As dietas saudáveis

O que beber na dieta

 
Isadora R. Hausen
Por Isadora R. Hausen. 13 setembro 2023
O que beber na dieta

Hoje em dia as pessoas estão cada vez mais preocupadas com a saúde. Estar acima do peso é um problema que afeta muita gente e, também, interfere na sociedade. O alto índice da população com alto nível de obesidade é uma questão de saúde pública.

Sabendo disso, as pessoas têm buscado cada vez mais mudar seus hábitos alimentares e levar uma vida mais saudável. Para isso, uma dieta equilibrada é fundamental. Ela, aliada ao exercício físico, são a combinação perfeita para você melhorar a sua disposição, bem-estar e saúde.

A composição da dieta não está apenas nos alimentos que são ingeridos, na quantidade de calorias e nos tipos de nutrientes. Os líquidos a serem consumidos também compõem um plano alimentar equilibrado e muitos têm funções que vão além de simplesmente fazer emagrecer. Neste artigo do umCOMO você encontrará algumas opções de o que beber na dieta.

Também lhe pode interessar: Como substituir o pão na dieta

Índice

  1. Água
  2. Água de coco
  3. Chá verde
  4. Chá de ervas
  5. Chá de gengibre
  6. Kombucha
  7. Suco Detox
  8. Smoothies de frutas
  9. Bebidas com proteína
  10. Bebidas com vinagre
  11. Álcool engorda?
  12. Como beber e não engordar
  13. Beber junto com a comida faz mal?
Ver mais >>

Água

Boa parte da nossa composição corporal é de água, entre 50% e 60%. Isso não quer dizer que você não precise ingerir mais água durante o dia. Pelo contrário. A água é essencial para o nosso corpo, pois, além de não conter calorias, ela auxilia “na regulação da temperatura corporal e no transporte de nutrientes pelo organismo”[2].

A quantidade de água a ser consumida diariamente varia de pessoa para pessoa. Há profissionais da saúde que indicam 35 ml para cada quilo de peso. Mas uma boa média geral é não ingerir menos de 2 litros por dia.

Há quem ache beber água mineral pura ruim ou sem graça. No entanto, há maneiras de torná-la mais atrativa ao paladar sem adicionar-lhe teor calórico, basta saboriza-las. Você adiciona frutas, chás, ervas e terá uma bebida totalmente diferente. Você ainda pode fazer esta mistura com água com gás e assim terá um refrigerante natural sem conservantes, açúcares e outros “venenos”.

Água de coco

A água de coco é rica em sais minerais e vitamina C. Além disso, ela é fonte de eletrólitos, sendo uma das melhores opções para reidratar o corpo. Seus muitos benefícios contribuem para o "aumento da imunidade e também na produção de colágeno na pele, controlam a pressão arterial e fornecem antioxidantes que combatem doenças”[3].

Chá verde

O chá verde é uma das bebidas mais difundidas quando se pensa em bebidas para emagrecimento. Esse chá, feito das folhas da planta Camellia sinensis, possui componentes que aceleram o metabolismo e aumentam a queima de gordura. Ainda, ele pode ajudar a combater o colesterol ruim. Ele pode ser consumido quente ou frio e pode ser saborizado. A única atenção que se deve ter é de não consumi-lo a noite, pois ele contém cafeína na sua composição.

Chá de ervas

Os demais chás são uma boa opção se você não quer ingerir muita cafeína. Além disso, a depender da erva que você escolher, ele trará muitas propriedades diuréticas e antioxidantes para o seu organismo, além de serem hidratantes.

Chá de gengibre

O gengibre reúne duas características que o tornam um bom aliado da dieta: a sua ação termogênica, acelerando o metabolismo, e a baixa caloria. Dessa forma, o chá dessa raiz é uma boa opção de bebida na dieta, sem contar que ele ajuda a tratar dores no estômago.

Kombucha

Muito popular ultimamente, a kombucha é um chá que passa por um processo de fermentação natural que ajuda a formar probióticos que contribuem para a saúde digestiva, além de terem funções antioxidantes. Busque opções que contenham pouco açúcar.

Suco Detox

Além de pouco calórico, o suco verde auxilia na melhora do trato intestinal e promove a sensação de saciedade. É uma bebida rica em fibras, vitaminas e antioxidantes. Uma receita básica é você bater folhas de couve cruas, fatias de maçã e água gelada. Você pode adicionar um pouco de mel, frutas da sua preferência e sementes para enriquecer ainda mais a bebida.

