PARTILHAR

Como saber se a farinha de trigo está estragada

Como saber se a farinha de trigo está estragada

O boa conservação dos alimentos pressupõe que os deixemos em locais limpos, secos e ao abrigo da luz solar. E, é claro, bem fechados, para evitar a proliferação de germes e outros microrganismos, e até mesmo de insetos como baratas e formigas. A farinha de trigo é um ingrediente muito utilizado no preparo de diversas receitas, como pizzas, pães, bolos, etc. Como saber se a farinha de trigo está estragada? Para solucionar de vez a sua dúvida, umCOMO traz a resposta a seguir. Confira!

Como saber se a farinha de trigo está estragada

Antes de falar sobre como saber se a farinha de trigo está estragada, é importante perceber que existe uma grande diferença de tempo relativamente à farinha branca e à integral quando se trata de tempo de vida hábil para consumo.

A farinha integral, embora nos dias de hoje seja quase tão processada quanto a branca, no final de ser moída é adicionado o farelo e o gérmen do trigo, que são duas partes do grão que contêm muitos nutrientes e vitaminas e, para além disso, também a gordura do grão: por isso vão iniciar o processo de decomposição mais rapidamente. Logo, a farinha integral irá durar menos tempo que a farinha branca, que por sua vez só contém o endosperma do trigo, não tendo essa parte da gordura, e que recebe apenas alguns ingredientes no final do seu beneficiamento.

Ou seja, a farinha de trigo integral estraga antes da farinha de trigo tradicional. Confira outras informações em nosso artigo sobre Qual é a diferença entre farinha de pão e farinha de trigo normal.

Contudo, se a farinha branca for conservada num local seco, longe de uma fonte de calor e de umidade, e guardada fechada hermeticamente, a sua validade pode ir de oito meses a um ano, sem estragar. Quanto à farinha integral como contém o tal farelo e o gérmen do grão de trigo, a sua validade se for bem armazenada é de três a quatro meses, sendo possível estender esse tempo um pouco mais se a farinha for guardada no saco hermético ou na geladeira/freezer.

Como saber se a farinha de trigo está estragada - Como saber se a farinha de trigo está estragada

Farinha de trigo vencida

A forma mais fácil de saber se a farinha de trigo está vencida é olhando a data de validade no rótulo do produto. Mas você também pode observar outros aspectos, como por exemplo cheiro, cor, etc. Veja algumas dicas abaixo:

  • Observe o odor da farinha. Para saber se a sua farinha de trigo está estragada vai precisar cheirá-la. Se identificar um cheiro oleoso ou assim um pouco rançoso, é porque a sua farinha já passou a validade, ou porque foi mal armazenada ou porque simplesmente passou muito tempo esquecida na prateleira.
  • Outra forma de identificar a farinha de trigo estragada é pela sua textura, se ela estiver formando grumos, ou o toque for diferente provavelmente está vencida e tem de ser colocada no lixo.

Farinha de trigo vencida faz mal?

Os alimentos possuem um prazo de validade estabelecido pelas indústrias e pela Agência de Vigilância Sanitária, de forma a garantir que os consumidores tenham sempre acesso aos melhores e mais seguros produtos para seu consumo.

Dessa forma, estipula-se uma data de vencimento a partir da data de produção ou de beneficiamento. Esse é um período pelo qual o produto está seguro para isso. Ingerir farinha de trigo vencida pode não necessariamente fazer mal, mas com certeza é desaconselhável, pois o produto já ultrapassou o limite de tempo recomendado pelos órgãos do governo e pelo próprio fabricante.

Pode usar farinha de trigo vencida?

