Partilhar

Pode congelar macarrão?

 
Por Redação umCOMO. 11 junho 2020
Pode congelar macarrão?

Macarrão, espaguete, ravioli, tagliatelle… difícil encontrar alguém que não goste de massas, ainda mais com tantas maneiras diferentes de cozinhá-las. Se você é um amante de massas e quer aprender como conservar adequadamente suas receitas de macarrão para consumi-las a qualquer hora do dia, existem algumas dicas que você precisa conhecer!

Cozinhou mais macarrão do que o necessário e não sabe como conservá-lo corretamente? Neste artigo do umCOMO, explicamos se você realmente pode congelar macarrão e quais conselhos você deve seguir para fazê-lo corretamente.

Também lhe pode interessar: Como dar sabor à quinoa

Pode congelar macarrão cozido?

A resposta mais rápida para essa pergunta é, sim, você pode congelar qualquer tipo de macarrão ou massa, pois são alimentos adequados para o freezer. Por exemplo, naqueles dias nos quais você cozinhou além da conta, mas não quer jogar nada fora, o congelador pode ser a melhor alternativa.

Porém, lembre-se de que, ao congelar, esse alimento pode acabar perdendo sabor, textura e qualidade, ou seja, não ficar tão gostoso quanto um macarrão feito na hora. Considerando tudo isso, recomendamos que, se você planejar consumir o macarrão novamente em menos de 4 dias, o ideal é colocá-lo em um recipiente hermético dentro da geladeira, sem que esteja temperado, para que se mantenha nas melhores condições possíveis.

É por isso que, embora a massa possa ser congelada, é necessário entender quais as formas de realizar esse processo. A seguir, falaremos sobre todas elas.

Como congelar macarrão

Agora que você já descobriu que sim, massas frescas podem ser congeladas, falta saber como conseguir o melhor resultado em matéria de sabor logo depois de descongelar o macarrão. Com os truques a seguir, você vai aprender como congelar macarrão para conservar suas refeições em condições perfeitas.

  • Deixe o macarrão 'al dente': o truque mais importante é, antes de congelar, cozinhar o macarrão 'al dente'. Assim, quando você decidir descongelar a massa, ela ainda estará macia e saborosa. Por outro lado, se você cozinhar muito o macarrão antes de colocá-lo no freezer, ao descongelar você vai notar uma textura muito mais mole, ou até desagradável.
  • Escolha o recipiente adequado: a escolha do recipiente no qual você irá colocar o macarrão antes de congelar também é muito importante, e vale dizer que ele deve estar muito bem fechado, para que os alimentos se mantenham lá, em baixas temperaturas. Também será essencial que você saiba dividir as porções de macarrão em cada recipiente, pois essa distribuição vai garantir que a massa dure por cerca de dois ou três meses no freezer. É possível, ainda, usar saquinhos próprios para congelar alimentos.
  • Congele o macarrão sem molho: sempre que possível, opte por congelar o macarrão sem molhos ou outros ingredientes. Depois de escolher o recipiente correto e colocar o macarrão nele, recomendamos que você adicione uma camada de óleo à massa, pois assim o processo de descongelamento será mais rápido e simples.
  • Faça com que as massas fiquem em uma distância "segura": se você optar por congelar a massa fresca e crua, coloque-a em montinhos, em forma de "ninho", em uma assadeira untada com papel manteiga, sempre deixando uma distância de cerca de uns dois centímetros entre cada montinho. Dessa forma, você vai evitar que elas grudem quando estiverem no freezer, o que dificulta ainda mais na hora de descongelar. Deixe a massa por cerca de uma hora no congelador e, após esse tempo, coloque-a em um recipiente hermético.
Pode congelar macarrão? - Como congelar macarrão

Como descongelar macarrão

Agora que você já sabe como congelar macarrão corretamente, é fundamental que você também saiba qual a melhor forma de descongelar a massa, para que sabor e textura sejam mantidos. Nesse caso, a primeira coisa que você precisa ter em mente é que é essencial tirar a massa do congelador algumas horas antes de consumi-la, deixando o macarrão descongelar em temperatura ambiente. Outro truque dos bons é tirar a massa do congelador um dia antes do preparo, e deixá-la na geladeira por 24 horas.

Se o macarrão já tinha sido cozido anteriormente, recomendamos que você descongele a massa ao despejar o conteúdo do recipiente em uma panela e, logo em seguida, aquecê-lo em banho-maria. Fácil, esse método vai conservar o sabor do seu macarrão.

Como descongelar massas recheadas

Se a massa congelada estiver fresca, você pode se preparar para cozinhá-la imediatamente. No entanto, recomendamos que, caso seja uma massa recheada, você a descongele primeiro em temperatura ambiente, para que ela não fique muito mole após o cozimento. O truque, nesse caso, é colocar a massa em uma bandeja coberta com papel filme, para evitar que ela grude na superfície enquanto descongela. Além disso, se você deseja aprender algumas receitas de deliciosos recheios para massas frescas, dê uma olhadinha nesse link! Te explicamos a melhor forma de fazer massa fresca e recheada em casa.

Agora que você já sabe que é possível congelar tanto massas cozidas quanto frescas, vai ser ainda mais fácil aproveitar um prato de macarrão a qualquer hora do dia - basta que você comece a colocar nossas dicas em prática.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Pode congelar macarrão?, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Escrever comentário sobre Pode congelar macarrão?

O que lhe pareceu o artigo?

Pode congelar macarrão?
1 de 2
Pode congelar macarrão?

Voltar ao topo da página