Outros Alimentos e Saúde

Como fazer kombucha do zero

Yasmin Fonseca
Por Yasmin Fonseca. Atualizado: 15 fevereiro 2021
Como fazer kombucha do zero

A kombucha é uma bebida que contém bactérias benéficas, é um probiótico originário da China com preparo similar ao do kefir cuja base é o chá preto, entretanto, também é possível produzi-la a partir de chá verde, chá de hibisco ou qualquer outra infusão que for do seu gosto[1]. Ainda que seja possível comprar kombucha já pronta em lojas de alimentos orgânicos, o preferível é que se faça em casa. Além disso, o procedimento não é difícil e a mesma levedura pode ser usada diversas vezes para produzir a bebida que contém diversas propriedades benéficas para a saúde. Se você se interessa pelo assunto e quer saber como fazer kombucha do zero em casa, já tendo ou não a sua colônia scoby, leia este artigo do umCOMO!

Também lhe pode interessar: Como tomar Kombucha

Índice

  1. Como fazer kombucha do zero
  2. Como fazer kombucha sem scoby
  3. Receita de kombucha: segunda fermentação saborizada
  4. Benefícios da Kombucha
  5. Contraindicações da Kombucha

Como fazer kombucha do zero

Existem diversos sabores possíveis para a kombucha, entretanto, primeiro é necessário que se faça uma "kombucha base" de primeira fermentação para depois aromatizá-la. Para preparar a kombucha você precisará de:

  • 1 scoby de kombucha
  • 2 litros de água
  • 3 colheres de chá preto, chá verde ou chá de hibisco;
  • 1 panela de aço ou vidro (evite panelas de alumínio);
  • 1/2 xícara de açúcar de sua preferência (caso seja do seu gosto, também é possível adoçar a kombucha com mel);
  • 1 pote de vidro;
  • 1 pano;
  • 1 elástico.

Antes de realizar as fermentações da kombucha, lave todos os utensílios a ser utilizados com vinagre e depois com água e sabão, para matar as bactérias pré-existentes pois, caso contrário, é possível que sua receita não saia como o desejado, visto que tais bactérias também poderão fermentar. Assim que todos os utensílios estiverem limpos, veja como preparar kombucha:

  1. Coloque a água para ferver;
  2. Assim que a água estiver fervendo, desligue o fogo;
  3. Adicione o açúcar e o chá escolhido para infusão;
  4. Espere aproximadamente 15 minutos e coloque o chá pronto no pote de vidro;
  5. Espere até que o chá fica em temperatura ambiente;
  6. Coloque o scoby de kombucha dentro do pote de vidro e tampe-o;
  7. Feche a boca do pote com um pano e passe o elástico em volta;
  8. Deixe o pote em lugar pouco iluminado, espere 1 semana e sua bebida estará pronta.

Dica: Nunca substitua o pano por uma tampa de plástico, afinal, é necessário que haja passagem de ar para que ocorra a fermentação.

Se você se preocupa em como cuidar da kombucha após a fermentação, saiba que é necessário apenas guardá-la na geladeira, evitando deixá-la exposta a lugares quentes e, se você se pergunta como fazer muda de kombucha, saiba que, após a primeira fermentação, outra colônia surgirá em cima da inicial.

Como fazer kombucha sem scoby

Se você quer fazer sua própria kombucha do zero, mas não tem uma colônia scoby em casa, não tem problema. Você pode criar a sua própria colônia, mas para isso você precisará de uma kombucha pronta. Você pode pedir para alguém ou comprar uma kombucha industrializada no mercado. Se você quer saber como fazer kombucha sem ter uma colônia scoby siga estes passos:

  1. Siga o passo 1 a 4 da receita de kombucha do zero da seção anterior e reserve, assim você terá o chá, sem a colônia;
  2. Agora, abra a kombucha pronta e com a ajuda de um coador, coe o conteúdo da garrafa dentro de outro recipiente limpo. Se julgar necessário, faça o procedimento duas vezes, para pegar bem os resíduos no coador;
  3. Adicione uma colher de vinagre de maçã orgânico ao chá que você fez e reservou no passo 1;
  4. Em seguida, passe os resíduos do coador para este chá que você preparou e tampe-o com um paninho e um elástico.

Pronto, agora você pode ir observado dia a dia a sua colônia de scoby crescer e você já terá ela pronta para fazer sua receita de kombucha sempre que quiser.

