Partilhar

Como fazer geleia de morango sem açúcar

 
Por Ketlyn Araujo. 7 novembro 2020
Como fazer geleia de morango sem açúcar

Um dos alimentos mais versáteis da culinária, as geleias funcionam como acompanhamento de diferentes receitas e também como ingrediente protagonista em diversas sobremesas. O melhor das geleias é que elas podem ser consumidas a longo prazo, ajudando a manter o sabor natural das frutas. Apesar dessas vantagens, porém, as geleias costumam ser preparadas com uma grande quantidade de açúcar e, por isso, para algumas pessoas acabam como alimento proibido ou de consumo mais restrito.

Se esse é o seu caso, ou se você apenas quer reduzir o consumo de açúcar, não se preocupe. Como tudo que tem a ver com a culinária, há muitas alternativas eficientes para que você desfrute de receitas sem açúcar. Nesse caso, aqui no umCOMO, compartilhamos com você como fazer geleia de morango sem açúcar e outras dicas para te ajudar a preparar uma deliciosa geleia caseira que não deixa nada a desejar em comparação com as que existem para comprar prontas por aí. Vamos lá!

3 convidados Entre 30 e 45 minutos Dificuldade baixa
Ingredientes:
Vai precisar de:
Também lhe pode interessar: Como fazer bolo reis sem açúcar
Passos a seguir:
1

Para preparar esta receita de geleia de morango sem açúcar, selecione os morangos que estiverem no ponto - nem muito verdes, nem muito maduros. Evite usar qualquer morango murcho ou passado, porque isso irá afetar o sabor da sua geleia caseira.

2

Limpe, desinfete e seque os morangos. Despeje em uma tigela grande 1 litro de água e duas colheres de chá de bicarbonato. Espere cerca de 15 a 20 minutos antes de esfregar os morangos com os dedos ou auxílio de uma escova específica, aproveitando a água antisséptica que você está usando. Enxágue com bastante água, passe-os por uma peneira e seque-os com muito cuidado.

Em seguida, remova e descarte o pedúnculo (a parte verde da fruta).

Como fazer geleia de morango sem açúcar - Passo 2
3

Pique os morangos. Você não vai precisar cortá-los em pedaços de mesmo tamanho ou muito pequenos para fazer geleia de morango caseira sem açúcar. Em seguida, coloque-os em uma panela.

Como fazer geleia de morango sem açúcar - Passo 3
4

Adicione também o suco de limão e o adoçante. Mexa muito bem. Se você quiser fazer a geleia caseira de morango sem açúcar nem adoçante, pode usar outros adoçantes naturais como: açúcar de coco, açúcar de cana, agave, etc. Em todos os casos, recomendamos o uso de adoçantes em pó.

Geralmente, quando se usa açúcar branco para preparar geleia, é usada como quantidade a metade do peso da fruta. Por outro lado, quando usamos adoçantes naturais, geralmente usamos menores quantidades, entre 10 e 30% do peso total da fruta. Nesse caso, é importante lembrar também que cada adoçante possui suas características próprias e, por isso, também podem ser responsáveis por certas mudanças no produto final e, claro, na receita.

Neste artigo te contamos como substituir o açúcar branco.

5

Cozinhe em fogo médio durante aproximadamente 15 a 20 minutos. O tempo exato vai depender da consistência que você preferir: totalmente homogênea ou com pedaços de frutas. Uma vez cumprido esse tempo, retire a mistura do fogo.

Como fazer geleia de morango sem açúcar - Passo 5
6

Hidrate a gelatina em água fria por 5 minutos. Despeje água suficiente em um recipiente, adicione as folhas de gelatina, e espere até que esfriem.

Como fazer geleia de morango sem açúcar - Passo 6
7

Incorpore a gelatina hidratada na geleia. Faça isso enquanto a geleia ainda estiver quente, e mexa até que tudo se misture por completo.

Como fazer geleia de morango sem açúcar - Passo 7
8

Despeje a mistura em um recipiente de vidro esterilizado. Feche-o hermeticamente e espere até que esfrie completamente antes de colocar a geleia na geladeira.

Se você não tem um frasco esterilizado em casa, te contamos aqui como esterilizar potes para armazenar alimentos.

Como fazer geleia de morango sem açúcar - Passo 8
9

Guarde a geleia caseira no local mais frio da geladeira. Ela estará bem conservada por cerca de 8 a 14 dias.

Descubra outras receitas sem açúcar e aproveite as alternativas a seguir:

10

Se você está apenas começando a se aventurar no mundo das conservas e quer fazer geleia de morango sem açúcar pela primeira vez, é fundamental reconhecer as características organolépticas ou sensoriais de qualquer geleia. Nesse sentido, um bom produto deve ser assim:

  • Possuir uma coloração brilhante e atrativa. Além disso, refletir a própria cor da fruta.
  • Sua textura mostra que ela gelificou corretamente. Você consegue perceber a consistência, mas sem que ela tenha muita rigidez, pois a geleia deve ser capaz de ser espalhada sem dificuldades.
  • Possui um equilíbrio perfeito entre doçura e acidez, mantendo, assim, o sabor original da fruta de origem.
  • Pode ser conservada por maiores períodos de tempo. Quando preparada corretamente, a geleia é perfeita para ser conservada. Inclusive, ao ser armazenada em ambiente adequado (local fresco e escuro), pode ser conservada em perfeito estado por vários meses. Porém, no caso das gelatinas sem açúcar, para prolongar sua vida é necessário adicionar um conservante. Caso contrário, o tempo de validade é potencialmente reduzido (8 a 14 dias).
11

Se você quer fazer uma geleia de morango sem açúcar vegana, pode substituir a gelatina por outros ingredientes, como o ágar-ágar ou as sementes de chia. Aqui te contamos como substituir a gelatina:

  • Para fazer geleia de morango sem açúcar com chia: substitua as 2 folhas de gelatina por 1/2 colher de sopa de sementes de chia. Adicione as sementes após retirar a mistura do fogo, misture bem, deixe esfriar por uma hora e armazene.
  • Para fazer geleia de morango sem açúcar com ágar-ágar: substitua as 2 folhas de gelatina neutra por ¼ de colher de chá de ágar-ágar em pó. Quando a mistura estiver fervendo, adicione o ágar-ágar, mexa e espere dois minutos para engrosse.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer geleia de morango sem açúcar, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.

Conselhos
  • Algumas pessoas acreditam que o adoçante pode deixar a geleia mais amarga.
  • Frutas mais indicadas para preparar geleia: morangos, mirtilos, laranja, etc.

Escrever comentário

O que você achou da receita?

Como fazer geleia de morango sem açúcar
1 de 7
Como fazer geleia de morango sem açúcar

Voltar ao topo da página