Receitas com poucas calorias

Receitas para emagrecer com massa

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 2 julho 2018
Receitas para emagrecer com massa

É possível emagrecer comendo massa? Sim! Na verdade, foi criado, inclusive, uma dieta para reduzir o peso, conhecida como "a dieta da massa" e que se baseia no consumo destes carboidratos, mas com restrições onde se reduz ao máximo a contribuição de gordura. Os nutricionistas afirmam que não é o pão ou a massa que engordam, e sim os molhos que os acompanha. Portanto, podemos incluir em nossa alimentação algumas receitas que nos ajudarão a emagrecer. Neste artigo de umComo, propomos algumas receitas para emagrecer com massa não renuncie ao seu delicioso sabor!

Também lhe pode interessar: Receitas para emagrecer com espinafre

Índice

  1. Comer massa para emagrecer
  2. Macarrão com aspargos e camarões
  3. Espaguete com verduras
  4. Espirais com frango e cogumelos
  5. Espaguete à marinheiro

Comer massa para emagrecer

Dentro do grupo dos carboidratos encontramos os que são complexos e os que são simples; os primeiros são os que incluem alimentos com arroz e massa e são altamente recomendáveis em nossas dieta por seu alto teor de vitaminas e nutrientes benéfico para o nosso organismo. Entre os efeitos mais positivos que a massa oferece, destacam-se os seguintes:

  • Trata-se de um alimento que regula o colesterol conseguindo reduzir o colesterol mau.
  • Equilibra os níveis de glicose de nosso organismo, reduzindo as gorduras saturadas.
  • Contribui com grandes doses de energia perfeita para consumir durante todo o dia.
  • Ajuda a equilibrar o nosso corpo e a manter o peso.

Mas, antes de continuar, devemos esclarecer alguns aspectos reais, se deseja emagrecer consumindo massa: primeiro, a massa sempre deve ser elaborada com farinha integral pois, assim, contém grandes doses de fibra solúvel que favorece o trânsito e fornece uma sensação de saciedade. Em seguida, devemos saber que a massa sempre deve ser ingerida nas primeiras horas do dia (café da manhã e almoço); durante a noite, devemos optar por jantares leves que se baseiem na ingestão de verduras e proteínas baixas em gorduras.

Também devemos apontar algo a respeito da quantidade de massa que temos que comer: um prato de 100 gramas de massa cozida equivale a 340 calorias, algo equivalente a uma peça de carne ou um prato de legumes. Portanto, para poder emagrecer consumindo massa, precisamos ingerir alimentos de 100 a 150 gramas acompanhados por ingredientes saudáveis e com poucas calorias. Esta combinação será o segredo para nossas receitas para emagrecer consumindo massa.

Receitas para emagrecer com massa - Comer massa para emagrecer

Macarrão com aspargos e camarões

Ingredientes para 4 pessoas:

  • 350 gramas de macarrão integral
  • 20 camarões
  • 16 espargos trigueiros
  • 3 dentes de alho
  • Suco de limão

O primeiro que faremos é cortar a base dos aspargos, lavá-los e colocá-los para ferver em uma panela que contenha água quente; deixamos que esfriem durante cerca de 10 minutos e, em seguida, retiramos do fogo e reservamos. Em uma panela a parte, colocamos água para ferver e quando estiver em ebulição, adicionamos os camarões durante 3 minutos. Retiramos da água, descascamos e reservamos.

Agora basta pôr a massa para ferver com um fio de azeite e sal. Quando estiver pronta, teremos que coá-la e reservá-la. Em uma frigideira em fogo baixo, colocamos para fritar o alho picado com os camarões e, em seguida, adicionamos os aspargos, o suco do limão e temperamos tudo. Agora, teremos que adicionar o macarrão e mexer para misturar tudo. Fácil, rápido e delicioso!

Receitas para emagrecer com massa - Macarrão com aspargos e camarões

Espaguete com verduras

Outra receita de massa para emagrecer consiste nesta que lhe mostramos a seguir. Como dissemos antes, uma das dicas para conseguir que a receita seja light consiste na seleção dos ingredientes com os quais cozinhamos a massa, por tanto, se escolhermos verduras e as cozinharmos com pouco azeite desfrutaremos de um prato muito saudável.

