menu
Partilhar

Como fazer camarão congelado

 
Por Ketlyn Araujo. 23 março 2021
Como fazer camarão congelado

Pensando em preparar um prato especial, mas sem estourar o orçamento? Fique com a nossa excelente sugestão de receitas de camarão congelado. Os camarões são bastante saborosos e mais econômicos que outros tipos de frutos do mar - além disso, se você os compra congelados, o preço é ainda menor.

Camarões possuem um sabor suave, bem como uma textura macia e saborosa - ao contrário do lagostim, que tem sabor mais forte e consistência mais firme e seca. No mercado você pode encontrar diferentes apresentações do produto: com casca e sem casca, congelado ou fresco, cru ou cozido. Nesse sentido, ao preparar camarão congelado é importante que você leve em conta também a apresentação, já que isso influencia na maneira de preparar e descongelar os camarões.

Com isso em mente, aqui no umCOMO vamos te ensinar como fazer camarão congelado, usando diferentes técnicas de cozimento: ao forno, na grelha e no micro-ondas. Lembre-se de sempre comprar camarões congelados de qualidade, já que isso também vai alterar bastante o resultado final.

Também lhe pode interessar: Como cozinhar lagostins

Camarão congelado ao forno

Fazer camarão congelado no forno tem muitas vantagens: faz menos sujeira, não deixa a casa cheirando, você pode assar várias bandejas ao mesmo tempo e, principalmente, você não precisa parar de conversar com seus convidados para cozinhar.

Mesmo que o mais adequado ao preparar o camarão é deixar que ele descongele por 12 horas, isso nem sempre é possível. Não se preocupe, pois nesses casos você pode recorrer a alguns truques práticos e seguros, que vão permitir que você se livre de qualquer problema na cozinha. Não tire os camarões do congelador e coloque-os diretamente na receita, isso pode prejudicar bastante o preparo.

Por último, ao descongelar, repare se o camarão tem ou não casca, pois esse fator é essencial para descongelar os camarões de maneira rápida, mas correta. Se você quer preparar camarão congelado ao forno, siga o passo a passo simples desta receita com toque picante:

  1. Se você comprou camarão cru sem casca, deixe descongelar lentamente. Deixe os camarões no próprio saco (hermeticamente fechado) ou coloque-os num saco que possa ser fechado hermeticamente. Depois, mergulhe-os em água natural (temperatura ambiente) durante 10 minutos. Por fim, enxágue levemente os camarões sob a torneira e deixe escorrer bem.
  2. Se você comprou camarão cru com casca, ferva em uma panela 3 litros de água para cada quilo de camarão. Antes disso, você deve lavar os camarões em água corrente diretamente na torneira. A ideia é que os camarões não fiquem em blocos, mas se separem.
  3. Quando a água começar a ferver, coloque o camarão. Depois de um tempo, a água vai voltar a ferver, dessa vez com os camarões dentro dela, que vão subir à superfície. É justamente nesse momento que você deve tirá-los da panela e passar para banho-maria invertido, deixando os camarões ali por 5 minutos. Deixe escorrer bem. O banho-maria invertido consiste em colocar, em uma tigela, água em abundância, gelo e, nesse caso, sal.
  4. Prepare os vegetais. Abra alguns pimentões, retire a parte branca e as sementes. Depois, descasque o alho. Por fim, enxágue os raminhos de salsa e pique-os.
  5. Triture os ingredientes anteriores e misture-os com o sal e um fio de azeite. Você pode triturar tudo com um pilão, liquidificador ou processador de alimentos. Depois de pronta, reserve a preparação. Deixe descansar por 30 minutos.
  6. Pré-aqueça o forno a 175-180ºC. Mantenha-o quente por pelo menos 10 minutos antes de introduzir os camarões. Use o calor de cima e de baixo.
  7. Disponha os camarões em uma assadeira. Cubra a bandeja com uma folha de silicone ou papel vegetal. Em seguida, distribua os camarões, para que não se amontoem em cima uns dos outros.
  8. Despeje a mistura reservada. Distribua uniformemente sobre os camarões, usando um pincel de cozinha. Se preferir um sabor mais intenso, deixe previamente os camarões de molho no preparo por 10 minutos.
  9. Pré-aqueça o forno a uma temperatura que deve variar entre 175 e 180ºC, durante 14/20 minutos ou até que fique pronto. Esse seria o tempo ideal para camarões que você deixou descongelar lentamente, ou no tempo de 10 minutos de descongelamento. Por outro lado, se você os descongelou pré-cozinhando, 8 ou 10 minutos no total serão suficientes, mas vale também observar até que eles pareçam prontos. Você saberá que eles estão prontos quando mudarem de coloração, tornando-se laranjas ou vermelho escuros. Use o calor emitido pelas áreas superiores e inferiores do forno.

Se você tem tempo livre parar preparar outras receitas de camarão mais elaboradas, deixamos algumas ótimas sugestões a seguir:

Como fazer camarão congelado - Camarão congelado ao forno

Camarões congelados na grelha

O processo de preparo dos camarões congelados na grelha é muito fácil e o resultado obtido é delicioso, desde que feito de maneira correta. Devemos nos lembrar de que, se pretendemos descongelar os camarões às pressas, isso pode afetar sua qualidade e suas características essenciais.

Nesse sentido, o principal é a maneira como se descongela os camarões. Não vamos esquecer de que, mesmo que você descongele os camarões da maneira correta, o uso de técnicas muito rápidas sempre vai acabar afetando um pouco a aparência do crustáceo. Ou seja, a cor da cabeça muda um pouco (às vezes fica mais branca), e pode ficar mais difícil remover a casca.