Smoothies de frutas

Além de ajudarem na hidratação do corpo, os smoothies de frutas são uma forma saborosa de repor as vitaminas, fibras e minerais que o seu corpo precisa. Para fazê-lo, basta bater no liquidificador a sua fruta preferida com leite ou iogurte e gelo. Simples e delicioso.

Bebidas com proteína

Muitos nutricionistas defendem que, em uma dieta saudável e que busca o emagrecimento, para cada peso corporal, deve ser ingerido pelo menos um grama de proteína. Se for optar por uma dieta que inclua esse tipo de bebida, opte por um produto que possua pelo menos 20 gramas de proteína por dose e se atente para o número de calorias.

Bebidas com vinagre

O vinagre de maçã auxilia no controle dos níveis de açúcar no sangue. Além disso, ele possui probióticos que contribuem para a saúde imunológica e intestinal. Para uma bebida sem calorias, você pode adiciona-lo á água mineral ou com gás.

Álcool engorda?

Em geral, as bebidas alcóolicas são bastante calóricas, pois têm muitos carboidratos e depois de metabolizadas viram açúcar. Contudo, existem opções menos calóricas que você pode escolher[4]. São elas:

  • Whisky: 62 calorias por dose
  • Champanhe: uma taça tem 85 calorias
  • Gin: 30 ml contém 65 calorias
  • Rum e vodca: 30 ml equivalem a 97 calorias
  • Cerveja light: uma lata contém 103 calorias.
  • Vinhos: uma taça de vinho branco possui 119 calorias e a de tinto, 122.

Se você gosta de coquetéis, mas que são muito calóricos, uma dica é pedir para não adoçarem nem incluírem nenhum tipo de xarope açucarado.

Como beber e não engordar

Para consumir bebidas alcoólicas sem ganhar peso, é crucial praticar a moderação, limitando a ingestão. Optar por bebidas com menos calorias, como as que mencionamos acima, e evitar bebidas açucaradas, como coquetéis doces, também ajuda a reduzir o consumo calórico.

Além disso, manter-se hidratado, comer antes de beber e controlar as porções são estratégias úteis. Incorporar um estilo de vida ativo através do exercício físico regular pode equilibrar o impacto calórico do álcool. No entanto, é essencial lembrar que o álcool pode afetar o julgamento, portanto, o consumo deve ser responsável e consciente.

Beber junto com a comida faz mal?

Ingerir algum tipo de bebida durante ou após uma refeição não necessariamente será prejudicial para o seu plano de emagrecimento. Por um lado, o excesso de líquidos pode deixar a sua digestão mais lenta, além de dar a falsa sensação de estufamento. Contudo, além da sensação de mal-estar, a bebida na hora da comida não faz mal, nem tampouco afeta o resultado da balança no final do dia, a depender do que é consumido.

Não é bem o ato de ingerir líquido na refeição que faz mal ou engorda, mas sim a quantidade e o tipo de bebida que você está bebendo. São as chamadas calorias líquidas, que não são tão fáceis de identificar, já que "as bebidas contam com calorias que muitas vezes são ingeridas sem consciência[1].

Apesar de passarem despercebidas, algumas bebidas podem conter açúcares e outras formas de calorias que podem comprometer a sua rotina alimentar e a sua saúde. Veja a seguir opções de líquidos que podem ser aliados da sua dieta e alguns que até trazem outros benefícios para o seu bem-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que beber na dieta, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Referências
  1. BEBER AGUA DURANTE AS REFEIÇÕES ENGORDA. MITO OU VERDADE. Disponível em: <https://ge.globo.com/eu-atleta/nutricao/noticia/beber-agua-durante-as-refeicoes-engorda-mito-ou-verdade.ghtml/>. Acesso em 12/09/2023.
  2. CONHEÇA AS MELHORES BEBIDAS PARA QUEM ESTÁ DE DIETA. Disponível em: <https://planosdesaude.slz.br/conheca-as-melhores-bebidas-para-quem-esta-de-dieta/>. Acesso em 12/09/2023.
  3. VEJA 12 BEBIDAS QUE AJUDAM A DESINCHAR E A PEDER PESO. Disponível em: <https://www.metropoles.com/vida-e-estilo/nutricao/dieta-ta-on-veja-12-bebidas-que-ajudam-a-desinchar-e-a-perder-peso/>. Acesso em 12/09/2023.
  4. 8 MELHORES ALCÓOIS DE BAIXA CALORIA. Disponível em: <https://www.essenciabrasileira.com.br/8-melhores-alcoois-de-baixa-caloria-para-perda-de-peso-durante-uma-dieta/>. Acesso em 12/09/2023.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
O que beber na dieta