Outros Alimentos e Saúde

Benefícios de comer clara de ovo

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 27 novembro 2020
Benefícios de comer clara de ovo

O ovo é um dos alimentos com a proteína mais pura que podemos consumir, presente, sobretudo, na clara que, além de ser rica em proteína contém importantes nutrientes benéficos para o nosso organismo. Comer clara de ovo diariamente proporcionará uma fonte de minerais, vitaminas e proteínas que manterão o nosso organismo saudável e forte. Mas, claro, como todo tipo de alimento, existem casos em que o consumo deve ser feito com moderação. Neste artigo do umCOMO vamos contar para você os benefícios de comer clara de ovo para que a inclua na sua dieta diária e usufrua de todas as vantagens que ela oferece e também especificaremos em que caso é necessário ter atenção no consumo. Preparado(a) para conhecer as vantagens da clara de ovo?

Também lhe pode interessar: Pode congelar clara de ovo?

Índice

  1. Benefícios da clara de ovo
  2. Clara de ovo nas dietas
  3. Clara de ovo tem purina?

Benefícios da clara de ovo

Um dos primeiros benefícios da clara de ovo é que ela contém muitos nutrientes. E, portanto, é um alimento completo para nossos músculos e ossos. Sua proteína de origem animal, a albumina, é considerada de alto valor biológico, devido ao seu teor de aminoácidos essenciais e, se a isso somarmos a grande quantidade de minerais e vitaminas que ela possui, completará perfeitamente os nossos requisitos alimentares diários: vitamina B, riboflavina, selênio, potássio, magnésio, cálcio, fósforo, cobre, zinco, ferro e ácido fólico.

Graças a estes componentes nutricionais, a clara de ovo contém o seguintes benefícios: propriedades antimicrobianas, imunomoduladoras, antioxidantes, anticâncer e anti-hipertensivas. Apenas 100 gramas de clara de ovo fornece os seguintes valores nutricionais:

  • Proteínas: 3,5 g
  • Carboidratos: 0,3 g
  • Calorias: 49 cal
  • Vitaminas: A (105), B1 (0,05), B2 (0,18), B6 (0,06), D (1,8) e E (0,4)

Sugestão: Como tomar albumina para emagrecer

Benefícios da clara de ovo para atletas

Já ouviu dizer que certos atletas consomem grandes quantidades de clara de ovo por dia? Isso se deve ao fato de ela ser ideal para atletas devido ao seu alto teor de proteínas, que estimulam o crescimento muscular. As suas proteínas são facilmente absorvidas pelo organismo e estas fazem com que recuperemos massa muscular, caso seja necessário aumentá-la.

Benefícios de comer clara de ovo - Benefícios da clara de ovo

Clara de ovo nas dietas

A clara de ovo também costuma ser incluída na dieta de quem tem colesterol alto, porque diferentemente da gema, devido a sua gordura, a clara não possui colesterol. Portanto, em pessoas que sofrem deste problema, é um alimento muito recomendado para incluir na sua dieta.

A clara de ovo também é perfeita para quem quer emagrecer, porque, além de não possuir gordura, ela também tem poucas calorias. Ela serve para controlar o apetite, pois proporciona a sensação de saciedade, sem ser calórica, e aporta proteínas ao organismo.

Comer clara de ovo pela manhã deixará você saciado(a) de tal forma que não precisará adicionar à sua dieta mais carboidratos, por isso é uma ótima opção para o café da manhã. A proteína que contém encarrega-se de fornecer a energia necessária para enfrentar o dia.

Outros benefícios da clara de ovo

A inclusão da clara de ovo na dieta de quem tem pressão arterial alta, também é uma boa ideia, porque ela possui um péptico, isto é, uma sequência curta de alguns aminoácidos, que pode ajudar a diminuir a pressão arterial das pessoas.

Sua eficácia chega a ser a mesma que se tomássemos medicamentos, mas com a vantagem de não sofrer nenhum efeito secundário por se tratar de um alimento natural. Mas, claro, que é necessário consultar um médico, pois há casos em que a medicação é imprescindível.

A clara de ovo também é muito benéfica para a memória devido ao seu alto teor de colina, que é um nutriente que ajuda na formação do tecido cerebral.

Clara de ovo tem purina?

Uma das perguntas que muito se faz acerca da clara de ovo é se ela contém purina, isto é, a substância que se decompõe em ácido úrico no organismo. Sim, a clara de ovo contém purina. Sendo assim, fica a pergunta: quem tem gota pode comer ovo? Respondemos!

Quem tem gota pode comer ovo?

Apesar dos benefícios da clara de ovo serem muitos, ela precisa ser consumida com parcimônia por aqueles pacientes que sofrem de gota.

De acordo com o portal OnSalus[1], a gota é uma doença que produz acumulação de cristais de ácido úrico em articulações, o que causa dor.

Por isso, alimentos que contribuem para o aumento do ácido úrico no organismo, como é o caso de carnes vermelhas e mariscos[2] devem ser evitados. Apesar de os ovos não serem os primeiros da lista a representarem perigo, seu consumo elevado pode contribuir para aumentar a dor de quem sofre desse problema.

Agora que você já sabe os benefícios da clara de ovo para o seu organismo, pode ser que você queira saber como separá-la da gema na hora de preparar suas receitas usando somente claras. Para saber como fazer isso não deixe de conferir o artigo do umCOMO.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Benefícios de comer clara de ovo, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Referências
  1. OnSalus. Dor no joelho ao subir escada: causas e tratamento. Disponível em: <https://onsalus.com.br/dor-no-joelho-ao-subir-escada-causas-e-tratamento-1051.html> Acesso em: 26 de novembro de 2020.
  2. OnSalus. Dor no joelho em repouso: causas e tratamento. Disponível em: <https://onsalus.com.br/dor-no-joelho-em-repouso-causas-e-tratamento-877.html> Acesso em: 26 de novembro de 2020.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
A sua avaliação:
Pascoal
Confuso esse comentário sobre a clara de ovo. Se tem Purina, deve ser evitado seu consumo por quem tem gota, que portanto devem consumir apenas as genas
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Olá, Pascoal. É como indicamos no artigo, apesar de o ovo não ser o primeiro da lista dos alimentos não indicamos para quem tem gota, seu consumo deve ser evitado. Um abraço da equipe editorial do umCOMO.
José
Não entendi: Por proporcionar purinas, substâncias que se transformam em ácido úrico no organismo, são muito recomendadas para pacientes que sofrem de gota. Pelo que sei, as PURINAS são extremamente maléficas, para quem sofre de gota!!
simone
Excelente esta informação sobre a clara do ovo, bem detalhadas as informações,amei!!! Como todos dias no café
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Simone! Que bom saber que as informações foram do seu agrado. Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
1 de 2
Benefícios de comer clara de ovo