Receita de kombucha: segunda fermentação saborizada

Agora que você já sabe como fazer kombucha seguindo os passos anteriores e já tem a sua kombucha base pronta, é possível produzir a kombucha segunda fermentação, ou seja, a saborizada. Para produzir a kombucha saborizada você precisará de:

  • 1 garrafa pet de 2 litros;
  • 2 litros de chá de kombucha (o chá deve ser suficiente para encher completamente a garrafa escolhida, sendo assim, se escolher uma garrafa de 1,5 litro, será necessária apenas essa quantidade);
  • a fruta escolhida para saborizar o chá.

Agora siga os seguintes passos de receita de kombucha saborizada:

  1. Bata a fruta no liquidificador e coe com uma peneira (caso a fruta seja, por exemplo, o limão, é necessário apenas que se esprema para retirar o suco);
  2. Coloque na garrafa o suco da fruta com o chá base de kombucha até preencher completamente a garrafa (a quantidade de suco depende do quanto você quer dar sabor para a bebida, apenas tome cuidado em casos de frutas cítricas para não ficar muito ácido ou amargo);
  3. Guarde a garrafa em local escuro e espere aproximadamente 1 semana.

O chá de kombucha pode ser guardado por até 2 meses dentro da geladeira em recipiente fechado.

Outro famoso probiótico muito benéfico para a saúde é o kefir, para saber mais e como preparar, veja aqui 3 receitas com kefir.

Benefícios da Kombucha

Ao contrário de outros produtos naturais, há comprovações científicas de que a kombucha seja efetivamente boa para a saúde[2], sendo a bebida capaz de:

  • Emagrecer: kombucha emagrece, pois acelera o metabolismo, diminui a absorção de gordura e regulariza a alimentação;
  • Desintoxicar: o chá de kombucha é um ótimo detox e ajuda a eliminar substâncias tóxicas por meio da urina por ser um diurético;
  • Equilibrar o intestino: além de relaxar a região, a kombucha também ajuda no reequilíbro da flora intestinal, evitando prisões de ventre e ajuda a eliminar bactérias intestinais danosas, evitando infecções;
  • Ansiolítico natural: o probiótico ajuda a acalmar e deve ser tomado durante a noite um pouco antes de dormir para evitar a insônia e te ajudar a ter um sono regular e constante, sem acordar de madrugada;
  • Ajuda o fígado: por ser um desintoxicante, a kombucha ajuda a limpar o fígado de substâncias danosas e é recomendado em caso de abuso de bebidas alcoólicas durante uma ressaca;
  • Ajuda a evitar e eliminar infecções urinárias: por ser um diurético, o chá de kombucha aumenta a produção de urina e, consequentemente, a eliminação da bactéria causadora da infecção (o que não anula a necessidade do uso de antibióticos);
  • Combate gastrite: entre as bactérias que o chá de kombucha é capaz de eliminar está a causadora da gastrite, sendo assim, é recomendado nesses casos evitando também que a doença evolua para uma úlcera gástrica e até mesmo para um câncer de estômago.

Se você quiser saber quais os melhores momentos para tomar o chá, veja como tomar kombucha.

Contraindicações da Kombucha

Apesar de trazer diversos benefícios, existem pessoas para as quais a kombucha não é indicada. De acordo com a enfermeira doutorada Julianna Guimarães[3], as contraindicações da kombucha são:

  • Mulheres grávidas ou que estão amamentando (para o bebê a kombucha pode ter efeito laxante);
  • Pessoas com distúrbios de coagulação sanguínea (hemofílicos);
  • Diabéticos;
  • Hipertensos;
  • Pessoas que tenham sensibilidade a álcool;
  • Pessoas com sensibilidade ou alergia aos chás que são utilizados para o preparo da kombucha (verde, preto, mate).

Antes de começar o consumo regular de kombucha é indicado que você consulte um médico ou nutricionista.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer kombucha do zero, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Referências
  1. https://pt.wikipedia.org/wiki/Kombucha
  2. http://www.sbpcnet.org.br/livro/69ra/resumos/resumos/3112_197ceb2d1c03053d187fae353c9a8273d.pdf
  3. GUIMARÃES, Juliana. Para que serve Kombucha? Quais são seus benefícios e contraindicações? Disponível em: <https://medicoresponde.com.br/para-que-serve-kombucha-quais-sao-seus-beneficios-e-contraindicacoes/> Acesso em: 15 de fevereiro de 2021.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
A sua avaliação:
Elisabeth Mourão
Achei o artigo perfeito.Melhor que já vi. Vou usa lo devidamente e guarda lo a sete chaves,para ter sempre essa preciosidade.Gratidão.
A sua avaliação:
Liciani Vilela
É uma bebida que pode ser consumida com frequência?
A sua avaliação:
Vanuza Monteiro
Vou fazer agora mesmo! Receita muito boa!
Como fazer kombucha do zero