Farinha de trigo

Como saber se a farinha de trigo está estragada

Como saber se a farinha de trigo está estragada

O boa conservação dos alimentos pressupõe que os deixemos em locais limpos, secos e ao abrigo da luz solar. E, é claro, bem fechados, para evitar a proliferação de germes e outros microrganismos, e até mesmo de insetos como baratas e formigas. A farinha de trigo é um ingrediente muito utilizado no preparo de diversas receitas, como pizzas, pães, bolos, etc. Como saber se a farinha de trigo está estragada? Para solucionar de vez a sua dúvida, umCOMO traz a resposta a seguir. Confira!

Índice

  1. Como saber se a farinha de trigo está estragada
  2. Farinha de trigo vencida
  3. Farinha de trigo vencida faz mal?
  4. Pode usar farinha de trigo vencida?
  5. Farinha de trigo mofada
  6. Bicho de farinha de trigo faz mal a saúde?

Como saber se a farinha de trigo está estragada

Antes de falar sobre como saber se a farinha de trigo está estragada, é importante perceber que existe uma grande diferença de tempo relativamente à farinha branca e à integral quando se trata de tempo de vida hábil para consumo.

A farinha integral, embora nos dias de hoje seja quase tão processada quanto a branca, no final de ser moída é adicionado o farelo e o gérmen do trigo, que são duas partes do grão que contêm muitos nutrientes e vitaminas e, para além disso, também a gordura do grão: por isso vão iniciar o processo de decomposição mais rapidamente. Logo, a farinha integral irá durar menos tempo que a farinha branca, que por sua vez só contém o endosperma do trigo, não tendo essa parte da gordura, e que recebe apenas alguns ingredientes no final do seu beneficiamento.

Ou seja, a farinha de trigo integral estraga antes da farinha de trigo tradicional. Confira outras informações em nosso artigo sobre Qual é a diferença entre farinha de pão e farinha de trigo normal.

Contudo, se a farinha branca for conservada num local seco, longe de uma fonte de calor e de umidade, e guardada fechada hermeticamente, a sua validade pode ir de oito meses a um ano, sem estragar. Quanto à farinha integral como contém o tal farelo e o gérmen do grão de trigo, a sua validade se for bem armazenada é de três a quatro meses, sendo possível estender esse tempo um pouco mais se a farinha for guardada no saco hermético ou na geladeira/freezer.

Como saber se a farinha de trigo está estragada - Como saber se a farinha de trigo está estragada

Farinha de trigo vencida

A forma mais fácil de saber se a farinha de trigo está vencida é olhando a data de validade no rótulo do produto. Mas você também pode observar outros aspectos, como por exemplo cheiro, cor, etc. Veja algumas dicas abaixo:

  • Observe o odor da farinha. Para saber se a sua farinha de trigo está estragada vai precisar cheirá-la. Se identificar um cheiro oleoso ou assim um pouco rançoso, é porque a sua farinha já passou a validade, ou porque foi mal armazenada ou porque simplesmente passou muito tempo esquecida na prateleira.
  • Outra forma de identificar a farinha de trigo estragada é pela sua textura, se ela estiver formando grumos, ou o toque for diferente provavelmente está vencida e tem de ser colocada no lixo.

Farinha de trigo vencida faz mal?

Os alimentos possuem um prazo de validade estabelecido pelas indústrias e pela Agência de Vigilância Sanitária, de forma a garantir que os consumidores tenham sempre acesso aos melhores e mais seguros produtos para seu consumo.

Dessa forma, estipula-se uma data de vencimento a partir da data de produção ou de beneficiamento. Esse é um período pelo qual o produto está seguro para isso. Ingerir farinha de trigo vencida pode não necessariamente fazer mal, mas com certeza é desaconselhável, pois o produto já ultrapassou o limite de tempo recomendado pelos órgãos do governo e pelo próprio fabricante.

Pode usar farinha de trigo vencida?

