Partilhar

Como fazer molho de tomate para macarrão

 
Por Ketlyn Araujo. 13 novembro 2020
Como fazer molho de tomate para macarrão

A massa é um dos pratos mais conhecidos no mundo inteiro. Na maioria dos países é comum que existam receitas feitas com massas, já que é um alimento versátil e que pode ser consumido das mais variadas formas. Além disso, para acompanhar o macarrão você pode lançar mão de uma imensa variedade de molhos, como o molho de tomate, um dos mais saudáveis, tradicionais e saborosos graças aos ingredientes que contém.

Em muitos estabelecimentos comerciais é possível comprar o molho de tomate já pronto, mas se você optar por elaborar uma receita caseira garantimos que ela será realmente saudável e terá um sabor delicioso, sendo ideal para acompanhar seu macarrão favorito. Se você quer saber quais ingredientes precisa, o passo a passo e tudo o mais sobre como fazer molho de tomate para macarrão, recomendamos que você permaneça no umCOMO e siga lendo esta receita de molho de tomate para macarrão.

2 convidados Entre 30 e 45 minutos Dificuldade baixa
Ingredientes:
Vai precisar de:
Também lhe pode interessar: Como fazer molho branco para macarrão
Passos a seguir:
1

Para preparar um bom molho de tomate para macarrão italiano você pode começar picando as hortaliças (pimentões, alho e cebolinha) em pedaços bem pequenos. Use uma faca afiada ou um cortador para fazê-lo.

Como fazer molho de tomate para macarrão - Passo 1
2

Quando tiver todos os vegetais bem picados em mãos, será hora de começar a preparar o molho. Use uma panela grande de altura média: leve-a ao fogão e acenda em fogo baixo. Em seguida, adicione o azeite de oliva e, logo depois, a cebola e o alho.

Termine de adicionar todas as hortaliças picadas na panela, e deixe-as cozinhando em fogo baixo. É importante que você respeite o tempo de cozimento para fazer um bom molho de tomate para macarrão: dessa forma, você conseguirá refogar as verduras e fazer com que elas fiquem caramelizadas.

3

Após terminar de preparar o caldo, adicione algumas folhas de louro ao molho e deixe que ele continue cozinhando por mais 5 minutos em fogo baixo.

Enquanto isso, comece a descascar os tomates e triturá-los com auxílio de um descascador ou no próprio liquidificador. Em seguida, adicione o tomate natural triturado à receita: é importante que você mantenha o cozimento em fogo baixo ou, no caso de ter aumentado o fogo anteriormente, volte a reduzi-lo para que o cozimento seja lento e a mistura de todos os ingredientes tenha como resultado um molho de tomate italiano bastante saboroso.

Como fazer molho de tomate para macarrão - Passo 3
4

Após adicionar o tomate triturado, adicione pitadas de sal à receita e uma pitada de açúcar, para tirar a acidez do tomate. Controle a quantidade desses ingredientes para não estragar a receita, já que a combinação equilibrada dos ingredientes é essencial para obter mais sabor.

Se você quer fazer um molho de tomate com orégano para macarrão, adicione também o orégano nesta etapa de preparo e, opcionalmente, também um pouco de pimenta.

5

Depois de adicionar todos os temperos à panela, deixe que o molho continue cozinhando em fogo baixo, por cerca de 40 minutos. Tampe a panela cobrindo-a parcialmente para, assim, evitando respingos e, ainda, permitir que o vapor saia.

Como fazer molho de tomate para macarrão - Passo 5
6

Continue mexendo o molho de tomate lentamente e com frequência, até que terminem os 40 minutos. Após esse período, todo o conteúdo de água da panela deverá ter evaporado. Dessa forma, o molho vai começar a ficar mais espesso e concentrado de maneira natural. Quando você achar que a textura do molho está ideal, prove para, caso necessário, corrigir o sabor adicionando sal, mais açúcar ou outros temperos de sua escolha.

Nesse estágio você já terá finalizado este molho de tomate caseiro para macarrão, ideal para ser consumido junto às mais diferentes massas, preparando assim uma receita que possui os dois aspectos mais importantes da alimentação: ser tão saborosa quanto nutritiva. Se você quiser saber como conservar melhor seus tomates para fazer este delicioso molho, não deixe conferir o nosso artigo, além do mais também te ensinamos a pelar os tomates para te dar uma mão extra nesse preparo!

Como fazer molho de tomate para macarrão - Passo 6

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer molho de tomate para macarrão, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.

Escrever comentário

O que você achou da receita?

Como fazer molho de tomate para macarrão
1 de 5
Como fazer molho de tomate para macarrão

Voltar ao topo da página