Ingredientes para 4 pessoas:

  • 350 gramas de espaguete integral
  • 2 tomates maduros
  • Vagem a gosto
  • 2 cenouras
  • Ervilhas a gosto
  • 1 cebola pequena

O primeiro que faremos é pôr a água para ferver para acrescentar os espaguete e que cozinhará enquanto continuamos com nossa receita. À parte, picamos a cebola e a cenoura em pedaços pequenos e as jogamos em uma frigideira com um fio de azeite, quando estiver quente. Deixe que cozinhe em fogo médio durante cerca de 3 minutos e, em seguida, adicione os dois tomates ralados à frigideira.

Após cerca de 5 minutos, adicione as vagens e as ervilhas e deixe cozinhar tudo por mais 5 minutos. Tempere com sal e adicione um pouco de orégano (opcional) para dar um toque mais italiano à sua receita. Prove para comprovar que as verduras estão prontas e, em caso positivo, adicione o espaguete e mexa tudo para que os sabores se intercalem.

Receitas para emagrecer com massa - Espaguete com verduras

Espirais com frango e cogumelos

O frango é uma das carnes magras mais recomendadas para ajudar a perder peso, uma vez que tem pouca gordura, e fornece uma excelente sensação de saciedade, bem como suas calorias são queimadas muito facilmente. Por este motivo, uma boa receita light consiste em incluir este alimento cozido sempre com muito pouco azeite.

Ingredientes para 2 pessoas:

  • 100 gramas de espirais integrais
  • 2 filés de peito de frango
  • 1 cebola
  • 200 gramas de cogumelos
  • Broto de soja

Começamos a nossa receita pondo água para ferver com uma pitada de sal e, quando atingir o ponto de ebulição, adicionamos os espirais. Enquanto isso, cortaremos o peito de frango em pedaços pequenos e os colocamos para cozinhar em uma frigideira com um fio de óleo quente. Quando estiver dourado, adicione a cebola picada e mexa para que os sabores se integrem.

Após 3 minutos, adicionamos os cogumelos e os brotos de soja (se desejar, neste momento pode também pôr molho de soja que lhe dará um toque oriental e delicioso à sua receita de massa light). Mexemos tudo para misturar os ingredientes e, em seguida, adicionamos à frigideira, os espirais escorridos e cozidos al dente. Bom apetite!

Receitas para emagrecer com massa - Espirais com frango e cogumelos

Espaguete à marinheiro

Caso aprecie mais o peixe, saiba que o marisco é adequado para as dietas de emagrecimento já que contêm poucas calorias e têm propriedades muito boas para o organismo. Portanto, aprender a fazer espaguete à marinheiro é uma boa ideia se deseja desfrutar de um prato delicioso e com poucas calorias. Tome nota desta receita:

Ingredientes para 4 pessoas:

  • 400 gramas de espaguete integral
  • 300 gramas de ameixas
  • 300 gramas de camarão
  • 400 gramas de mexilhões
  • 2 dentes de alho
  • 1 cebola
  • 1 raminho de salsa

Começamos a fazer esta receita para perder peso preparando um caldo de camarão. Para isso, devemos limpar os mexilhões e as ameixas e limpar os camarões guardando as cascas. Ponha 3 xícaras de água para ferver em uma panela e adicione as cascas do camarão com um pouco de cebola; deixe que cozinhem durante 20 minutos para obter um caldo saboroso. Quando estiver pronto, coe o caldo e o reserve.

Neste meio tempo, picaremos a cebola e o alho e o fritaremos em fogo lento. Acrescente uma pitada de orégano e, em seguida, uma xícara de caldo e deixe cozinhar em fogo lento. Em outra frigideira, acrescente um pouco de óleo e cozinhe os camarões. Quando o molho estiver pronto, acrescentaremos as ameixas, os mexilhões e os camarões, salpicamos de sal e deixamos cozinhar por mais 5 minutos.

À parte, colocamos a água para ferver em uma panela e cozinharemos os espaguetes integrais. Quando estiverem prontos, basta verter no molho que preparamos e mexer tudo perfeitamente para que os sabores se integrem. Muito fácil! Uma receita de baixas calorias e deliciosa.

Receitas para emagrecer com massa - Espaguete à marinheiro

Se pretende ler mais artigos parecidos a Receitas para emagrecer com massa, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 6
Receitas para emagrecer com massa