Outros Farinha, trigo e pastas

Como evitar que o macarrão grude

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 1 outubro 2018
Como evitar que o macarrão grude
Imagem: audensfood.com

O macarrão é um dos pratos mais deliciosos e versáteis que existem, podendo ser cozinhado de muitas formas diferentes. Agrada a idosos e crianças, e ainda, é apto para todos os bolsos. No entanto, o sucesso do prato também está em se o macarrão está bem cozido, e é que muitas vezes a pressa ou não prestar muita atenção faz com que o macarrão não fique no seu ponto. Para evitar que a macarrão grude, siga os passos que damos a você no umCOMO

Vai precisar de:

  • Panela grande
  • Pelo menos 1 litro de água
  • Macarrão
  • Sal
  • Azeite
  • Escorredor ou espagueteira
Também lhe pode interessar: Como fazer macarrão

Passos a seguir:

1

Na hora de ferver o macarrão, pegue uma panela bem grande e encha de água. O normal é usar a proporção de pelo menos 1 litro de água para cada 100 gramas de massa. Água extra significa menos chance de o macarrão grudar.

2

Quando o água estiver fervendo, chega o momento no qual deverá jogar a massa na panela. Não a jogue inesperadamente porque então esfriará a água. Faça-o pouco a pouco (durante uns 15 segundos).

3

Não se esqueça de jogar um pouquinho de azeite na água, e um pouco de sal. O azeite evitará que o macarrão se cole um no outro, mas também é uma das chaves fundamentais para evitar que o macarrão grude. O sal é o tempero da massa e faz com que a água ferva em uma temperatura mais alta.

4

Além disso, é importante que você não se esqueça de mexer o macarrão continuamente durante o cozimento para que ele não grude. Faça isso com uma colher ou um utensílio de madeira. Você pode dar uma mexida a cada dois minutos.

5

Para evitar que a massa grude, use os tempos exatos minutos de cozimento que aparecem na embalagem. Estes tempos dependerão do tipo de macarrão que estiver preparando: fresca, para saladas, com molho, etc.

Outra dica para um macarrão soltinho e gostoso é não tampar a panela, assim ele também cozinha uniformemente e não transborda.

6

Tenha em mãos um escorredor para virar a massa imediatamente após retirar do fogo. Deixe escorrer uns 2 minutos, e não mais para que não esfrie. Agora, você já pode misturar com o molho escolhido ou colocar no forno para gratinar. Aproveitar o macarrão recém-escorrido é uma das técnicas mais eficazes para que o molho seja absorvido pela massa.

Se você não sabe como fazer o molho do macarrão, temos as seguintes sugestões de receitas:

7

Se você chegou a este artigo tarde demais e o macarrão já grudou existem duas soluções sobre como desgrudar macarrão ou receitas que podem ser transformadas com o macarrão grudado:

  1. Para desgrudar, você pode tentar separar os fios com as mãos limpas.
  2. Mudar a receita para um macarrão gratinado.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como evitar que o macarrão grude, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: audensfood.com
Como evitar que o macarrão grude