Partilhar

Quais são os melhores alimentos para jantar

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Quais são os melhores alimentos para jantar

Levar uma vida saudável depende muito de nossa alimentação. Levar uma dieta equilibrada combinada com a prática diária de esporte é um hábito perfeito para manter nossa linha e apreciar uma vida saudável.

No entanto, há muitas pessoas que continuam sem saber quais são os melhores alimentos para jantar e não conseguem perder esses quilos a mais ou dormir de forma agradável durante a noite. É que o jantar é um momento crucial para levar uma vida mais saudável.

Em umComo queremos explicar a você quais são os melhores alimentos para jantar e que desfrute de uma vida repleta de saúde e bem-estar.

Também lhe pode interessar: As melhores verduras para jantar

Cafés da manhã e jantares

Quando acordamos, nosso corpo leva muitas horas dormindo sem ter ingerido nenhum tipo de alimento; por isso se diz que o café da manhã é a refeição mais importante do dia, pois temos que repor nossas reservas de nutrientes para poder começar com nossa rotina.

No entanto, com o jantar ocorre justamente o contrário. Levamos todo o dia ingerindo diferentes alimentos que nos deram energia e nutrientes; agora é o momento do relax e de preparar nosso corpo para dormir. Precisamente por isso, porque vamos estar muitas horas deitados sem fazer exercício, é importante realizar jantares leves com baixo teor calórico e efeito saciante para não passar fome.

Dependendo dos alimentos que comemos na hora de jantar ou se passamos com as quantidades podemos acumular mais gordura e, portanto, engordar, além de ter digestões pesadas que influirão de maneira negativa em nosso descanso de grande maneira.

Quais são os melhores alimentos para jantar - Cafés da manhã e jantares

O que comer durante o jantar

Se você quer saber quais são os melhores alimentos para jantar, tem que saber que a melhor combinação que pode consumir é a que contém proteínas e verduras cozidas; deste modo, não ingere nenhum tipo de gordura nem hidrato de carbono que se possa acumular e deixar a digestão pesada.

Alimentos bons para o jantar:

  • Verduras cozidas e hortaliças: espinafre, vagem, cremes de verduras, verduras grelhadas, pimentões ao forno, etc.
  • Laticínios com poucas calorias: o queijo fresco ou o iogurte desnatado são alimentos que ajudam a saciar e contêm poucas calorias.
  • Carnes de ave e peixes: frango, peru, merluza, pacamão, linguado, etc. Todos estes alimentos deverão ser cozidos na grelha e com pouco azeite para que o jantar seja mais leve.
  • Ovos: São proteínas de qualidade, mas têm um alto teor calórico, portanto, recomenda-se jantar ovos uma ou duas noites por semana no máximo.
Quais são os melhores alimentos para jantar - O que comer durante o jantar

Que alimentos evitar na hora do jantar

Existe uma série de alimentos que deveríamos excluir de maneira genérica de nossos jantares por seu alto teor em gordura, em calorias ou por suas pesadas digestões. A seguir em umComo damos a você uma lista dos alimentos a evitar durante o jantar, tome nota!

  • Sanduíches: tudo o que implicar pão em excesso com embutido é preferível evitar ingerir antes de ir dormir. Os hidratos de carbono contêm um grande excesso em gorduras que, se não se queimam, se convertem em gorduras saturadas.
  • Saladas com alface: a alface é um alimento que não costuma se digerir bem por seu alto teor em fibra insolúvel. Pode causar gases e inchaço, o que fará que não possamos dormir bem. É melhor comer saladas sem alface: saladas de tomate, de pepino, de espinafre, etc.
  • Massa, arroz e pizzas: dado seu alto teor em hidratos de carbono, é recomendável não ingerir este tipo de alimentos durante o jantar.
  • Embutidos: comer um pouco de presunto serrano, linguiça ou chouriço também não é uma boa alternativa na hora do jantar por seu alto teor em gordura.
  • Frutas da estação: diz-se que faz mal comer fruta pela noite e o motivo é que estes alimentos contêm frutose, um nutriente que se não o queimamos adequadamente, se converte em glicose.
Quais são os melhores alimentos para jantar - Que alimentos evitar na hora do jantar

Exemplos de jantares saudáveis

Para que saiba quais são os melhores alimentos para jantar, em umComo vamos facilitar cinco menus diferentes que são ideais para esta hora do dia.

  • Opção 1: Purê de abobrinha com merluza grelhada.
  • Opção 2: Dois filés de salmão ao forno com berinjelas.
  • Opção 3: Verduras ao vapor com frango.
  • Opção 4: Salada de tomate e atum.
  • Opção 5: Peito de peru na chapa com pimentão.
Quais são os melhores alimentos para jantar - Exemplos de jantares saudáveis

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os melhores alimentos para jantar, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Escrever comentário sobre Quais são os melhores alimentos para jantar

O que lhe pareceu o artigo?

Quais são os melhores alimentos para jantar
1 de 5
Quais são os melhores alimentos para jantar

Voltar ao topo da página