Qual é a diferença entre farinha de pão e farinha de trigo normal

Qual é a diferença entre farinha de pão e farinha de trigo normal

Muitas vezes vemos uma receita com farinha de pão e perguntamos que tipo de farinha é essa? Pode se utilizar a farinha de trigo 'normal'? Que diferenças há entre a farinha de pão e a comum? Para poder responder a estas perguntas e esclarecer todas as dúvidas, neste artigo do umCOMO explicamos qual é a diferença entre farinha de pão e farinha de trigo normal, para que você possa preparar receitas com total conhecimento e segurança de estar utilizando a farinha correta. Boa leitura e vamos botar a mão na massa!

Farinha de pão

Primeiro saiba que a farinha normal é chamada de 'farinha de trigo'. Assim, se alguma vez encontrou este tipo de farinha em alguma receita já sabe que faz referência à farinha comum. Mas então, por que uma é de pão e a outra é de trigo comum?

Muito simples, chama-se 'de trigo' à farinha normal porque leva uma quantidade reduzida de glúten, enquanto a 'farinha de pão' conta com mais glúten. Por conseguinte, esta é a diferença principal entre elas. De maneira que, se for alérgico ou intolerante ao glúten, não pode utilizar nenhuma das duas, já que, independentemente da quantidade, ambas levam glúten.

Imagem: cakesparati.blogspot.com

Farinha de pão X farinha de trigo

O quer significa ter mais ou menos glúten? A farinha de pão, ao levar mais quantidade de glúten, permite gaseificar a massa sem problemas e aumentar o tamanho do alimento que está sendo cozido consideravelmente. Assim, costuma-se utilizá-la, sobretudo em confeitaria, para fazer pão, donuts caseiros, bolos esponjosos, brioche, etc.

Com este tipo de farinha o fermento exerce sua função rapidamente já que tem muita quantidade de glúten para absorver.

Farinha de trigo com fermento serve para fazer pão caseiro?

A farinha de trigo, ou normal, por sua vez, requer de repouso quando a introduzimos na massa que estamos trabalhando. É por isso que, a maioria das receitas que utilizam farinha normal, inclusive as de confeitaria, recomendam deixar a massa repousar entre 2 e 3 horas. O repouso faz com que o fermento tenha tempo para absorver a pouca quantidade de glúten e gaseificar a massa, conseguindo que aumente de tamanho. Desta maneira vemos como podemos utilizar ambas as farinhas para quase qualquer tipo de receita, a diferença está em que a de pão não precisa repousar enquanto a normal sim.

Por conseguinte, a farinha de pão é ideal para receitas de confeitaria e doceria, pois a massa subirá rapidamente sem necessidade de esperar. Também, ao levar mais quantidade de glúten e ser fabricada com trigo duro seco, ela absorve muito melhor os líquidos e facilita o esticamento da massa, em caso de precisar fazê-lo. Por outro lado, se estiver fazendo algum molho e quer dar um pouco mais de consistência, quer empanar carne ou peixe, ou está elaborando uma massa que não quer que aumente nem fermente, a farinha de trigo normal é perfeita.

Imagem: pepekitchen.com

Usos da farinha de pão

Uma vez clara a diferença entre farinha de pão e farinha de trigo, entendamos quais são os usos deste tipo de farinha e em que ocasiões é melhor usar farinha de pão ou farinha de trigo.

A farinha de pão é ideal para receitas de confeitaria e padaria, pois a massa subirá rapidamente e sem esperar. Além disso, por conter mais glúten e ser feito de trigo duro seco, absorverá muito melhor os líquidos e facilitará o estiramento da massa, se necessário. Dê uma olhada no nosso post que explica como fazer pão.

O que fazer com farinha de trigo?

Por outro lado, se você está fazendo um molho e o que você quer é dar um pouco mais de consistência, ou se você quer passar na carne ou peixe, ou se você está fazendo uma massa que você não quer que suba ou fermente, a farinha de trigo será a mais adequada.

Para mais inspiração, confira o nosso vídeo que explica como fazer pão caseiro simples:

Se pretende ler mais artigos parecidos a Qual é a diferença entre farinha de pão e farinha de trigo normal, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.