Outros Farinha, trigo e pastas

Benefícios da farinha de espelta

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Benefícios da farinha de espelta

Às vezes é difícil encontrar uma alternativa à farinha de trigo, porque muitos dos seus substitutos não contam com as mesmas propriedades. Na farinha de espelta, encontramos um ingrediente perfeito porque tem propriedades muito similares às da farinha de trigo, mas com muitos mais nutrientes e sem aditivos. Este tipo de farinha tem um sabor de noz, levemente doce. Você se atreve a fazer algumas receitas com esta farinha? Neste artigo de umComo explicamos a você os benefícios da farinha de espelta.

Também lhe pode interessar: Como peneirar farinha

Passos a seguir:

1

Tem um alto conteúdo em niacina. De fato, 100 gramas de farinha de espelta contêm até 5,5 miligramas desta substância, que também é chamada de vitamina B3. Isso é 5% mais que a farinha de trigo. Segundo alguns estudos científicos, a quantidade diária de niacina recomendada é de 20 miligramas, por isso 100 gramas são 27,5% desta quantidade que precisamos.

Assim como outras vitaminas do grupo B, a vitamina B3 ajuda-nos no metabolismo energético, a produzir os hormônios sexuais e do estresse nas glândulas suprarrenais, melhorar a circulação e a reduzir os níveis de colesterol no sangue.

Benefícios da farinha de espelta - Passo 1
2

É rica em minerais. Comparada com a farinha de trigo, a farinha de espelta tem mais conteúdo de minerais como o cobre, o ferro, o zinco, o magnésio e o fósforo. Todos estes elementos ajudam o nosso organismo a realizar muitas funções e apoiam de forma saudável o sistema nervoso, cardiovascular, esquelético e imunológico. Além de minerais, também contém muitas vitaminas, especialmente do grupo B e E.

3

É um alimento altamente energético, pois os seus nutrientes principais são os carboidratos ainda que, além disso, contribuía com menos calorias que a farinha clássica de trigo. Destacam-se também as suas grandes quantidades de proteínas de elevado valor biológico, com aminoácidos como a lisina, escassa em outros cereais.

4

Ao conter zinco, tem propriedades cardiovasculares. Melhora o fluxo sanguíneo e o funcionamento dos vasos sanguíneos no geral. O seu conteúdo em magnésio e ácido silícico também melhoram a circulação do sangue e o nosso sistema imunológico, além de alimentar os nossos tecidos. O magnésio em particular ajuda a combater a insônia.

Benefícios da farinha de espelta - Passo 4
5

As pessoas alérgicas ao trigo ou ao glúten melhoram consideravelmente a sua qualidade de vida ao trocar o trigo pela espelta. No entanto, a farinha de espelta está proibida para as pessoas celíacas, devido ao seu conteúdo em glúten.

Benefícios da farinha de espelta - Passo 5
6

Outro dos benefícios da farinha de espelta é que contém muita fibra solúvel que nos ajuda a emagrecer, já que melhora o trânsito intestinal, evita o acúmulo de gordura e combate a prisão de ventre.

Benefícios da farinha de espelta - Passo 6
7

O cérebro também agradecerá o consumo da farinha de espelta, pois é rica em ácidos graxos essenciais, muito importantes para o bom funcionamento cerebral.

8

Se quer saborear um delicioso pão elaborado com este tipo de farinha, pode elaborá-lo você mesmo em casa seguindo a receita do artigo Como fazer pão com farinha de espelta.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Benefícios da farinha de espelta, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
carmen Luisa Kloster
1)Onde comprar farinha de espelta no Brasil?
2)Farinha de espelta e farinha de trigo sarraceno são a mesma coisa?
1 de 5
Benefícios da farinha de espelta