Partilhar
Partilhar em:

Como fazer massa folhada

Avaliação: 4,9 (185 votos)
16 comentários
174 vezes partilhado
 
Como fazer massa folhada
Fonte: facilisimo.com

A massa folhada é um tipo de massa que se caracteriza pela aparência laminada e textura crocante. É utilizada para preparar uma grande variedade de aperitivos e sobremesas, especialmente com merengue. Sua preparação é um pouco elaborada e requer muita paciência, pois para conseguir a massa folhada perfeita deveremos dobrar a massa várias vezes. É preparada com farinha, gordura, água e sal, ingredientes muito fáceis de encontrar e adquirir. Se você está pensando em fazer uma sobremesa original e quer preparar sua própria massa, não perca este artigo de umComo em que lhe contamos como fazer massa folhada.

Ingredientes para Como fazer massa folhada:
Também lhe pode interessar: Como fazer massa elástica para flores
Instruções | Entre 1 e 2 horas
1

Para fazer a massa folhada você deverá colocar toda a farinha previamente peneirada em uma tigela e fazer um buraco no meio. Depois, em um recipiente à parte fundimos os 60 g de manteiga no micro-ondas e despejamos no buraco que fizemos na farinha. Introduzimos também a água e o sal. Retire o resto de manteiga da geladeira para que fique à temperatura ambiente.

Fonte: laguindaflorinda.com
2

Agora, devemos começar a misturar os ingredientes incorporando a farinha de fora para dentro. Você pode começar a fazer isto com a ajuda de uma espátula e utilizar as mãos quando a massa começar a ter consistência. Não é necessário trabalhar a massa demais, já que a massa folhada não se caracteriza por ter uma textura lisa. Quando estiver pronta, faça uma bola.

Fonte: feedderecetas.com
3

Agora, você deverá desenhar uma cruz na bola com a ajuda de uma faca e introduzi-la na geladeira por uma hora. Após este tempo, retire-a, polvilhe um pouco de farinha sobre a zona onde for trabalhar a massa folhada e coloque a bola. Abra a massa com um rolo seguindo a forma de cruz que desenhou.

Fonte: mar-chocolate.com
4

É importantíssimo que ao abrir a bola, você deixe uma maior quantidade de massa no centro. De modo que, as pontas da cruz sejam mais finas e no centro fique como um volume de massa. Agora, você deverá colocar a manteiga restante em forma de bloco no centro da cruz. Se não tiver esta forma, você deverá fazê-la.

Fonte: webosfritos.es
5

Agora você deverá cobrir a manteiga com as pontas da cruz, colocando uma sobre a outra. Deve fazê-lo de forma a que o bloco fique totalmente tapado pela massa, como se fosse um pacote. Feito isso, retire o excesso de farinha se houver e, com o rolo, dê vários golpes sobre o quadrado para amolecer a manteiga.

Fonte: marialunarillos.com
6

Quando achar que está suficientemente trabalhada, pare de bater nela e abra a massa com o rolo, sempre na mesma direção e rapidamente. O resultado deve ser um retângulo não muito fino. Agora é a hora de fazer as primeiras dobras. Divida-a em três partes, pegue a extremidade inferior e leve-a até um pouco mais de metade, de forma a que a extremidade superior possa passar por cima desta. Veja na imagem.

Fonte: lacocinadeviviana.com
7

Feito isso, gire o retângulo para a sua direita e repita o passo anterior. Assim terá realizado duas dobras. Insira a massa na geladeira durante 20-30 minutos. Após este tempo, você deverá voltar a abrir a massa com o rolo e realizar mais duas dobras, isto é, repetir o passo 6 duas vezes. Volte a reservar o retângulo na geladeira durante mais 20 minutos e torne a realizar este processo de novo. Você deve fazer seis dobras ao todo para conseguir que a massa folhada fique laminada ao assar.

Fonte: lacocinadeviviana.com
8

Agora você já pode abrir a massa folhada caseira com o rolo e realizar a receita de que mais gostar. Você deve apenas cortar os pedaços com a forma que desejar e introduzir no forno pré-aquecido a 220ºC, reduzir a temperatura a 200ºC, polvilhar um pouco de açúcar de confeiteiro, pintar com um pouco de ovo batido e assá-la até que esteja dourada. Se você gosta de massas caseiras, não perca nossos artigos sobre como fazer massa de pizza e como fazer massa quebrada.

