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Como comer menos pão

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como comer menos pão

Quer reduzir o pão em sua dieta? A primeira coisa que deve ter em conta é que não deve eliminá-lo completamente da sua alimentação, pois trata-se de um ingrediente rico em carboidratos, um grupo alimentar essencial para usufruir de uma vida saudável. Mas é verdade que se deve ter uma série de considerações em relação ao consumo do pão, por isso, neste artigo de umComo contamos para você como comer menos pão dando alternativas saudáveis e com poucas gorduras.

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Pode ser que o motivo pelo qual queira reduzir o pão da sua dieta seja porque quer emagrecer. Neste sentido, devemos indicar a você várias coisas a este respeito, pois há um mito ao redor deste tema que é necessário desfazer:

  • O pão não engorda: e é verdade. O que engorda são os ingredientes com os quais se acompanha (embutidos, gorduras, molhos, etc.). De fato, se nos lembrarmos da pirâmide alimentar, vemos que os hidratos são um dos alimentos que não devem faltar em uma dieta. Assim, por muito que deixe de comer pão, não emagrecerá se não seguir uma dieta saudável pois, lembre-se, não é o pão que faz você engordar. Para mais informação sobre este tema, recomendamos que consulte nosso artigo sobre as verdades e mentiras sobre o pão.
  • Pão integral sempre!: o motivo desta "regra" é porque, após o processo de refinamento a que se submete a farinha branca, a maioria dos nutrientes se perdem e, portanto, quando comemos pão branco, quase não estamos ingerindo vitaminas nem minerais. Por outro lado, se optarmos pelo pão integral, estamos dotando o nosso organismo de fibra que, por sua vez, é boa para regular o trânsito intestinal.
  • O pão, pela manhã: é que os hidratos são esse grupo de alimentos que nos proporcionam muita energia e, caso esta não se queime, acaba sendo armazenada no corpo como gordura saturada. É por este motivo que os culturistas comem muitos hidratos, porque transformam as calorias desta comida em energia.
Como comer menos pão - Passo 1
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Ainda que tenhamos indicado que o pão não pode faltar em sua dieta (o integral, claro), é verdade que deve limitar o seu consumo, porque tem uma série de propriedades que podem afetar a nossa saúde, como as seguintes:

  • Tem muito sal: o pão é um alimento rico em sal, por isso afeta negativamente a nossa saúde e, sobretudo, a das pessoas com problemas de tensão.
  • O pão branco, sem vitaminas: já dissemos anteriormente, mas voltamos a repetir que consumir pão branco é como se não comesse nada, ou seja, calorias vazias que não contribuem em nada para seu organismo.
  • Índice glicêmico alto: continuamos falando do pão branco já que, ao consumi-lo, aumentam os níveis do açúcar e da insulina e isto pode provocar desde aumento do peso corporal até ao desenvolvimento de doenças como diabetes tipo 2.

Por todos estes motivos, é importante comer menos pão em seu dia a dia e optar por outras alternativas mais saudáveis que contribuirão com ótimos nutrientes para o seu corpo.

Como comer menos pão - Passo 2
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A melhor forma de reduzir o consumo de pão em sua dieta é substituir por alguns alimentos que contribuam com a mesma sensação de saciedade, mas que sejam mais benéficos para a sua saúde. De qualquer forma, comer um pouco de pão integral de café da manhã está totalmente recomendado, pois contribuirá com nutrientes e, além disso, ajudará você a regular o trânsito intestinal.

Os melhores substitutos do pão são:

  • Tortilha integral de trigo: é uma boa forma de consumir menos pão pois são muito finas e podem ser usadas de um modo muito parecido ao como usamos o pão, ou seja, podemos fazer sanduíches e acompanhar nossas refeições.
  • Aveia: experimente tomar como café da manhã todos os dias um recipiente de aveia, pois trata-se de um dos cereais mais saudáveis para o nosso organismo, já que contribui com uma grande saciedade e, além disso, são muito ricos em fibra. Tomando estes cafés da manhã ou lanches você conseguirá diminuir o pão em sua dieta.
  • Panquecas de arroz ou de milho: assim como ocorre com as tortilhas, este produto é perfeito para substituir o pão e conseguir preparar torradas mais leves e pequenos sanduíches que contêm menos calorias e são mais saudáveis que o pão branco.
  • Vitaminas de aveia: no verão, não há nada mais refrescante que uma vitamina, por isso, uma boa alternativa que dará a você saciedade e múltiplas vitaminas é preparar a aveia combinada com frutas da estação. É a melhor ideia para a sua hora do lanche!
Como comer menos pão - Passo 3
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Assim, para deixar de comer pão o melhor é optar por incluir em sua dieta algum dos produtos acima mencionados ainda que, não se esqueça, o pão na dieta é muito benéfico para a saúde, desde que seja feito de farinha integral. Assim, as regras a ter em conta para comer pão de forma saudável são:

  • Que seja integral.
  • Que seja comido durante as primeiras horas do dia (sobretudo no café da manhã).
  • Acompanhe-o sempre de proteínas com poucas gorduras e vegetais: deixe de lado os sanduíches de presunto ou chouriço e opte por alternativas mais saudáveis como peru ou queijos com pouca gordura.
Como comer menos pão - Passo 4

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