As dietas saudáveis

Como fazer um jantar saudável

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como fazer um jantar saudável

Para seguir uma vida saudável, uma dieta equilibrada é fundamental para que o nosso corpo funcione perfeitamente. Com uma dieta equilibrada conseguiremos evitar problemas cardiovasculares e de obesidade. Os especialistas recomendam que a alimentação seja rica em fibras, em vegetais, pobre em gorduras e em produtos muito calóricos. Estas regras devem ser seguidas para o jantar, a última e mais esquecida refeição do dia. Em umComo.com.br contamos para você como fazer um jantar saudável.

Também lhe pode interessar: Como fazer um jantar leve

Índice

  1. Como deve ser uma dieta saudável
  2. Nunca pule o jantar
  3. Sugestões para um jantar saudável

Como deve ser uma dieta saudável

Para que a alimentação seja saudável e equilibrada deve ter duas porções de verdura nas principais refeições. Deve também ingerir de 2 a 3 peças de fruta por dia e de 2 a 3 alimentos com proteínas como, por exemplo, peixe, ovos e carne.

Também deve ingerir de forma diária cereais ricos em fibra, como pão, massa ou arroz. Evite a todo custo o açúcar, todo tipo de doces, bolos, bolos industrializados, comida pré-cozinhada e bebidas açucaradas. São recomendações que deverá ter em consideração para distribuir os alimentos durante as 5 refeições do dia.

Como fazer um jantar saudável - Como deve ser uma dieta saudável

Nunca pule o jantar

Há um conselho que deve ter sempre em consideração: nunca pule o jantar. Muitas pessoas acham que fazendo isto conseguirão emagrecer com mais facilidade, mas a verdade é que não é assim. Ainda que a base de toda dieta consista em reduzir as calorias, nunca é recomendável pular refeições para conseguir esse objetivo.

Ao invés de deixar alguma de lado, lembre-se sempre de repartir a ingestão de alimentos ao longo do dia para controlar o apetite e a ansiedade. Se não jantar, na manhã seguinte terá muita fome e talvez acabe comendo muito e de forma pouco saudável.

Como fazer um jantar saudável - Nunca pule o jantar

Sugestões para um jantar saudável

Para jantar de forma saudável e leve, seus pratos devem conter verduras cozidas ou cruas, proteínas (ovos, carne ou peixe) e uma quantidade limitada de féculas (massa, cereais, legumes, pão). Se estiver de dieta para perder peso deveria consultar um nutricionista para obter assessoria sobre a composição quantitativa, mas também recomendamos que leia o nosso artigo sobre como fazer um jantar leve.

Vamos propor algumas opções interessantes e saudáveis para jantar todos os dias:

  • Opção 1: Poderia fazer um creme de abobrinha com merluza ao vapor ou grelhada e de sobremesa comer duas peras. O creme poderia ser feito à base de batata, cebola, abobrinha, um pouco de azeite, sal e pimenta-do-reino.
  • Opção 2: Outra forma simples e muito equilibrada de jantar é preparando uma salada completa com alface, tomates, cebola, beterraba, cenoura, atum, 1 ovo cozido e amêndoa moída. Tudo temperado com um molho de iogurte desnatado, acompanhado de uma torrada de pão integral. De sobremesa pode comer duas mexericas.
  • Opção 3: Se preferir um jantar com base em alimentos fervidos, pode preparar verduras ao vapor com frango. A receita ideal é composta de pimentão, berinjela, cenoura, cebola e tomate, com peito de frango sem osso cortado em cubinhos. Pode acompanhar o jantar com duas torradas de pão integral de centeio e de sobremesa uma fatia de melão.

Para poder configurar seu cardápio, convidamos você a ler o nosso artigo sobre os melhores alimentos para jantar.

Como fazer um jantar saudável - Sugestões para um jantar saudável

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer um jantar saudável, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Como fazer um jantar saudável