Leite de soja

Como fazer iogurte caseiro de soja

Como fazer iogurte caseiro de soja
Imagem: cocinaconsilvia.com

O iogurte de soja é uma ótima alternativa ao iogurte clássico para todas as pessoas com intolerância ou alergia à lactose, ou que queiram seguir uma dieta mais saudável e natural. Para os veganos e vegetarianos, a soja é um dos melhores substitutos da carne e do leite animal por seu alto conteúdo em proteína vegetal, riqueza em aminoácidos essenciais e cálcio. Atualmente encontramos este tipo de iogurte em quase todos os supermercados, com sabores diferentes, mas se prepararmos em casa podemos garantir que todos os ingredientes sejam naturais e podemos dar um sabor mais intenso. Se quiser saber como fazer iogurte caseiro de soja continue lendo este artigo de umComo e descubra quais são os passos.

Dificuldade baixa
Ingredientes:
Também lhe pode interessar: Como fazer leite de alpiste
Passos a seguir:
1

Preparar o iogurte caseiro de soja é muito simples, você só precisa de um litro de leite de soja e um iogurte natural de soja 100% vegetal (é mais recomendável que os iogurtes sejam caseiros, mas se for a primeira vez que você faz, compre). Também precisará de potes de vidro com fechamento hermético para guardar os iogurtes e um recipiente com capacidade isolante, como uma geladeira portátil de tecido. Lembre-se de esterilizar tudo previamente.

Como fazer iogurte caseiro de soja - Passo 1
Imagem: mepica.com
2

Quando já tiver tudo pronto, pegue em um pote com capacidade suficiente para um litro, jogue o leite dentro e esquente a fogo médio. É muito importante que o leite não chegue a ferver, pois isso poderia eliminar os fermentos que permitem coalhar com o iogurte mais para a frente. A temperatura ideal é de 50ºC, mas se não tiver um termômetro para medir a melhor maneira de saber se está pronto é provando com o dedo, introduzindo e comprovando se queima ou não. Se conseguir aguentar o dedo por 5 segundos sem queimar, retire do fogo.

Imagem. losmundosdepatri.com

Como fazer iogurte caseiro de soja - Passo 2
3

Agora, com o leite fora do fogo, introduza o iogurte de soja e mexa tudo com varinhas manuais ou uma colher de plástico. É importante que o utensílio usado para misturar o leite com o iogurte não seja metálico pois poderia afetar a fermentação. Verá que a mistura fica um pouco líquida, mas não se preocupe porque é normal.

Como fazer iogurte caseiro de soja - Passo 3
Imagem: canalcomeryvivir.com
4

Pegue os potes de vidro previamente esterilizados e com ajuda de um funil, coloque o iogurte de soja neles. Tampe e reserve um momento. Agora esquente um pouco de água e encha outro pote com ela: não se esqueça de tampar. Isto é feito no caso de não ter uma iogurteira, como método substituto ao sistema de uso dessa máquina. Coloque todos os potes, os iogurtes e o pote de água, no recipiente isolante; feche e deixe repousar por umas 10 horas, aproximadamente.

Como fazer iogurte caseiro de soja - Passo 4
Imagem: decathlon.es
5

Depois desse tempo, retire os iogurtes de soja do recipiente isolante e comprove se sua textura e consistência são adequadas. Se ainda faltar um pouco, deixe mais um par de horas; se já estiver pronto deverá conservar no geladeira e tomar quando quiser. Ao serem produtos elaborados em casa, a sua duração não é a mesma que a dos industriais e não costumam durar mais de uma semana.

Como fazer iogurte caseiro de soja - Passo 5
Imagem: productossinlactosa.net
6

Seus iogurtes caseiros de soja já estão prontos para comer! Como pode ver, prepará-los é muito fácil e o resultado é espetacular. Se quiser pode polvilhar um pouco de canela, acrescentar geleia de morango ou um pouco de mel, o que preferir, ou simplesmente tomar sem nada.

Como fazer iogurte caseiro de soja - Passo 6
Imagem: cocinaconsilvia.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer iogurte caseiro de soja, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Escrever comentário

O que você achou da receita?
2 comentários
maria aparecida
gostei muito dessa eceita
Mario
gostei do artigo
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Olá Mario, muito obrigada valeu :)
Imagem: cocinaconsilvia.com
Imagem: mepica.com
Imagem: canalcomeryvivir.com
Imagem: decathlon.es
Imagem: productossinlactosa.net
Imagem: cocinaconsilvia.com
1 de 7
Como fazer iogurte caseiro de soja