Conservação dos alimentos

Pode congelar clara de ovo?

 
Juliana Ribeiro
Por Juliana Ribeiro. 22 fevereiro 2024
Pode congelar clara de ovo?

Quando questionado se pode congelar claras de ovo, a resposta é sim. Sim, as claras podem ser congeladas, mas isso deve ser feito garantindo acima de tudo a segurança alimentar. De toda forma, o melhor de congelar as claras é que podemos tê-las sempre à nossa disposição para preparar qualquer tipo de receita na cozinha. Além disso, quando as claras são descongeladas, mantêm as mesmas propriedades de quando eram frescas. Neste ponto elas se diferenciam das gemas, que podem mudar de textura e ficar um pouco mais duras ao serem descongeladas. Afirma-se frequentemente que as claras podem permanecer congeladas durante vários meses, mas alguns cuidados devem ser tomados, pois a temperatura deve ser constante sem que a cadeia de frio seja interrompida.

A seguir, no umCOMO contaremos se pode congelar clara de ovo para serem consumidas em diferentes preparos.

Também lhe pode interessar: Pode congelar maionese?

Índice

  1. Pode congelar clara de ovo ou não?
  2. Como congelar clara de ovo
  3. Quanto tempo duram as claras de ovo congeladas
  4. Como descongelar clara de ovo

Pode congelar clara de ovo ou não?

Sim, a clara do ovo pode ser congelada e não representa perigo para o consumo. Na verdade, é uma das melhores opções para conservá-los por mais tempo e tê-los à mão. Esse ingrediente é tão nobre que pode durar meses no freezer e ainda manter seu frescor.

Algumas pessoas optam por misturá-los delicadamente e depois guardá-los em um recipiente totalmente hermético, levando em consideração a data em que foram colocados no freezer, para garantir que não perca o prazo de consumo.

Como congelar clara de ovo

Para congelar claras de ovo é necessário seguir algumas orientações. Por exemplo, a primeira coisa a fazer é separá-la da gema. Isso é feito para que ambas as partes do ovo sejam preservadas com boa higiene. Recomenda-se usar um separador de claras.

Quando já estiverem separadas, o mais adequado é que, se quiser conservar tanto as claras quanto as gemas, ambas sejam armazenadas separadamente em um vidro ou recipiente semelhante que possa ser fechado hermeticamente. Outra alternativa são os moldes de silicone.

Há quem prefira ser mais cuidadoso nesta tarefa e fazê-lo seguindo os passos descritos a seguir.

  1. Certifique-se de que o ovo não esteja sujo por fora. Pode ser lavado suavemente com a ajuda de uma esponja, água e detergente. Existem produtos específicos no mercado, mas você também pode fazer uma combinação caseira de água e vinagre branco.
  2. As claras são extraídas com o separador.
  3. Bata delicadamente as claras em neve até ficarem levemente espumosas.
  4. Guarde-as hermeticamente. Você pode usar um recipiente de vidro, um recipiente de plástico ou um saco para freezer. O importante é que o selado seja hermético.
  5. Deve ser colocada uma etiqueta com a data em que as claras foram colocadas no congelador para serem congeladas.
  6. Elas são colocadas no freezer e podem ser usadas ​​conforme a necessidade nas receitas.
Pode congelar clara de ovo? - Como congelar clara de ovo

Quanto tempo duram as claras de ovo congeladas

É importante ressaltar que quando o processo é feito corretamente, a clara de ovo congelada pode durar até 3 meses, preservando seu sabor e valor nutricional. Com as gemas, como indicado, o mesmo não acontece porque endurecem e não podem ser cozidas posteriormente.

Por outro lado, se não forem guardadas no freezer, mas sim na geladeira, durariam apenas 3 dias, estando bem fechados. Algumas pessoas deixam por 5 dias ou 1 semana inteira, mas não é muito recomendado, pois com os ovos é melhor prevenir para evitar o aparecimento de bactérias, como a salmonela, que pode causar febre, vômito, náusea e diarreia, entre outras complicações.

Como descongelar clara de ovo

O processo de descongelamento das claras é muito importante, pois não devem ser deixadas muito tempo em temperatura ambiente, mas sim colocadas na geladeira e aguardar.

Por último, é importante reforçar que a clara é congelada no estado líquido, depois de batida suavemente, mas há quem prefira congelar a gema no estado sólido para evitar que a textura ou os sabores se alterem, caso seja necessário combinar ambos os ingredientes na mesma receita.

Se os passos forem seguidos corretamente na hora de congelar clara de ovo, não haverá risco de contaminação, por isso pode ser consumido sem medo.

Agora que você sabe que pode congelar clara de ovo, recomendamos que leia estes outros artigos sobre Pode congelar ovo e Como saber se o ovo está podre.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Pode congelar clara de ovo?, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Pode congelar clara de ovo?