Alimentos congelados

Pode congelar pepino?

 
Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 22 maio 2023
Pode congelar pepino?

Muitos alimentos, separadamente ou já incluídos em pratos elaborados, conseguem manter um bom estado durante um longo período de tempo no congelador. Alguns deles se conservam com facilidade e sem necessidade de tomar demasiadas precauções, mas outros requerem uma preparação prévia e um método de armazenagem específico, como é o caso dos pepinos.

O ideal para desfrutar desta hortaliça, seja fresca ou cozida, é consumi-la no menor espaço de tempo possível desde que você a compre, mas nem sempre é possível. Por isso, é necessário conhecer como conservá-la no congelador para tentar manter o sabor e a textura. Siga lendo este artigo do umCOMO se você se pergunta: pode congelar pepino? Te adiantamos que, sim, pode congelar pepino e te contaremos como fazer corretamente e também como descongelá-lo.

Também lhe pode interessar: Pode congelar maionese?

Índice

  1. Pode congelar pepino ou não?
  2. Como congelar pepinos
  3. Como descongelar pepinos

Pode congelar pepino ou não?

Congelar pepino e fazer com que ele fique bem por um tempo é possível, ainda que seja inevitável que perca parte do sabor e da textura original quando o descongele para voltar a consumi-lo nas saladas ou outras elaborações, mas se manterão grande parte das propriedades e benefícios que contém. Para que se conserve em bom estado deve-se congela-lo de maneira adequada.

Também se pode guardar na geladeira, mas o prazo para comer a hortaliça reduz. Colocados na estante mais quente (temperatura aproximada de 4 a 6ºC) da geladeira, os pepinos frescos se mantém em bom estado durante 3 semanas. Portanto, se você tem dúvidas de quanto tempo o pepino dura na geladeira, tome como referência estas três semanas.

Em contrapartida, se você se pergunta quanto tempo o pepino dura no congelador, conservado a uma temperatura de -18ºC, os pepinos cortados em rodelas podem ser armazenados por um período que oscila entre os 5 e 8 meses. Quanto menor a temperatura, melhor será a conservação do pepino no congelador, ainda que a energia que o eletrodoméstico consumirá será mais elevada.

Pode congelar pepino? - Pode congelar pepino ou não?

Como congelar pepinos

Como se pode conservar o pepino no congelador? Essa é uma pergunta que você estará fazendo depois de saber que, sim, pode congelar pepino. Em função da forma que queira congelar ou para que você o usará quando o descongele, terá que optar por um método ou outro. Veja como congelar pepino com estes quatro métodos:

Pepinos em rodelas

Para congelar pepino cru em círculos ou rodelas, uma das principais formas em que se consome este produto para saladas, por exemplo, siga estes passos:

  1. Lave e seque os pepinos.
  2. Elimine as pontas de cada um dos lados e corte em rodelas finas.
  3. Coloque as rodelas em um prato com papel filme e deixe-os no congelador durante 10 ou 12 horas para que se congelem bem.
  4. Se você vai demorar para consumi-las, agora que já tem uma consistência mais dura por estarem congeladas, coloque-as em sacos para congelador com fecho hermético. Assim você terá mais espaço e o alimento se conservará melhor.

Pepinos em cubos

Congelar pepino inteiro não é muito prático por razões de uso e espaço, por isso é recomendável conservá-lo em distintas formas, como as rodelas já mencionadas ou, inclusive, em cubos, que são práticos para certas receitas. Para congelá-lo desta última maneira, siga estas instruções:

  1. Lave e elimine o excesso de umidade da casca do pepino.
  2. Coloque os cubos em bandejas ou pratos, cubra-os com plástico filme e coloque-os no congelador por 12 horas.
  3. Passado este tempo, guarde-os em pacotes ou sacos para congelador herméticos para armazená-los.

Pepino ralado

Prepare e congele o pepino ralado seguindo os seguintes passos:

  1. Enxague bem a casca dos pepinos e seque-os.
  2. Use um ralador fino ou grosso, conforme preferência, para ralar os pepinos.
  3. Em uma bandeja ou prato, coloque várias camadas dos pepinos ralados e papel de cozinha absorvente ou gases para eliminar o excesso de água.
  4. Depois, coloque os pepinos ralados sem excesso de água em tupperwares ou sacos de congelador com fecho hermético para armazená-los bem e sem ocupar muito espaço.

Suco de pepino

Congelar suco de pepino também é possível. Você preparou um e sobrou? Guarde no congelador da seguinte forma:

  1. Despeje o suco de pepino em uma ou várias bandejas de gelo.
  2. Coloque-as na gaveta para bandejas de gelo e deixe que se formem os cubinhos de suco de pepino.
  3. Se o seu congelador não tem este espaço específico para colocar bem as bandejas de gelo, envolva-as com cuidado em sacos para congelador para evitar que o suco absorva outros odores e coloque-as em uma superfície plana, na própria base no congelador ou sobre objetos planos, como caixas de alimentos congelados.
Pode congelar pepino? - Como congelar pepinos

Como descongelar pepinos

Depois de descobrir que se pode congelar pepino e como fazê-lo adequadamente segundo para que queira usa-lo depois, é necessário que também saiba como descongelar pepino bem. Tenha em conta que o processo de descongelamento pode deixar o pepino sem a forma que tinha antes de armazená-lo, as rodelas e os cubos podem ficar muito moles.

Para evitar que isso aconteça, por exemplo no caso que te importe porque você vai usá-lo numa salada e quer que mantenha sua forma, procure que não se descongele por completo e use-o um pouco congelado. Para conseguir isso, tão somente deve guardar o pacote que você usou para congelá-lo em uma seção inferior da geladeira e mantê-lo, como mínimo, uma hora para que se descongele parcialmente.

Com este método você conseguirá que o pepino não esteja excessivamente deteriorado e mantenha todas suas propriedades. Passado o período de uma hora na geladeira, comprove seu estado para utilizá-lo na elaboração que deseje preparar e assim chegará com uma forma mais consistente à mesa, momento em que estará praticamente totalmente descongelado e, com certeza, ao começar a comer estará descongelado.

Se você quer conhecer os benefícios de comer pepino, acesse nosso outro artigo sobre o tema.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Pode congelar pepino?, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Pode congelar pepino?