Fonte: azulpurpuranuria.com
9

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como fazer massa folhada, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.

Comentários (16)

Escrever comentário sobre Como fazer massa folhada

O que lhe pareceu o artigo?
16 comentários
A sua avaliação:
francisca pereira vieira
Obrigada.Eu estava a procura de uma massa facil de faser. vou testar a massa hoje!!
A sua avaliação:
Ana Alice
Ola...Gostaria de saber quanto de massa que dá no final. Peso.
A sua avaliação:
José Manuel Cardoso da Silva
Olá , boa tarde! Experimentei fazer a massa folhada para pasteis de nata. depois de fazer conforme a receita deixei a descansar 1 dia. Coloquei a massa nas forminhas, coloquei o creme até 2/3 da forma e pouco depois de colocar no forno ela começou a encolher, a descer na forma até que o creme saiu por cima da massa. Porque acontece isso? Obrigada
Sara Viega
Oi José! Você colocou a massa nas forminhas até um pouco mais acima do final delas?
A sua avaliação:
carla
a minha massa folhada não saio bem
Sara Viega
Oi Carla! Que pena, tem que tentar de novo, de certeza que já sairá bem ;)
A sua avaliação:
Urçula de Paiva
Gostei da massa.Quero saber como faço pra rechea-la,é quando esta crua ainda.Desde ja agradeço.
Sara Viega
Oi Urçula! Basta estender a massa, cortar com a forma que você desejar e rechear com o que quiser. Pode encontrar algumas ideias para usar essa massa aqui: http://www.umcomo.com.br/search/index/q/massa%20folhada/cat/19917
A sua avaliação:
paula
Gostei da receita de massa folhada.
Sara Viega
Oi Paula! Que bom saber! Muito obrigada pelo seu comentário :)
A sua avaliação:
Gisele
Olá, tive uma dúvida. Essa massa precisa ser utilizada imediatamente ou pode ser guardada em geladeira por alguns dias ou ser congelada? Obrigada
Sara Viega
Oi Gisele! A massa folhada pode ser guardada no congelador ou na geladeira por um tempo máximo de 2 a 4 semanas. Obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
A sua avaliação:
João Guilherme
Você diz na receita que "Agora, você deverá colocar a manteiga restante em forma de bloco no centro da cruz."(350g) Depois num comentário aqui diz: "Oi Lourdes! Essa quantidade de manteiga é para ser repartida pelas diferentes fases, tal como explica no texto." Confesso que estou confuso...
A quantidade de massa não é condizente com a quantidade de manteiga. Fica um monte de manteiga num pedacinho de massa (seguindo fielmente a receita). Poderia esclarecer isso de forma didática, por favor.
Sara Viega
Oi João! A quantidade de manteiga que se fala na parte dos ingredientes logo no início da receita é para ser repartida pelas diferentes fases sim, isto porque no primeiro passo você utiliza 60g da manteiga e depois no quinto passo é que adiciona a restante quantidade de manteiga. Espero que agora tenha entendido! Obrigada pelo comentário!
A sua avaliação:
Ivanete oliveira
gostaria de saber se a manteiga é a mesma que usamos para passas nos alimentos que comemos ou é especial?
Sara Viega
Oi Ivanete! É a manteiga que você usa normalmente para passar no pão. Obrigada pelo comentário!
A sua avaliação:
Maria Sandralia Pereira
hum, é só comida boa
Sara Viega
Oi Maria! Que bom saber que a receita foi do seu agrado! Muito obrigada pelo comentário :)

Como fazer massa folhada
Fonte: facilisimo.com
Fonte: laguindaflorinda.com
Fonte: feedderecetas.com
Fonte: mar-chocolate.com
Fonte: webosfritos.es
Fonte: marialunarillos.com
Fonte: lacocinadeviviana.com
Fonte: lacocinadeviviana.com
Fonte: azulpurpuranuria.com
1 de 9
Como fazer massa folhada