Alimentos congelados

Pode congelar maionese?

 
Juliana Ribeiro
Por Juliana Ribeiro. 7 outubro 2022
Pode congelar maionese?

A maionese é um molho muito utilizado na cozinha feito basicamente com ovos, azeite de oliva e um toque de vinagre ou limão. Fazer em casa não é complicado, mas requer uma certa técnica na hora do preparo para fazer com que os ingredientes se misturem perfeitamente e emulsifiquem a fim de obter a textura suave que é característica desse alimento.

A maionese deve ser mantida sempre na geladeira mas, depois de alguns dias sem consumi-la, é comum se perguntar se seria possível colocá-la no freezer para uso posterior. Se você faz maionese e sobra um pouco, se tem alguma dúvida, no umCOMO esclarecemos se pode congelar maionese e como fazer.

Também lhe pode interessar: Pode congelar pepino?

Índice

  1. Pode congelar maionese?
  2. Como congelar maionese
  3. Como descongelar maionese
  4. Como emulsionar maionese descongelada

Pode congelar maionese?

Sendo um alimento feito de ovo cru, a maionese deve ser mantida na geladeira, tanto caseira quanto comprada quando o recipiente é aberto, depois de alguns dias, ainda mais no caso das industriais, se você não for consumi-la é possível congelá-la. O congelamento é um dos métodos mais seguros para manter os alimentos em boas condições por longos períodos de tempo e, de fato, a maionese pode ser congelada.

Ao fazê-lo, deve-se tomar uma série de medidas para obter uma ótima conservação e também deve-se levar em consideração que o congelamento pode alterar a textura do molho que é delicado. O congelamento altera a fusão e a emulsão dos ingredientes da maionese fazendo com que eles se separem e é normal que quando descongelados sua aparência (a princípio) seja menos apetitosa. Ainda assim, a resposta é clara: pode congelar maionese, sim.

Como congelar maionese

A maionese pode ser congelada, mas para fazê-lo com as garantias necessárias para que continue sendo um alimento saudável e de consumo seguro, é preciso seguir uma série de passos e recomendações importantes:

  • A maionese deve ser congelada quando estiver em perfeitas condições, ou seja, o mais fresca possível. A qualquer sinal de possível deterioração (está aguada, tem mudanças de cor, cheiros estranhos...) por segurança, é preferível descartá-la.
  • Higiene extrema no manuseio é essencial para evitar qualquer tipo de contaminação dos alimentos.
  • Para congelá-la, use recipientes adequados. É melhor recorrer a frascos de vidro e herméticos, naturalmente resistentes a temperaturas abaixo de zero no congelador.
  • Esterilize o recipiente onde você vai congelar a maionese e quando estiver fria e seca, despeje o molho com a ajuda de uma colher bem limpa.
  • Coloque a maionese no frasco pressionando levemente com a colher para eliminar possíveis bolhas de ar. Encha o pote deixando um ou dois centímetros até a borda superior, pois o congelamento fará com que a maionese se expanda, aumentando seu volume (o pote pode quebrar).
  • Por fim, feche muito bem o recipiente para que não entre ar e tenha o cuidado de anotar no pote a data em que congelou sua maionese.

Quanto tempo dura a maionese congelada?

Geralmente, o que você vai querer congelar é maionese caseira, já que a que você conseguiu comprar em uma loja dura semanas na geladeira devido aos conservantes e estabilizantes que incorpora, portanto, congelar não faz muito sentido.

No caso da maionese caseira, pode ser interessante congelá-la, mas é preciso ter em mente que, ao contrário do que acontece com outros alimentos, que podem durar meses no freezer, a maionese não dura mais que 5 ou 6 dias congelada, no máximo uma semana. Deixar mais tempo significa que, provavelmente, ao descongelar não estará boa.

Recomendamos que você dê uma olhada nesses outros artigos sobre Como fazer maionese e O que fazer quando a maionese desanda.

Pode congelar maionese? - Como congelar maionese

Como descongelar maionese

Se você precisa seguir alguns passos básicos para congelar a maionese corretamente, o mesmo vale para o descongelamento. O mais importante é ter o cuidado de tirá-la do freezer com tempo suficiente antes de usá-la, pois o ideal é que a maionese descongele lentamente no seu próprio ritmo (claro, sem micro-ondas).

Algumas horas antes de consumi-la, ou melhor, na noite anterior, retire a maionese do freezer e coloque-a na geladeira, na parte inferior, que geralmente é a que acumula menos frio. Aos poucos ele vai descongelando e você pode finalizar o processo deixando o frasco por alguns minutos (o mínimo possível) em temperatura ambiente. Dessa forma, você pode evitar que a maionese seja contaminada enquanto descongela.

Como saber se a maionese descongelada está boa

É bem provável que, uma vez descongelada, a maionese fique com uma textura bem diferente de quando você a congelou. Ver no pote uma parte sólida e uma substância aquosa em cima é normal porque o congelamento fez o processo inverso da emulsão e o que você vê é o óleo separado do restante dos ingredientes. Isso não significa que a maionese esteja ruim, mas para usá-la você terá que emulsioná-la novamente.

Existem outros sinais de que a maionese descongelada não está boa e que é importante prestar atenção. Se, uma vez descongelada, você abrir o frasco e notar um cheiro forte e levemente ácido, não deve consumi-la, o mesmo que se vir áreas mais escuras que se destacam no todo. Além disso, no caso da menor presença de fungos ou bactérias que causaram mofo, você deve jogá-la fora completamente (não apenas a parte afetada).

Pode congelar maionese? - Como descongelar maionese

Como emulsionar maionese descongelada

Deve ficar claro que se você fizer maionese caseira, o ideal é consumi-la fresca, o mais rápido possível, mas se você a congelou e descongelou, é possível emulsionar novamente, embora aquele sabor perfeito, suave e textura cremosa nem sempre é possível.

A melhor maneira de conseguir isso é batendo à mão. Despeje o conteúdo do frasco em uma tigela e misture lenta e suavemente com um garfo primeiro e, quando os ingredientes começarem a se ligar, bata rápida e vigorosamente. Você também pode tentar bater com uma batedeira elétrica, começando em baixa potência e aumentando gradualmente a velocidade.

Um pequeno truque que pode ajudar a maionese a ter liga novamente é adicionar uma gema de ovo batida na hora de emulsioná-la novamente.

Agora que você sabe que não é a melhor opção, mas que é possível congelar maionese, mas deve ser congelada e descongelada corretamente para evitar problemas.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Pode congelar maionese?, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Pode congelar maionese?