O umCOMO de nenhuma forma recomenda que seus leitores utilizem farinha de trigo vencida na preparação de pães, bolos, pizzas e outros alimentos que possuem essa farinha como base. Fique atento aos seguintes dados recolhidos em uma pesquisa da Universidade Municipal de São Caetano do Sul[1]:

No presente trabalho, foi possível verificar que apesar de 56,7% dos entrevistados
olharem a data de validade no momento da compra, 63,3% não olham a validade em
suas residências antes de consumir os produtos. Também foi observado, que 70%
dos entrevistados não consomem os produtos após o vencimento, e se houver
alteração dentro da data de validade, 100% não consomem, contudo se não houver
alterações do produto e a validade estiver vencida, 33,3% consomem e 66,7%
disseram não consumir. Apesar de 66,7% confiarem na data de validade impressa
nos produtos, 96,7% não tem conhecimento de como essa informação é definida.
Por essa razão, segundo a pesquisa, há o consumo de produtos fora da validade
apesar da afirmação de confiança nessa informação.

Não faça parte dessa assustadora estatística! Observe sempre a data de vencimento dos produtos no supermercado e não os consuma. O mesmo vale para a dúvida "mistura para bolo vencida: pode usar?". A resposta é não.

Farinha de trigo mofada

Sob nenhuma hipótese recomendamos o consumo de alimentos mofados ou o preparo de alimentos com farinha de trigo mofada. O mofo ou bolor é provocado pela umidade e indicam que o alimento já está em processo de decomposição - os fungos é que fazem esse trabalho, e eles que compõem o que vemos como mofo ou bolor. A chance de ter uma diarreia ou outras complicações de saúde ingerindo comidas bolorentas é alta. Fuja!

O mofo não aparece só em pães, bolos e na farinha de trigo, como também em banheiros, roupas, enfim, qualquer local propício à umidade e falta de iluminação solar. Para evitar conviver com esses fungos desagradáveis, veja nosso artigo sobre Como tirar o cheiro a mofo dos armários.

Como saber se a farinha de trigo está estragada - Farinha de trigo mofada
Imagem: portalt5.com.br

Bicho de farinha de trigo faz mal a saúde?

Na maioria dos grãos de farinha se esconde um bichinho, chamado gorgulho ou caruncho, nessa altura ele ainda está sob a forma de larva ou mesmo de ovo. Se a farinha não for bem guardada, acaba por criar condições ideais ao seu desenvolvimento, e aí pode acontecer, da próxima vez que pegar na farinha, ela estar se movendo.

Embora isso não seja um sinal de que a farinha está estragada, não deixa de ser um impedimento para o seu consumo. Para evitar esses problemas, quando comprar a farinha, deve guardá-la por um período de 48 horas dentro do freezer, matando assim todo e qualquer gorgulho (ovos e larvas) que possa existir. Só depois deve armazenar num local seco, escuro.

Isto é, o bicho de farinha de trigo faz sim mal à saúde e você deve evitar consumi-la caso observe que a farinha de trigo está com pontinhos pretos. Para prevenir, confira no mercado se o pacote de farinha está bem lacrado e sem buracos.

Como saber se a farinha de trigo está estragada - Bicho de farinha de trigo faz mal a saúde?
Imagem: cintiacosta.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se a farinha de trigo está estragada, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Referências
  1. Santos KMO, Momesso AP, Calil RM, Calil EMB. Percepção do consumidor em relação à validade de produtos alimentícios. Atas de Saúde Ambiental - ASA (São Paulo, Online), Vol.3 N.2, p. 66-73, Ago. 2015. Disponível em: <http://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/ASA/article/view/958>. Acesso em 31 de março de 2020.
Bibliografia
  • EMBRAPA. Trigo. Sistema de Produção. Disponível em: <http://www.cnpt.embrapa.br/publicacoes/sist-prod/trigo-sul02/trigo9-3.htm>. Acesso em 31 de março de 2020.
  • SELEÇÕES. Dicas de conservação de alimentos que não vêm na embalagem. Disponível em: <https://www.selecoes.com.br/superdicas/conservacao-de-alimentos-dicas/>. Publicado em 06 de novembro de 2018. Acesso em 31 de março de 2020.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Sônia Regina
Adorei a matéria.
Márcio Menino
muito obrigado Sônia :)
Como saber se a farinha de trigo está estragada
Imagem: portalt5.com.br
Imagem: cintiacosta.com
1 de 4
Como saber se a farinha de trigo está estragada

Voltar ao topo da página ↑