Reduzir calorias

Como substituir o pão na dieta

 
Nelson Ferreira
Por Nelson Ferreira. Atualizado: 12 novembro 2019
Como substituir o pão na dieta

Sempre que se quer começar uma dieta para perder peso ou para manter a forma, ocorre-nos sempre a mesma dúvida: o que fazemos com o pão? O pão é um alimento que normalmente é afastado das dietas hipocalóricas e pode ser difícil saber como o substituir. Comer pão às refeições ajuda-nos a sentimo-nos mais saciados e satisfeitos, por isso a afastar o pão da dieta podemos ter mais sensação de fome.

No umComo mostramos-lhe como substituir o pão na dieta e, deste modo, possa cumprir os seus objetivos de perder peso sem passar nem uma ponta de fome.

Também lhe pode interessar: Como comer menos pão

Índice

  1. Os melhores substitutos do pão
  2. Como substituir o pão nas refeições
  3. O pão engorda?

Os melhores substitutos do pão

Um dos motivos essenciais pelos quais comemos pão às refeições é porque nos ajuda a sentir uma maior saciedade e a complementar as nossas refeições. No entanto, se está pensando em fazer uma dieta sem pão deve saber que existem uma série de alimentos que nos podem ajudar a substituir o pão sem nos darmos conta.

  • Aveia: trata-se de um dos cereais mais completos para o nosso organismo, uma vez que nos ajuda no trânsito intestinal e dá-nos uma grande sensação de saciedade. No umComo pode descobrir quais são os benefícios da aveia.
  • Tortilhas de milho ou de arroz: estes suplementos alimentares podem servir como substitutos do pão e ajudar-nos a sentir mais saciados, evitando o consumo excessivo de calorias. Pode desfrutar deste snack no café da manhã preparado como se fosse um sanduíche.
  • Pão de centeio: este tipo de pão pode ser um ótimo substituto do pão de farinha branca, uma vez que o centeio, além de se parecer com a farinha integral, confere-nos grandes quantidades de energia, fibra e vitamina B, nutrientes que não se encontram no pão branco. Neste artigo do umComo mostramos-lhe os benefícios do pão de centeio e também lhe mostramos como fazer pão de centeio, caso tenha vontade de o fazer em sua casa.
  • Batidos de aveia: outra forma de deixar de comer pão é consumir batidos feitos com aveia e combiná-los com frutas da época ou frutos secos. Este tipo de bebidas tão dão uma grande sensação de saciedade. Têm poucas calorias mas têm nutrientes saudáveis para o nosso organismo.
Como substituir o pão na dieta - Os melhores substitutos do pão

Como substituir o pão nas refeições

Pode ser que lhe custe imaginar o seu café da manhã sem as torradas ou sem o sanduíche, no entanto, se quer deixar o pão é imprescindível que incorpore nas suas refeições os alimentos que comentamos anteriormente e desfrute, desse modo, de uma alimentação sem pão.

  • Café da manhã: Na hora do café da manhã, em vez de comer pão opte por comer cereais como a aveia que conseguirá aumentar a sua sensação de saciedade. Também pode optar por comer uma torrada com pão de centeio e uma fatia de peito de peru, por exemplo.
  • Almoço: Durante o almoço, pode mudar o consumo de pão por uma tortinha de arroz que lhe mata a fome sem consumir demasiadas calorias.
  • Lanche: Quando lhe der a fome à tarde, o melhor é optar por preparar um batido de aveia com fruta ou frutos secos, como por exemplo o que lhe mostramos neste artigo: como fazer um batido de aveia e banana.
  • Jantar: Durante o jantar o melhor é esquecer os carboidratos se quiser perder peso, por isso é recomendável que substitua o pão por outros alimentos que provocam saciedade sem ter tantas calorias, como é o caso das verduras frescas (espinafres, acelgas, verduras na chapa, etc).

Se o objetivo de substituir o pão na dieta é perder peso deve ter em conta que durante a hora do jantar é recomendável que não se comam carboidratos. Neste artigo do umComo mostramos-lhe os melhores alimentos para jantar.

Como substituir o pão na dieta - Como substituir o pão nas refeições

O pão engorda?

Se a sua ideia de deixar de comer pão é porque acredita que o pão engorda, deve saber que esta afirmação não é correta. O pão, por si só, não engorda, o que engorda são os acompanhamentos que colocamos no pão, por exemplo se lhe metemos muita manteiga, muitos embutidos gordurosos, etc.

O componente calórico do pão é menor do que imagina: por 100 grama de pão está ingerindo 220 kcal, uma proporção que não é muito elevada. Tenha em conta que 100 gramas de pão equivalem a dois pães que podem ser consumidos durante o dia, portanto, se quer uma dieta equilibrada não tem de substituir o pão na sua alimentação, só tem que dosear a sua ingestão e tentar não o comer à noite.

Como substituir o pão na dieta - O pão engorda?

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como substituir o pão na dieta, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Como substituir o pão na dieta