Embora exista quem opte por cozinhar camarões congelados diretamente na grelha ou na frigideira, se você fizer isso, sem descongelar o camarão previamente, eles vão cozinhar em excesso na própria água do degelo, o que fará com que a receita estrague. Para saber como fazer camarão congelado na grelha, siga os passos abaixo:

  1. Se você comprou camarão cru sem casca, deixe descongelar lentamente. Deixe os camarões no próprio saco (hermeticamente fechado) ou coloque-os num saco que possa ser fechado hermeticamente. Depois, mergulhe-os em água natural (temperatura ambiente) durante 10 minutos. Por fim, enxágue levemente os camarões sob a torneira e deixe escorrer bem.
  2. Se você comprou camarão cru com casca, ferva em uma panela 3 litros de água para cada quilo de camarão. Antes disso, você deve lavar os camarões em água corrente diretamente na torneira. A ideia é que os camarões não fiquem em blocos, mas se separem. Quando a água da panela começar a ferver, junte o camarão. Depois de um tempo, a água vai ferver novamente e os camarões vão flutuar. Retire-os assim que flutuarem e passe-os por uma tigela com bastante água, gelo e sal. Deixe por 5 minutos e escorra muito bem.
  3. Corte as barbas do camarão.
  4. Esquente bem a grelha ou frigideira. Você não precisa adicionar óleo na superfície. Espere cerca de 10 minutos antes de colocar os camarões.
  5. Adicione os temperos de sua preferência. Por exemplo, você pode polvilhar alho e um pouquinho de limão.
  6. Vire os camarões. Depois de temperados, cozinhe o outro lado. Se você os descongelou lentamente ou se os mergulhou em água, faça isso por 4 minutos. Se você os descongelou pré-cozinhando, 2 minutos, ou até notar que estão prontos, serão suficientes.
  7. Adicione um pouco de azeite de oliva extra virgem e sal.
  8. Sirva os camarões ainda quentes. Polvilhe salsinha picada se te agradar e leve-os diretamente à mesa.
Como fazer camarão congelado - Camarões congelados na grelha

Camarões congelados no micro-ondas

Eis aqui o método mais eficaz quando o assunto é como fazer camarão congelado de maneira rápida: o micro-ondas! Se você estiver com pressa, pode usar o micro para fazer os camarões congelados sem maiores problemas.

Leve em consideração, porém, que os métodos anteriores são mais recomendados, já que o micro-ondas funciona como uma última opção (ou de emergência) - sempre há o risco de cozinhar o camarão em excesso.

É por isso que você deve sempre conhecer muito bem seu micro-ondas e a potência que o seu aparelho usa para preparar alimentos. Aqui, deixamos o passo a passo para que você possa preparar camarão ao alho congelado no micro-ondas em apenas 3 minutinhos:

  1. Primeiro, descongele os camarões. Embora o ideal seja descongelá-los lentamente na geladeira, oferecemos duas opções adicionais.
  2. Descongele-os com água e sal. Outra forma de descongelar camarões crus congelados com casca é colocá-los em um recipiente de plástico ou vidro, adicionar um limão picado em duas partes, 1 colher de chá de sal grosso e cobrir tudo com água fria. Em seguida, os camarões devem ser deixados em repouso por 1 hora. Após esse tempo, escorra os camarões, enxágue levemente e escorra novamente.
  3. Descongele camarão no micro-ondas. Você pode fazer isso criando uma estufa de vapor. Adicione de 2 a 3 colheres de água, coloque a bandeja e os camarões por cima dela, e feche. Programe o micro para descongelar e inicie o processo em fases de 30 segundos, até você sentir que, ao tocar nos camarões, eles estão firmes, mas não duros.
  4. Triture 2 dentes de alho e um punhado de salsinha.
  5. Amasse tudo muito bem, usando um pilão, e misture com 2 colheres de sopa de azeite e 1 pitada de sal grosso. Faça o preparo com antecedência, pelo menos 30 minutos antes de cozinhar os camarões.
  6. Espalhe a pasta nos camarões. Use um pincel de cozinha para te ajudar no processo.
  7. Leve ao micro-ondas por 1 minuto e meio, em potência máxima. Se você tiver uma tampa de plástico especial para cozinhar no micro-ondas, coloque-a cobrindo o prato. Lembre-se de que o tempo pode ser maior ou menor, tudo depende da potência do seu micro-ondas.
  8. Vire os camarões e coloque-os novamente no micro, junto com o molho.
  9. Cozinhe mais uma vez os camarões, por mais 1 minuto e meio.
  10. Se quiser, adicione mais uma pitada de sal grosso. Faça isso enquanto os camarões ainda estiverem quentes.
  11. Deixe esfriar e sirva.
Como fazer camarão congelado - Camarões congelados no micro-ondas

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer camarão congelado, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Conselhos
  • Camarões com casca preservam melhor o sabor.
  • Para preparar camarões com alho, é aconselhável comprar o produto já sem casca, por conta da praticidade.
  • Da mesma forma, para preparar camarões ensopados, é preferível comprá-los sem casca.
  • Os camarões estão prontos quando mudam de coloração, saem da posição de quase retos e assumem uma forma de letra C.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?

Como fazer camarão congelado
1 de 4
Como fazer camarão congelado

Voltar ao topo da página