Partilhar

Como fazer óleo de manjericão

Por Sara Viega. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como fazer óleo de manjericão
Imagem: DD-aromaterapia.com

O óleo de manjericão tem múltiplos usos na cozinha, podendo ser utilizado para temperar suas saladas, preparar um molho pesto, condimentar a massa, a carne ou o peixe. Pode ser comprado já pronto ou ser preparado em casa, seguindo esta receita simples. As propriedades do manjericão ampliam os usos deste óleo para outros campos, como o medicinal. É um potente digestivo natural, favorecendo a diminuição de vômitos e aumentando o apetite. Se quer saber como fazer óleo de manjericão caseiro e fácil de preparar, continue lendo este artigo de umComo.com.br e descubra.

Vai precisar de:
Também lhe pode interessar: Como fazer um refogado para almôndegas
Passos a seguir:
1

Para preparar este óleo aromático caseiro, você precisará de duas xícaras e 1/4 de azeite de oliva virgem extra, uma xícara de manjericão fresco e um recipiente de vidro com fechamento hermético. Se quer saber quanto equivale uma xícara em gramas por não dispor deste tipo de medida, nós explicamos neste artigo.

2

Primeiro, limpe bem as folhas de manjericão. Para isso, utilize um pano limpo ou papel de cozinha e esfregue-as com cuidado. Caso tenham areia, lave-as primeiro com água. Em seguida, ponha uma panela com água ao fogo, introduza-as e esquente-as um pouco. Não deixe ferver. Um minuto é o suficiente.

Como fazer óleo de manjericão - Passo 2
Imagem: remediosherbales.com
3

Quando as folhas tiverem escaldado um pouco, esfrie-as introduzindo-as em um recipiente com água e gelo. Escorra-as bem para eliminar o excesso de água e triture-as. Podem ser trituradas com um liquidificador, com uma batedeira ou manualmente com um pilão, o que for mais adequado para você.

4

Conforme forem triturando, comece a acrescentar o azeite pouco a pouco e continue triturando tudo. Após a trituração, você pode coar para eliminar os restos de folhas de manjericão ou deixar tal como está completamente líquido.

Como fazer óleo de manjericão - Passo 4
Imagem: elosoconbotas.com
5

Neste ponto, há duas opções. A primeira delas é usá-lo dessa forma para temperar suas saladas ou complementar seus pratos favoritos e, a segunda, é introduzi-lo em um recipiente de vidro e deixá-lo macerar entre duas semanas a um mês para intensificar o seu sabor. Caso se interesse pela segunda, simplesmente reserve-o em um recipiente, acrescente algumas folhas de manjericão que deverão ser trocadas a cada duas semanas, feche-o e deixe-o em um lugar fresco, livre de umidades e onde não chegue a luz direta do sol. Não o guarde na geladeira.

6

Ainda que não queira macerá-lo, é sempre mais aconselhável guardá-lo em um recipiente de vidro para uma melhor conservação. Como você pode ver, a preparação do seu próprio óleo de manjericão é muito simples e dará um toque extraordinário às suas receitas. Se preferir, você pode cultivar o manjericão em casa seguindo as instruções deste artigo.

Como fazer óleo de manjericão - Passo 6
Imagem: otramedicina.imujer.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer óleo de manjericão, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Escrever comentário sobre Como fazer óleo de manjericão

O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
A sua avaliação:
Lena
Tudo sobre manjericão
A sua avaliação:
Severina B. Santos
Grata pela orientação, mas eu gostaria de fazer o óleo para uso corporal. Poderia substituir por óleo de amendoas, ou Purol, etc??? Garata.
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Severina! Se você quer fazer um óleo para uso corporal, eu recomendo que faça então um óleo de coco ou de abacate. Seguem as receitas para cada um aqui: http://beleza.umcomo.com.br/articulo/como-fazer-oleo-de-abacate-9550.html http://beleza.umcomo.com.br/articulo/como-fazer-oleo-de-coco-caseiro-6470.html
A sua avaliação:
Severina B. Santos
Excelente, todos.. Vou fazer todos, adoro aromaterapia..
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Severina! Muito obrigada pelo seu comentário e boa sorte :)

Como fazer óleo de manjericão
Imagem: DD-aromaterapia.com
Imagem: remediosherbales.com
Imagem: elosoconbotas.com
Imagem: otramedicina.imujer.com
1 de 4
Como fazer óleo de manjericão

Voltar ao topo da página