Outros Receitas de verduras e hortaliças

Tempo de cozimento do grão de bico

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 2 julho 2018
Tempo de cozimento do grão de bico

Para os amantes dos legumes não há nada como um bom prato de grão de bico, um alimento excelente que nos deixa satisfeitos, além de oferecer ao nosso corpo uma boa dose de fibra e muitos outros benefícios. Este ingrediente é muito versátil, permitindo-nos a realização de diferentes tipos de receitas. No entanto, para que fiquem deliciosos será importante ter a certeza dos tempos de molho e cozimento. Em umComo.com.br explicamos a você qual é o tempo de cozimento do grão de bico para que o resultado seja delicioso.

Também lhe pode interessar: Como fazer pasta de grão-de-bico

Índice

  1. Tempo de molho do grão de bico
  2. Tempo de cozimento do grão-de-bico em panela convencional
  3. Tempo de cozimento do grão-de-bico em panela de pressão
  4. Receitas com grão-de-bico

Tempo de molho do grão de bico

Assim como acontece com outros legumes, é fundamental que o grão-de-bico fique durante um tempo de molho para hidratá-lo, amaciá-lo e facilitar o seu cozimento. Para conseguir tudo isso com sucesso deveremos lavar o grão-de-bico e depois colocar em um recipiente cobrindo totalmente com água. O grão-de-bico deve ficar de molho durante 12 horas, por isso o mais normal é deixar na água desde a noite anterior ao dia de preparação.

Uma vez passado este tempo, deveremos retirar a água e lavá-lo muito bem com água fria, e assim já estará prontos para cozinhar.

Tempo de cozimento do grão de bico - Tempo de molho do grão de bico

Tempo de cozimento do grão-de-bico em panela convencional

O tempo de cozimento do grão-de-bico em uma panela convencional dependerá de vários fatores, entre eles a quantidade de legumes a preparar e se os mesmos contêm outros ingredientes no cozimento, por exemplo carne ou linguiça. O tempo de cozimento do grão-de-bico em média, para 250 gramas, é de 2 horas aproximadamente.

É muito importante que, apesar do tempo indicado tenha passado, deveremos sempre experimentar os legumes antes de retirar do fogo; desta forma você irá se certificar que estão no ponto desejado.

Tempo de cozimento do grão-de-bico em panela de pressão

Não há dúvida de que quando se trata de preparar legumes a panela de pressão é a rainha, pois nos facilita um cozimento bem mais rápido e por isso consumimos menos recursos. O tempo de cozimento do grão-de-bico em panela de pressão ronda os 20 - 30 minutos, que poderão variar dependendo da quantidade de grão-de-bico a cozinhar e os ingredientes que acompanhem a preparação.

Receitas com grão-de-bico

Todos conhecemos o clássico grão-de-bico refogado, uma das formas mais tradicionais de preparar este alimento, mas não é a única. Este legume é muito versátil e como prova disso damos a você algumas deliciosas receitas com este ingrediente que esperamos que você se anime a preparar:

Tempo de cozimento do grão de bico - Receitas com grão-de-bico

Se pretende ler mais artigos parecidos a Tempo de cozimento do grão de bico, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Tempo de cozimento do grão de bico