PARTILHAR

Como fazer farinha de tapioca

Nídia Figueira
Por Nídia Figueira. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como fazer farinha de tapioca

A farinha de tapioca é um dos melhores alimentos sem glúten. É ideal para substituir a torrada e o pão no café da manhã, sendo rica em carboidratos simples que fornecem energia de forma rápida e saudável. Se for consumida com moderação e acompanhada de recheios leves, a tapioca pode ser útil na perda de peso. Os seus benefícios não são apenas indicados para celíacos, sendo um alimento altamente energético menos calórico e gorduroso do que o pão. Ficou curioso? Aprenda como fazer farinha de tapioca, lendo essa receita do umComo.

Dificuldade baixa
Ingredientes:
Também lhe pode interessar: Como fazer farinha de batata
Passos a seguir:
1

Para fazer farinha de tapioca, comece por misturar bem os dois polvilhos e o sal em um recipiente grande. Pouco a pouco, vá juntando água e misturando logo a massa com as mãos.

Como fazer farinha de tapioca - Passo 1
2

À medida que for formando bolas de farinha, use as mãos para desfazê-las incorporando essa farinha seca na massa.

Nota: O ideal é conseguir uma massa úmida, nem encharcada nem muito seca. A massa encharcada deixa a tapioca sem consistência, enquanto que a demasiado seca deixa a tapioca ressecada.

Como fazer farinha de tapioca - Passo 2
3

Quando a massa der o ponto ideal, passe-a por uma peneira grande até obter uma farinha.

Dica: Para descobrir o ponto certo da farinha de tapioca, peneire um pouco da massa e leve ao fogo. Caso a tapioca fique muito seca, junte mais água. Caso fique demasiado úmida, junte mais polvilho (doce e azedo, em iguais proporções).

4

A farinha de tapioca pode ser mantida na geladeira por 3 ou 4 dias ou congelada no freezer, onde pode ser conservada por meses.

Agora que já sabe como fazer farinha de tapioca, confira outras receitas do Chef umComo:

Como fazer farinha de beringela

Como fazer farinha de rosca

Como fazer farinha de arroz

Bom apetite!

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer farinha de tapioca, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.

Escrever comentário

O que você achou da receita?
Como fazer farinha de tapioca
1 de 3
Como fazer farinha de tapioca

Voltar ao topo da página ↑