Recetas sin azúcar

Como fazer bolo reis sem açúcar

Como fazer bolo reis sem açúcar

O Natal costuma ser um feriado importante pelos mais diferentes motivos, porém, o mais especial deles é o fato de nos reunirmos em família para aproveitar as comemorações de fim de ano, rir, trocar presentes e, lógico, comer. Para a receita de hoje, queremos falar especificamente de um dos doces mais tradicionais e deliciosas dessa época do ano: o bolo de reis.

Em algumas culturas é comum que no dia 6 de janeiro, quando se é comemorado o Dia de Reis, famílias se reúnam para comemorar um dos últimos dias de festa do ano. Porém, essa saborosa sobremesa feita com massa doce, creme, açúcar e frutas cristalizadas não faz bem para pessoas diabéticas ou aquelas que desejam controlar o consumo de açúcar. Isso significa, então, que elas devem deixar de comer o delicioso bolo reis? Jamais! Hoje, no umCOMO, te explicamos como fazer bolo reis sem açúcar em casa – uma receita saudável, macia, fácil de fazer... e de lamber os dedos!

Entre 1 e 2 horas Dificuldade baixa

Ingredientes:

Também lhe pode interessar: Como fazer geleia de morango sem açúcar

Passos a seguir:

1

Se você está se perguntando onde comprar bolo reis sem açúcar e se deu conta de que essa sobremesa costuma ser cara e difícil de encontrar por aí, não se preocupe. A seguir, te mostramos uma receita de bolo de reis sem açúcar deliciosa e barata. Antes de começarmos, porém, queremos compartilhar com você alguns dos incríveis benefícios desse bolo reis sem açúcar:

  • É um bolo reis ideal para diabéticos, pois apesar de ser uma sobremesa doce e saborosa, muito similar ao bolo reis tradicional, com essa receita você não terá de se preocupar com o excesso de açúcar.
  • É ideal para quem está fazendo dieta ou deseja diminuir o consumo de açúcar durante o Natal. Inclusive, se você quer aprender como preparar outras receitas sem açúcar para essa época do ano, não perca o seguinte artigo sobre como fazer sobremesas diet.
  • É um doce saboroso e mais saudável também para as crianças, que costumam ingerir muito mais açúcares e gorduras nessa época do ano. Portanto, um bolo tradicional sem açúcar como este também serve como ótima opção.
2

Há diversas sobremesas para diabéticos maravilhosas para se preparar durante o Natal, mas nenhuma tão tradicional quanto esta! Para aprender como fazer bolo reis sem açúcar, primeiro você terá que elaborar a massa.

Em uma tigela, adicione a metade da farinha integral (250 gramas), junto com o leite morno e um pouco de fermento. Amasse bem e misture até que forme uma bola mais consistente. Deixe a massa descansar com um pano úmido por cima durante uma hora e meia ou duas horas.

Como fazer bolo reis sem açúcar - Passo 2
3

Enquanto a massa descansa, prepare em outro recipiente grande outra massa, com os seguintes ingredientes: dois ovos, as raspas de limão e laranja, a manteiga, o adoçante de sua preferência e a canela. Misture bem até que todos os ingredientes se integrem por completo e, por fim, adicione o restante da farinha e mexa de novo, até formar uma massa sólida. Dê a essa massa, também, formato de bola.

4

A seguir, e depois de ter passado o tempo de descanso da primeira massa, você terá que unir as duas. Em uma tábua grande, adicione um punhado de farinha para que, ao misturar ambas as massas, elas não grudem na superfície.

Depois, comece a amassar. Este é o passo mais importante da receita, já que é necessário que ambas as massas de misturem muito bem até que você consiga o resultado desejado. Ao finalizar essa etapa, você terá que fazer uma bola com a massa completa e deixá-la descansar durante meia hora.

Como fazer bolo reis sem açúcar - Passo 4
5

Após esse tempo, amasse suavemente a massa e comece a dar formato de bolo a ela cuidadosamente. Se, em vez de fazer a forma de bolo você quiser, primeiro, amassar tudo e só depois criar a abertura no meio, tenha em mente que ela deve ser suficientemente grande para que não feche na hora de assar o bolo.

6

Quando o bolo estiver com o formato adequado, terá chegado o momento de pincelar a superfície da massa com um ovo previamente batido. Depois, deixe o bolo descansar por duas a três horas em temperatura ambiente. Você irá notar que, ao longo desse período, o bolo vai crescer bastante.

7

Após esse período, decore a superfície do bolo da maneira que quiser (usando frutas cristalizadas, frutos secas, etc.), e pincele novamente com uma gema de ovo a parte de cima do bolo, sempre com cuidado para não desfazer a massa e a decoração. Pré-aqueça o forno a 180º e coloque o bolo no forno, usando uma travessa, durante 20 minutos.

Como fazer bolo reis sem açúcar - Passo 7
8

Vá observando o bolo até que ele fique dourado. Se o seu forno é potente, pode ser que você necessite de menos tempo para que o seu bolo reis sem açúcar fique pronto. Quando ele estiver completamente dourado, você poderá tirar a sobremesa do forno. Recomendamos, porém, que você primeiro use um palito para comprovar que o bolo de reis para diabéticos está cozido por dentro. Pronto!

9

Se as receitas sem açúcar não são as suas favoritas e/ou você queira fazer um bolo tradicional, usando os ingredientes habituais, recomendamos que você visite este outro artigo sobre este como fazer um bolo de reis. Se, por um acaso, você quer aprender outra receita muito comum das festas de fim de ano em uma versão sem açúcar, não deixe de conferir como fazer pudim para diabéticos.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer bolo reis sem açúcar, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.

Conselhos

  • Ao fazer a massa, você pode adicionar algumas gotas de azeite para que ela não grude no recipiente.
  • O furo do bolo pode ser feito manualmente ou com auxílio de um molde para que fique mais profissional.
  • É recomendável que a massa descanse a temperatura ambiente. Lembre-se de que, quanto mais calor, mais rápido irá crescer.
  • A massa deve ser preparada com bastante atenção e dedicação, já que é o passo mais importante para o preparo do bolo de reis.
  • Lembre-se de que os recipientes nos quais a massa descansa devem ser grandes, já que ela pode chegar a ficar com o volume triplicado com o passar das horas.
  • Você pode esconder as estatuetas clássicas dentro do bolo antes de colocá-lo no forno.
Escrever comentário
O que você achou da receita?
1 comentário
A sua avaliação:
marluci
qual o fermento utilizado? biologico ou quimico? qual obtipo de adocante e qual a quantidade dele? obrigada!
1 de 4
Como fazer bolo reis sem açúcar