Bacalhau

Como dessalgar bacalhau rápido

 
Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. 4 março 2020
Como dessalgar bacalhau rápido

O peixe é um alimento sensível à oxidação e degradação, daí a importância dos processos de conservação quando eles não serão consumidos frescos. Não é à toa que salga de peixes é um método tradicional de conservação de alimentos utilizado há séculos que aumenta a vida útil de muitos produtos. Existem diferentes métodos para salgá-los: salga seca, salga úmida e salga mista, que não se aplicam somente ao bacalhau, apesar de ser um dos mais associados a esse processo no Brasil.

É possível encontrar o bacalhau já dessalgado em mercados e peixarias. Nestes casos, no entanto, é preciso ter um cuidado extra no seu armazenamento e refrigeração, já que a propagação de bactérias fica mais vulnerável. Cheiro, aparência e textura diferentes da conhecida são sinais de que o bacalhau pode estrar estragado. Caso você opte pelo bacalhau fresco, saiba que a sua coloração deve ser branca. Já o bacalhau seco e salgado, mais comum, apresentam uma coloração amarelada, decorrente do processo, sem nenhuma parte úmida ou descolorida. Nestes casos dessalgar será obrigatório, teoricamente, até 2 dias antes da preparação, mas como vivemos na era da velocidade, é normal que nem sempre nos lembremos de deixar o bacalhau de molho dias antes. Para isso, existem técnicas que aceleram o processo e mantém a qualidade e sabor do bacalhau. Neste post do umCOMO explicamos como dessalgar bacalhau rápido e manter o peixe delicioso.

Também lhe pode interessar: Truques para dessalgar o bacalhau

Índice

  1. Como dessalgar bacalhau rápido
  2. Como dessalgar bacalhau rápido com leite
  3. Como dessalgar bacalhau rápido em água morna
  4. Receitas com bacalhau

Como dessalgar bacalhau rápido

Antes de preparar qualquer peixe que tenha passado pelo processo de salga, a dessalga é fundamental. Em casa, esse procedimento é conhecido justamente pela antecedência que ele requer, exigindo de 24 a 48 horas de anterioridade para dessalgar o bacalhau. Demolhar o bacalhau de forma correta é importante não só para uma receita saborosa, mas também para evitar contaminações e a remoção incompleta do sal que a longo prazo pode acarretar em problemas de saúde. Veja a seguir como dessalgar bacalhau rápido (seco):

  1. Lave o bacalhau em água corrente à temperatura ambiente para tirar o excesso de sal da camada superficial;
  2. Acomode as postas do bacalhau em uma panela cubra-as com água;
  3. Acrescente 3 colheres (sopa) de sal para cada quilo de bacalhau e acenda o fogo;
  4. Assim que a água ferver, apague o fogo e deixe em repouso por 1 minuto;
  5. Então, escorra a água e separe o bacalhau;
  6. Lave, novamente, as postas de bacalhau em água corrente a temperatura ambiente;
  7. Acomode, de novo, o bacalhau na panela e cubra com água sem sal;
  8. Deixe ferver, aguarde 1 minuto, escorra e prove o bacalhau;
  9. Se ainda estiver salgado, repita o procedimento até chegar ao resultado desejado.

Como dessalgar bacalhau rápido com leite

O leite é conhecido pela sua eficácia para dessalgar o bacalhau rapidamente. A maneira mais simples de tirar o sal do bacalhau rápido com leite é deixar as postas de molho no leite frio por 2 a 3 a horas antes do preparo. Além disso, se você ainda não está satisfeito com o ponto de sal do bacalhau na hora de cozinhá-lo, outra dica é cozinhar o bacalhau no leite ao invés de água para deixá-lo menos salgado e mais macio.

Como dessalgar bacalhau rápido em água morna

Em casos de urgências e receitas em que o bacalhau não é consumido em postas, é possível utilizar o método de passá-lo por água quente e despedaçá-lo para que o sal se solte com mais facilidade. Essa técnica, entretanto, é recomendada apenas para casos de urgência já que não preserva as postas do bacalhau e pode deixá-lo com um sabor mais salgado.

Receitas com bacalhau

Consegui dessalgar o bacalhau rapidamente? Então sugerimos algumas receitas bem gostosas para aproveitar o peixe:

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como dessalgar bacalhau rápido, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Bibliografia
  • CARVALHO, Graziele Gustinelli Arantes de. Salga e dassalga de peixes: aspectos químicos, físicos e efeito antioxidante do extrato aquoso de manjericão (Ocimum basilicum). 2013. ii, 56 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Centro de Aquicultura de Jaboticabal, 2013. Disponível em: <http://hdl.handle.net/11449/86665>. Acesso em 03 de março de 2020.
  • VIEGAS, Helena Isabel Veríssimo. Caracterização de lombos de bacalhau demolhado ultracongelado produzidos com diferentes tempos de cura. 2014. Tese de Doutorado. Disponível em: <https://repositorio.ipcb.pt/bitstream/10400.11/2230/1/MESTRADO_HELENA_VIEGAS.pdf/>. Acesso em 03 de março de 2020.
  • LIMA, Letícia. Tudo Receitas. Como preparar bacalhau. Disponível em: <https://www.tudoreceitas.com/artigo-como-preparar-bacalhau-7985.html/>. Acesso em 03 de março de 2020.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Como dessalgar bacalhau rápido