Outros Alimentos e Saúde

Como tomar Kombucha

 
Letícia Lima
Por Letícia Lima. Atualizado: 24 agosto 2023
Como tomar Kombucha

Atualmente, um número cada vez maior de pessoas têm buscados alternativas para viver com mais saúde e qualidade de vida. Além da alimentação saudável e da prática regular de esportes, tomar bebidas fermentadas - como o kefir e o kombucha - é um hábito que tem se popularizado cada vez mais. Essas bebidas contém diversos elementos probióticos muito benéficos ao organismo, atuando sobretudo na melhora do sistema imunológico. Ficou interessado? Saiba no umCOMO como tomar kombucha.

Também lhe pode interessar: Como fazer kombucha do zero

Índice

  1. Kombucha: benefícios para a saúde
  2. Kombucha: como fazer
  3. Kombucha: dúvidas mais frequentes
  4. Como tomar kombucha para emagrecer
  5. Como se alimentar de forma saudável

Kombucha: benefícios para a saúde

Os benefícios para a saúde oferecidos pelo kombucha são conhecidos já há milênios, pois acredita-se que a bebida já era consumida pelos imperadores chineses para obter vigor e disposição. Estudos realizados na Rússia[1] comprovam para nós o que os povos do oriente já sabiam há muito tempo: tomar kombucha pode fazer maravilhas pela sua saúde. Listamos abaixo alguns dos principais benefícios desse chá fermentado:

  1. Melhora na digestão: como o kombucha é um probiótico, ele aumenta a quantidade de bactérias benéficas ao organismo no seu trato intestinal. Dessa forma, os alimentos são melhor digeridos e os nutrientes são absorvidos de forma eficiente.
  2. Melhora no sistema imunológico: para aqueles que vivem sempre doentes, tomar kombucha pode ser uma mão na roda. O chá fermentado conta com antioxidantes e vitamina C, prevenindo inflamações e deixando seu corpo mais resistente ao ataque de vírus e bactérias.
  3. Melhora na disposição: pelos efeitos no sistema digestivo e imunológico, o kombucha por consequência melhora o humor. Com um trato intestinal sadio, o corpo reduz o nível de estresse.

Atenção: alguns dos efeitos colaterais do kombucha podem ser gases e intestino solto. Portanto, não exagere na dose!

Kombucha: como fazer

Com certeza os benefícios do kombucha conquistaram você para consumir essa bebida incrível. Para aqueles que gostam de um pouco mais de praticidade, é possível encontrar kombucha já pronto e a venda em lojas de produtos naturais ou veganos. No entanto, também é possível preparar a bebida em casa, usando uma das principais receitas com kombucha.

Mas afinal, como fazer kombucha? Você irá precisar de:

  • Cepas de kombucha (é possível adquiri-las por doação ou comprando pela internet)
  • Chá da sua preferência
  • Água
  • Açúcar orgânico, mascavo ou demerara

Observe o seguinte modo de preparo:

  1. Prepare o chá seguindo as proporções que mais agradem o seu paladar;
  2. Adicione uma quantidade de açúcar correspondente a essa proporção. Essa parte é muito importante, pois é o açúcar que ajudará na fermentação do kombucha;
  3. Coloque as cepas de kombucha (a "mãe") num recipiente de vidro esterilizado e adicione o chá já frio;
  4. Cubra o recipiente com um voal e guarde-o em um lugar escuro por cerca de 7 dias.
  5. Transcorrido esse tempo, uma camada nova de cepas de kombucha se formará na superfície do chá. Retire-a para preparar outra leva de kombucha!
  6. Conserve a bebida na geladeira.

Leitura complementar + receitas em: Como fazer kombucha do zero

Como tomar Kombucha - Kombucha: como fazer
Imagem: culinarynutrition.com

Kombucha: dúvidas mais frequentes

Por se tratar de algo relativamente novo na alimentação brasileira, muitas pessoas têm dúvidas sobre qual é a quantidade adequada de kombucha por dia ou qual é o melhor horário para tomá-lo. Por isso, umCOMO esclarece para você essas principais questões. Confira!

Quanto posso tomar de kombucha por dia?

Na primeira semana, o ideal é consumir cerca de 100 ml da bebida, sempre pela manhã e antes de consumir qualquer alimento. Observe as reações do seu corpo: se forem positivas, ou seja, se a manifestação dos efeitos colaterais for baixa, você pode aumentar a dose na semana seguinte.

Qual é o melhor horário para tomar kombucha?

Como foi dito anteriormente, o melhor horário para tomar kombucha é pela manhã e em jejum. Você também pode consumi-lo antes de dormir: experimente tomar 50 ml à noite e 50 ml pela manhã, por exemplo.

