Partilhar

Benefícios de comer clara de ovo

Por Sara Viega. Atualizado: 18 julho 2017
Benefícios de comer clara de ovo

O ovo é um dos alimentos com a proteína mais pura que podemos consumir, presente sobretudo, na clara que contém, além disso, importantes nutrientes benéficos para o nosso organismo. Comer clara de ovo diariamente proporcionará uma fonte de minerais, vitaminas e proteínas que manterão o nosso organismo saudável e forte. Em umComo.com.br vamos contar para você os benefícios de comer clara de ovo para que a inclua na sua dieta diária e usufrua de todas as vantagens que oferece.

Passos a seguir:
1

Um dos primeiros benefícios da clara de ovo é que contém muitos nutrientes. E, portanto, é um alimento completo para nossos músculos e ossos. Sua proteína de origem animal (albumina) é considerada de alto valor biológico, devido ao seu teor de aminoácidos essenciais e, se a isso somarmos a grande quantidade de minerais e vitaminas que tem, completará perfeitamente os nossos requisitos alimentares diários: vitamina B, riboflavina, selênio, potássio, magnésio, cálcio, fósforo, cobre, zinco, ferro e ácido fólico.

Graças a estes componentes nutricionais, a clara de ovo contém propriedades antimicrobianas, imunomoduladoras, antioxidantes, anticâncer e anti-hipertensivas. Apenas 100 gramas de clara de ovo fornece os seguintes valores nutricionais:

  • Proteínas: 3,5 g
  • Carboidratos: 0,3 g
  • Calorias: 49 cal
  • Vitaminas: A (105), B1 (0,05), B2 (0,18), B6 (0,06), D (1,8) e E (0,4)

Sugestão: Como tomar albumina para emagrecer

Benefícios de comer clara de ovo - Passo 1
2

A clara de ovo é ideal para atletas devido ao seu alto teor de proteínas, que estimulam o crescimento muscular. As suas proteínas são facilmente absorvidas pelo organismo e estas fazem com que recuperemos massa muscular, caso seja necessário aumentá-la.

3

A clara de ovo também não possui colesterol, como a gema tem devido à sua gordura. Portanto, em pessoas que sofrem deste problema, é um alimento muito recomendado para incluir na sua dieta.

4

A clara de ovo também é perfeita para fazer dieta, porque não possui gordura e tem poucas calorias. Controla o apetite, pois proporciona saciedade e não fornece calorias, apenas proteínas.

Comer clara de ovo pela manhã deixará você saciada de tal forma que não precisará adicionar à sua dieta mais carboidratos, por isso é um ótimo café da manhã. A proteína que contém encarrega-se de fornecer a energia necessária para enfrentar um novo dia.

5

Outros benefícios da clara de ovo:

  • Por proporcionar purinas, substâncias que se transformam em ácido úrico no organismo, são muito recomendadas para pacientes que sofrem de gota.
  • A clara de ovo é muito benéfica para a memória devido ao seu alto teor de colina, que é um nutriente que, além disso, ajuda na formação do tecido cerebral.
  • Possui um péptico (sequência curta de alguns aminoácidos) que pode diminuir a pressão arterial de uma pessoa, fazendo com que a sua eficácia chegue a ser a mesma que se tomássemos medicamentos, mas com a vantagem de não sofrer nenhum efeito secundário por se tratar de um alimento natural.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Benefícios de comer clara de ovo, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Escrever comentário sobre Benefícios de comer clara de ovo

2 comentários
José
Não entendi: Por proporcionar purinas, substâncias que se transformam em ácido úrico no organismo, são muito recomendadas para pacientes que sofrem de gota. Pelo que sei, as PURINAS são extremamente maléficas, para quem sofre de gota!!
simone
Excelente esta informação sobre a clara do ovo, bem detalhadas as informações,amei!!! Como todos dias no café
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Simone! Que bom saber que as informações foram do seu agrado. Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)

Benefícios de comer clara de ovo
1 de 3
Benefícios de comer clara de ovo

Voltar ao topo da página