Como substituir o pão na dieta

Como substituir o pão na dieta

Sempre que se quer começar uma dieta para perder peso ou para manter a forma, ocorre-nos sempre a mesma dúvida: o que fazemos com o pão? O pão é um alimento que normalmente é afastado das dietas hipocalóricas e pode ser difícil saber como o substituir. Comer pão às refeições ajuda-nos a sentimo-nos mais saciados e satisfeitos, por isso a afastar o pão da dieta podemos ter mais sensação de fome.

No umComo mostramos-lhe como substituir o pão na dieta e, deste modo, possa cumprir os seus objetivos de perder peso sem passar nem uma ponta de fome.

Os melhores substitutos do pão

Um dos motivos essenciais pelos quais comemos pão às refeições é porque nos ajuda a sentir uma maior saciedade e a complementar as nossas refeições. No entanto, se está pensando em fazer uma dieta sem pão deve saber que existem uma série de alimentos que nos podem ajudar a substituir o pão sem nos darmos conta.

  • Aveia: trata-se de um dos cereais mais completos para o nosso organismo, uma vez que nos ajuda no trânsito intestinal e dá-nos uma grande sensação de saciedade. No umComo pode descobrir quais são os benefícios da aveia.
  • Tortilhas de milho ou de arroz: estes suplementos alimentares podem servir como substitutos do pão e ajudar-nos a sentir mais saciados, evitando o consumo excessivo de calorias. Pode desfrutar deste snack no café da manhã preparado como se fosse um sanduíche.
  • Pão de centeio: este tipo de pão pode ser um ótimo substituto do pão de farinha branca, uma vez que o centeio, além de se parecer com a farinha integral, confere-nos grandes quantidades de energia, fibra e vitamina B, nutrientes que não se encontram no pão branco. Neste artigo do umComo mostramos-lhe os benefícios do pão de centeio e também lhe mostramos como fazer pão de centeio, caso tenha vontade de o fazer em sua casa.
  • Batidos de aveia: outra forma de deixar de comer pão é consumir batidos feitos com aveia e combiná-los com frutas da época ou frutos secos. Este tipo de bebidas tão dão uma grande sensação de saciedade. Têm poucas calorias mas têm nutrientes saudáveis para o nosso organismo.

Como substituir o pão nas refeições

Pode ser que lhe custe imaginar o seu café da manhã sem as torradas ou sem o sanduíche, no entanto, se quer deixar o pão é imprescindível que incorpore nas suas refeições os alimentos que comentamos anteriormente e desfrute, desse modo, de uma alimentação sem pão.

  • Café da manhã: Na hora do café da manhã, em vez de comer pão opte por comer cereais como a aveia que conseguirá aumentar a sua sensação de saciedade. Também pode optar por comer uma torrada com pão de centeio e uma fatia de peito de peru, por exemplo.
  • Almoço: Durante o almoço, pode mudar o consumo de pão por uma tortinha de arroz que lhe mata a fome sem consumir demasiadas calorias.
  • Lanche: Quando lhe der a fome à tarde, o melhor é optar por preparar um batido de aveia com fruta ou frutos secos, como por exemplo o que lhe mostramos neste artigo: como fazer um batido de aveia e banana.
  • Jantar: Durante o jantar o melhor é esquecer os carboidratos se quiser perder peso, por isso é recomendável que substitua o pão por outros alimentos que provocam saciedade sem ter tantas calorias, como é o caso das verduras frescas (espinafres, acelgas, verduras na chapa, etc).

Se o objetivo de substituir o pão na dieta é perder peso deve ter em conta que durante a hora do jantar é recomendável que não se comam carboidratos. Neste artigo do umComo mostramos-lhe os melhores alimentos para jantar.

O pão engorda?

Se a sua ideia de deixar de comer pão é porque acredita que o pão engorda, deve saber que esta afirmação não é correta. O pão, por si só, não engorda, o que engorda são os acompanhamentos que colocamos no pão, por exemplo se lhe metemos muita manteiga, muitos embutidos gordurosos, etc.

O componente calórico do pão é menor do que imagina: por 100 grama de pão está ingerindo 220 kcal, uma proporção que não é muito elevada. Tenha em conta que 100 gramas de pão equivalem a dois pães que podem ser consumidos durante o dia, portanto, se quer uma dieta equilibrada não tem de substituir o pão na sua alimentação, só tem que dosear a sua ingestão e tentar não o comer à noite.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como substituir o pão na dieta, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.