tomate para pizza caseira. Quando terminar de triturar a mistura de ingredientes já cozidos, seu molho de tomate para pizza já estará pronto para ser usado na base.

Agora que você já aprendeu como preparar um molho para pizza caseira, te convidamos a conhecer estas outras receitas sobre:

Como fazer molho de tomate para pizza - Passo 7

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer molho de tomate para pizza, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.

Conselhos

  • Nesta receita sobre como fazer molho de tomate para pizza, recomendamos que, se você sofre de diabetes ou algum outro problema de saúde referente ao consumo de açúcar, ou então se quer preparar uma pizza um pouco mais saudável, vale substituir o açúcar branco (usado para tirar a acidez do tomate) por um pouco de adoçante ou açúcar-mascavo, alternativas mais saudáveis. Se você tem diabetes, leve em consideração também os carboidratos contidos na receita, já que eles vão acabar se transformando em glicose no sangue.
Escrever comentário
O que você achou da receita?
1 de 7
Como fazer molho de tomate para pizza