Partilhar

Como fazer grão-de-bico com bacalhau

Por Sara Viega. Atualizado: 1 julho 2019
Como fazer grão-de-bico com bacalhau

Existem muitas receitas para cozinhar o bacalhau, pois trata-se de um peixe muito versátil que combina com qualquer tipo de alimentos, inclusive com os legumes. Um bom exemplo disso são os cozidos de grão-de-bico com bacalhau que são tão cheios de energia, especialmente nas épocas mais frias do ano. Deste modo, se você também quiser preparar este prato em casa, não perca este artigo de umComo em que lhe explicamos como fazer grão-de-bico com bacalhau.

4 convidados Entre 45 e 60 minutos Dificuldade média
Ingredientes:
Também lhe pode interessar: Como fazer bacalhau com natas
Passos a seguir para fazer esta receita:
1

Pelo menos dois dias antes de elaborar esta receita de grão-de-bico com bacalhau, deverá começar a dessalgar o bacalhau, pois em vez de fresco o mais comum é comprar este peixe em salmoura e, o processo para tirar o sal, requer tempo. Por isso, deverá colocar o bacalhau de molho e ir trocando a água a cada 8 horas pelo menos, mas também existem alguns truques para dessalgar o bacalhau com mais rapidez.

Como fazer grão-de-bico com bacalhau - Passo 1
2

Além disso, se for utilizar grãos-de-bico secos, na noite anterior também deverá colocar em um recipiente com água para que passem umas 10-12 horas antes mergulhados e amoleçam antes de cozinhar. Deste modo, deverá se lembrar que ao colocar de molho o grão-de-bico incha e quase duplica o seu peso, por isso deverá usar metade da quantidade de grão-de-bico indicada na receita. Depois disso, já poderá colocar no fogo uma panela suficientemente grande com água e uma folha de louro para cozinhar o grão-de-bico.

Como fazer grão-de-bico com bacalhau - Passo 2
3

Por outro lado, se recorrer aos grãos-de-bico já cozidos que pode comprar em muitos supermercados, seja por quilo ou em conserva, não será necessário realizar o passo anterior. Deste modo, poderá começar a descascar e picar a cebola e os dentes de alho para refogar; enquanto isso, coloque para esquentar uma panela com azeite de oliva e quando estiver bem quente, jogue os vegetais picados.

Como fazer grão-de-bico com bacalhau - Passo 3
4

No momento em que a cebola e o alho começarem a adquirir um tom dourado, adicione o pimentão, uma colher de farinha para espessar e, de seguida, o tomate. Vá mexendo para que comece a formar um molho para seus grãos-de-bico com bacalhau.

Quanto ao tomate, poderá optar por tomates naturais descascados e sem sementes, seja picado ou ralado, ou se preferir algo mais rápido, pode adicionar molho de tomate natural.

Como fazer grão-de-bico com bacalhau - Passo 4
5

Neste momento, pode adicionar o bacalhau desfiado e os grãos-de-bico cozidos e, em seguida, cobrir com água e deixar cozinhar por uns 20 minutos. Lembre-se que o bacalhau deixa o caldo salgado, no entanto, recomendamos que experimente para corrigir se for necessário.

Como fazer grão-de-bico com bacalhau - Passo 5

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer grão-de-bico com bacalhau, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Escrever comentário sobre Como fazer grão-de-bico com bacalhau

O que você achou da receita?

Como fazer grão-de-bico com bacalhau
1 de 6
Como fazer grão-de-bico com bacalhau

Voltar ao topo da página