PARTILHAR

Como fazer massa folhada sem glúten

Como fazer massa folhada sem glúten

A massa folhada é perfeita para preparar sobremesas ou doces que certamente encantarão toda a sua família; mas se algum familiar for celíaco, não será possível preparar a massa folhada tradicional e deverá aprender a fazê-la sem glúten. Em umComo vamos explicar para você como fazer massa folhada sem glúten para que todos possam desfrutar desta receita de uma forma saudável. Tome nota!

Entre 1 e 2 horas Dificuldade média
Ingredientes:
Também lhe pode interessar: Como fazer mistura de farinha sem glúten
Passos a seguir:
1

O primeiro passo para fazer massa folhada sem glúten é verter a farinha e peneirá-la para evitar que crie grumos; a seguir, misturamos em uma tigela a farinha já peneirada, a água muito fria (o melhor é que tenha estado previamente na geladeira), a manteiga e uma colher de chá de sal.

Coloque-a no recipiente adicionando os ingredientes aos poucos e misture os ingredientes até que consigamos criar a massa folhada.

2

Quando tivermos preparado a massa do folhado, devemos envolvê-la com um papel transparente e guardá-la na geladeira durante, pelo menos, meia hora. Passado este tempo, retire do plástico a massa folhada sem glúten e coloque-a sobre uma superfície polvilhada com farinha para a esticar.

3

Devemos esticar a massa formando um retângulo e, em seguida, dobrá-la sobre si mesma em três partes; a seguir, voltamos a esticar a massa e vamos repetir esta mesma ação durante mais 4 vezes, no mínimo, para deixar a massa manejável e perfeita para a nossa receita sem glúten.

Como fazer massa folhada sem glúten - Passo 3
4

Quando tiver terminado de repetir o processo anterior com a massa folhada sem glúten, devemos voltar a tampá-la com filme transparente e colocá-la na geladeira durante mais meia hora.

Passado este tempo, já podemos começar a trabalhar com a massa folhada sem glúten e preparar a receita que desejarmos como salgadinhos de massa folhada ou massa folhada com queijo e fiambre.

5

Agora você já sabe como fazer massa folhada sem glúten. No entanto, em umComo, você poderá encontrar uma excelente variedade de receitas para celíacos pensadas para que todos possam desfrutar de nossas delícias culinárias, por exemplo:

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer massa folhada sem glúten, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.

Escrever comentário

O que você achou da receita?
14 comentários
A sua avaliação:
Erika Angelica de Jesus
Parece ser excelente,sem trigo...Maravilha👏👏👏👏
A sua avaliação:
inês
Não é nem nunca sera assim que sê faz massa folhada! seja com ou sem gluten.. se a manteiga não for inserida em placa entre a primeira camada e antes das dobras a massa nunca vai folhar :/ não quero criticar ninguém mas caramba,
A sua avaliação:
ELIZABETE GARDIN PINHEIRO
Eu sou celíaca e preciso de receitas. Mas os ingredientes tem que ser mais especificados. Não é farinha sem glúten. É mix de farinhas que pode ser feito em casa ou comprado; e ão existe água em gramas.
Anonimo
Por isso se usa balança. Que inclusive é essencial numa cozinha.
A sua avaliação:
Maria das Graças Prado
Fiz mas não deu certo. Não folhou e depois de assada ficou parecendo biscoito quebra quebra. Uma pena...
Nilda Ribeiro dos santos
A farinha sem glúten pode ser a de arroz?seja,mais específica por favor.
Luiz
Boa tarde, Na massa folhada tradicional, existe um percentual minimo de manteiga ou margarina que vai na massa e um percentual maior para fazer as folhagens. Como a folhagem se aplica nessa receita, se não há processo de folhagem com manteiga? Por favor responda. Grato!
LUIZ ALBERTO MENDES
Olá, não entendi direito. Toda a manteiga vai na receita da massa? Quando esticada para fazer o processo de folhar vai mais manteiga em cada esticada?Entendo que se não colocarmos algo entre as dobras não teremos folhado. Espero seu esclarecimento? Obrigado.
Cláudia Russo
Olá, parabéns pela receita. Tentei fazer uma outra receita de massa folheada sem glúten, imitando a forma tradicional de fazer, com apenas farinha de arroz, bloco de manteiga etc, mas a massa ficou esfarelenta e nem consegui abrir. Vi que essa receita mistura TODOS os ingredientes numa só vez e não vai goma xantana. É isso mesmo? E a massa fica em camadas?
obrigada
A sua avaliação:
Ivanice Ap. Paulino
Achei divina e pratica, a pergunta e sobre a manteiga pode ser margarina ou manteiga? e a temperatura da manteiga e ambiente ou bem gelada? Parabéns por sua receita.
Rita de Cassia Paz
Bacana, mas onde entra a manteiga?
Editor umComo.com.br
Oi Rita! Entra no primeiro passo do artigo.
A sua avaliação:
Lara Daher Rassi
Olá! Gostaria de saber qual tipo de farinha sem gluten foi usada para fazer essa massa folhada. Obrigada, Lara.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Lara! Você pode usar de qualquer marca, é igual. Obrigada pelo seu comentário :)
Lara
Obrigada! Aonde consigo achar? Seria qualquer farinha sem gluten (exs.: farinha de grão de bico, amaranto, sorgo, etc.). Tentei fazer mts vezes essa massa, mas não consegui. Qual tipo e marca você usou? Muito obrigada!
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Você pode usar aquela farinha que diz mesmo farinha sem glúten da Aminna. Obrigado :)
Lara
Muito obrigada!!!
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Obrigada nós Lara :)
A sua avaliação:
Marcela V Colas
Ola, na receita diz uma colher de sopa de sal, é isso mesmo?
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Marcela! É um erro, deve ser uma colher de chá. Já vamos corrigir. Obrigada pelo comentário!
A sua avaliação:
regina yurgel
GOSTARIA DE SUBSTITUIR A MANTEIGA POR OUTRA GORDURA NÃO DERIVADA DE LEITE. PEÇO SUGESTÃO. OBRIGADA
A sua avaliação:
Patrícia
Ma-ra-vi-lhaaaaa
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Patrícia! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
Como fazer massa folhada sem glúten
1 de 2
Como fazer massa folhada sem glúten

Voltar ao topo da página ↑