Dica: para quem se interessa por kombucha, outra excelente opção de alimento probiótico é o kefir. Confira nosso artigo como cuidar de kefir - todos os tipos para obter dicas e sugestões.

Como tomar kombucha para emagrecer

Kombucha emagrece? Essa é a dúvida de muitos homens e mulheres que procuram pela bebida como meio de perder alguns quilinhos a mais. A resposta é sim, mas é preciso associar o consumo de kombucha a outros hábitos saudáveis.

Esse poderoso chá fermentado auxilia no emagrecimento porque melhora a digestão. Dessa forma, o seu metabolismo pode ficar mais acelerado, auxiliando na perda de peso. Contudo, não adianta tomar kombucha para emagrecer sem adotar uma alimentação baixa em calorias e fazer exercícios físicos. Entenda nos parágrafos abaixo.

Como tomar Kombucha - Como tomar kombucha para emagrecer

Como se alimentar de forma saudável

A alimentação é uma das grandes preocupações da nossa sociedade. O culto ao corpo e a busca da dieta perfeita fazem com que muitas pessoas dediquem horas do seu dia a controlar as calorias que ingerem e os alimentos que consomem. Como já comentamos, a kombucha pode sim ser uma aliada para emagrecer, contanto que você cuide dos seus hábitos de exercícios físicos e uma alimentação mais saudável:

Controle sua saúde, não a balança

Para funcionar com pleno rendimento, seu corpo precisa de todos os grupos de alimentos: carboidratos como pão, massa, arroz, batata para obter energia, proteínas como a carne, peixe, ovo para a formação e manutenção dos músculos e outros tecidos do organismo, vitaminas, minerais e outros nutrientes que obtemos da fruta, o leite ou os vegetais verdes para diferentes funções fisiológicas. E, claro, gorduras como reserva de energia, como parte da membrana celular e como reguladoras de alguns hormônios.

Privar-se de qualquer um dos grupos alimentares talvez faça com que seu peso baixe, mas obrigará seu organismo a compensar aquilo que você está negando a ele.

Consumir todos os grupos alimentares com moderação dará como resultado que seu corpo funcione melhor, e você não precisará de suplementos de nenhum tipo.

Reserve tempo para comer

Sentar-se para comer pode ser todo um ritual. Dedicar uns segundos a observar os alimentos, desfrutar dos cheiros, as cores, etc. Mastigar devagar, por exemplo, além de fazer com que você se sinta saciado muito antes, facilita a digestão dos alimentos e permite saboreá-los bem mais.

Do mesmo modo, beber água lentamente durante a refeição, em vez de dar grandes goles, faz com que a hidratação seja ótima e sejam retidos menos líquidos.

Prestar atenção no fato de comer e alimentar-se sem pressa são duas coisas que nosso corpo agradece muito e que nos beneficiam mais do que imaginamos.

Considere os alimentos orgânicos

Os alimentos orgânicos ficaram muito na moda nos últimos tempos, mas são mais do que uma simples tendência. As frutas da estação cultivadas com poucos pesticidas, por exemplo, são mais benéficas para o organismo que as frutas tropicais de estufa que consumimos em pleno inverno.

O mesmo acontece com os ovos, a carne, e o peixe. Todo alimento orgânico que prescinde de aditivos desnecessários dá a você os nutrientes que requer sem acrescentar químicos inúteis.

Você precisa de tudo o que come?

Já comentamos que é importante que em sua alimentação estejam presentes todos os nutrientes de que precisa, mas você precisa realmente de tudo o que come?

Revise sua despensa e verifique quantas das coisas que consome têm grande quantidade de açúcar ou de gorduras saturadas. Produtos de panificação industrializados, guloseimas, carnes muito gordurosas e comida pré-cozida são alguns dos alimentos hipercalóricos que consumimos de forma habitual e desnecessária.

Não é errado fazer uma concessão de vez em quando, mas no ponto médio está a virtude. Tente evitar os excessos.

Desfrute da hora de comer

Comer tem em nossa sociedade um considerável peso de angústia e culpa associado. Isso é tremendamente negativo para o organismo. Independentemente dos problemas emocionais, o estresse reduz as defesas do corpo e está associado à insônia, à irritabilidade e a doenças mais sérias como a depressão.

É por isso que convém liberar as horas das refeições de emoções negativas, para que não seja só um momento de nutrir o corpo, mas também de relaxar a mente.

Tente desfrutar comendo, faça de suas refeições um momento agradável no qual possa descansar da rotina e saborear os alimentos. Seu corpo agradecerá.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tomar Kombucha, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Referências
  1. https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0963996900000673
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: culinarynutrition.com
1 de 3
Como tomar Kombucha