menu
Partilhar

Como fazer merengue de chocolate

Por Redação umCOMO. Atualizado: 26 fevereiro 2021
Como fazer merengue de chocolate

O merengue de chocolate é muito usado no âmbito da confeitaria para cobrir e rechear bolos, decorar cupcakes de forma fácil e rápida ou elaborar deliciosos suspiros. A receita tradicional de merengue é preparada a partir de claras de ovo e açúcar, mas se acrescentarmos outros ingredientes a esta mistura, como o chocolate, obtemos uma sobremesa totalmente diferente, original e perfeita para dar aos nossos pratos de sempre um toque único. Não perca esta receita do umCOMO e descubra como fazer merengue de chocolate passo a passo.

Entre 30 e 45 minutos Dificuldade baixa
Ingredientes:
Também lhe pode interessar: Como fazer merengue
Passos a seguir:
1

Para fazer este merengue de chocolate partimos da receita de merengue italiano, por isso o primeiro que faremos é introduzir o açúcar em uma panela e cobrir com água. A quantidade de água será a necessária apenas para cobrir o açúcar.

Como fazer merengue de chocolate - Passo 1
2

Para que se misturem bem, você deverá colocar no fogo à temperatura média, até que a calda comece a borbulhar. Enquanto o açúcar é dissolvido nesse processo, bata as claras de ovo em ponto de neve. Lembre-se que estarão prontas quando, ao virar o recipiente para baixo, as claras não caiam. É aconselhável fazer isso com um batedor elétrico ou batedeira, para ser mais rápido e eficaz.

Como fazer merengue de chocolate - Passo 2
3

Depois disso, desligue o fogo e, no recipiente das claras batidas, adicione a calda de açúcar sem deixar de bater.

4

Para fazer o merengue de chocolate, em uma panela à parte, dissolva o chocolate em banho-maria. Para garantir que a quantidade está correta rale a barra de chocolate para que ela ocupe meia xícara.

5

Agora, adicione o chocolate derretido quente bem lentamente à mistura anterior (da calda de açúcar com as claras), sem deixar de mexer. Você deverá bater até que o merengue de chocolate adquira a textura e consistência adequada, o que pode levar alguns minutos.

6

E pronto! Se deseja degustar esta deliciosa variante do tradicional merengue italiano, pode dar forma de discos ou suspiros e colocar no forno. Se preferir o merengue de chocolate para decorar seus cupcakes, introduza em seu saco de confeitar e dê a forma que quiser. Se gosta das receitas de merengue, não perca as nossas receitas de merengue italiano e merengue suíço.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer merengue de chocolate, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.

Escrever comentário

O que você achou da receita?
5 comentários
A sua avaliação:
Levy de Albuquerque
Pode-se usar chocolate 100% em pó?
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Olá Levy, agradecemos o seu comentário, o uso do chocolate em pó é, sim, uma alternativa. Um abraço da equipe editorial do umCOMO.
A sua avaliação:
Helber Ruback
Maionese de leite
A sua avaliação:
Leonardo
Olá, o ponto correto do merengue italiano é atingido quando ele é batido até que esfrie a temperatura proxima a ambiente
Nome
Como que derrete o chocolate em po?
Alana krummenauer
Como derreter o chocolate em pó
aurelinasouza
amei estar receita de merengue vou fazer
Editor umComo.com.br
Oi Aurelina! Que bom que gostou da receita. Como ficou o resultado?

Como fazer merengue de chocolate
1 de 3
Como fazer merengue de chocolate

Voltar ao topo da página