O umCOMO de nenhuma forma recomenda que seus leitores utilizem farinha de trigo vencida na preparação de pães, bolos, pizzas e outros alimentos que possuem essa farinha como base. Fique atento aos seguintes dados recolhidos em uma pesquisa da Universidade Municipal de São Caetano do Sul[1]:

No presente trabalho, foi possível verificar que apesar de 56,7% dos entrevistados
olharem a data de validade no momento da compra, 63,3% não olham a validade em
suas residências antes de consumir os produtos. Também foi observado, que 70%
dos entrevistados não consomem os produtos após o vencimento, e se houver
alteração dentro da data de validade, 100% não consomem, contudo se não houver
alterações do produto e a validade estiver vencida, 33,3% consomem e 66,7%
disseram não consumir. Apesar de 66,7% confiarem na data de validade impressa
nos produtos, 96,7% não tem conhecimento de como essa informação é definida.
Por essa razão, segundo a pesquisa, há o consumo de produtos fora da validade
apesar da afirmação de confiança nessa informação.

Não faça parte dessa assustadora estatística! Observe sempre a data de vencimento dos produtos no supermercado e não os consuma. O mesmo vale para a dúvida "mistura para bolo vencida: pode usar?". A resposta é não.

Farinha de trigo mofada

Sob nenhuma hipótese recomendamos o consumo de alimentos mofados ou o preparo de alimentos com farinha de trigo mofada. O mofo ou bolor é provocado pela umidade e indicam que o alimento já está em processo de decomposição - os fungos é que fazem esse trabalho, e eles que compõem o que vemos como mofo ou bolor. A chance de ter uma diarreia ou outras complicações de saúde ingerindo comidas bolorentas é alta. Fuja!

O mofo não aparece só em pães, bolos e na farinha de trigo, como também em banheiros, roupas, enfim, qualquer local propício à umidade e falta de iluminação solar. Para evitar conviver com esses fungos desagradáveis, veja nosso artigo sobre Como tirar o cheiro a mofo dos armários.

Como saber se a farinha de trigo está estragada - Farinha de trigo mofada
Imagem: portalt5.com.br

Bicho de farinha de trigo faz mal a saúde?

Na maioria dos grãos de farinha se esconde um bichinho, chamado gorgulho ou caruncho, nessa altura ele ainda está sob a forma de larva ou mesmo de ovo. Se a farinha não for bem guardada, acaba por criar condições ideais ao seu desenvolvimento, e aí pode acontecer, da próxima vez que pegar na farinha, ela estar se movendo.

Embora isso não seja um sinal de que a farinha está estragada, não deixa de ser um impedimento para o seu consumo. Para evitar esses problemas, quando comprar a farinha, deve guardá-la por um período de 48 horas dentro do freezer, matando assim todo e qualquer gorgulho (ovos e larvas) que possa existir. Só depois deve armazenar num local seco, escuro.

Isto é, o bicho de farinha de trigo faz sim mal à saúde e você deve evitar consumi-la caso observe que a farinha de trigo está com pontinhos pretos. Para prevenir, confira no mercado se o pacote de farinha está bem lacrado e sem buracos.

Como saber se a farinha de trigo está estragada - Bicho de farinha de trigo faz mal a saúde?
Imagem: cintiacosta.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se a farinha de trigo está estragada, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Referências
  1. Santos KMO, Momesso AP, Calil RM, Calil EMB. Percepção do consumidor em relação à validade de produtos alimentícios. Atas de Saúde Ambiental - ASA (São Paulo, Online), Vol.3 N.2, p. 66-73, Ago. 2015. Disponível em: <http://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/ASA/article/view/958>. Acesso em 31 de março de 2020.
Bibliografia
  • EMBRAPA. Trigo. Sistema de Produção. Disponível em: <http://www.cnpt.embrapa.br/publicacoes/sist-prod/trigo-sul02/trigo9-3.htm>. Acesso em 31 de março de 2020.
  • SELEÇÕES. Dicas de conservação de alimentos que não vêm na embalagem. Disponível em: <https://www.selecoes.com.br/superdicas/conservacao-de-alimentos-dicas/>. Publicado em 06 de novembro de 2018. Acesso em 31 de março de 2020.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Sônia Regina
Adorei a matéria.
Márcio Menino
muito obrigado Sônia :)
Imagem: portalt5.com.br
Imagem: cintiacosta.com
1 de 4
Como saber se a farinha de trigo está estragada