Como dessalgar bacalhau rápido

Como dessalgar bacalhau rápido

O peixe é um alimento sensível à oxidação e degradação, daí a importância dos processos de conservação quando eles não serão consumidos frescos. Não é à toa que salga de peixes é um método tradicional de conservação de alimentos utilizado há séculos que aumenta a vida útil de muitos produtos. Existem diferentes métodos para salgá-los: salga seca, salga úmida e salga mista, que não se aplicam somente ao bacalhau, apesar de ser um dos mais associados a esse processo no Brasil.

É possível encontrar o bacalhau já dessalgado em mercados e peixarias. Nestes casos, no entanto, é preciso ter um cuidado extra no seu armazenamento e refrigeração, já que a propagação de bactérias fica mais vulnerável. Cheiro, aparência e textura diferentes da conhecida são sinais de que o bacalhau pode estrar estragado. Caso você opte pelo bacalhau fresco, saiba que a sua coloração deve ser branca. Já o bacalhau seco e salgado, mais comum, apresentam uma coloração amarelada, decorrente do processo, sem nenhuma parte úmida ou descolorida. Nestes casos dessalgar será obrigatório, teoricamente, até 2 dias antes da preparação, mas como vivemos na era da velocidade, é normal que nem sempre nos lembremos de deixar o bacalhau de molho dias antes. Para isso, existem técnicas que aceleram o processo e mantém a qualidade e sabor do bacalhau. Neste post do umCOMO explicamos como dessalgar bacalhau rápido e manter o peixe delicioso.

Como dessalgar bacalhau rápido

Antes de preparar qualquer peixe que tenha passado pelo processo de salga, a dessalga é fundamental. Em casa, esse procedimento é conhecido justamente pela antecedência que ele requer, exigindo de 24 a 48 horas de anterioridade para dessalgar o bacalhau. Demolhar o bacalhau de forma correta é importante não só para uma receita saborosa, mas também para evitar contaminações e a remoção incompleta do sal que a longo prazo pode acarretar em problemas de saúde. Veja a seguir como dessalgar bacalhau rápido (seco):

  1. Lave o bacalhau em água corrente à temperatura ambiente para tirar o excesso de sal da camada superficial;
  2. Acomode as postas do bacalhau em uma panela cubra-as com água;
  3. Acrescente 3 colheres (sopa) de sal para cada quilo de bacalhau e acenda o fogo;
  4. Assim que a água ferver, apague o fogo e deixe em repouso por 1 minuto;
  5. Então, escorra a água e separe o bacalhau;
  6. Lave, novamente, as postas de bacalhau em água corrente a temperatura ambiente;
  7. Acomode, de novo, o bacalhau na panela e cubra com água sem sal;
  8. Deixe ferver, aguarde 1 minuto, escorra e prove o bacalhau;
  9. Se ainda estiver salgado, repita o procedimento até chegar ao resultado desejado.

Como dessalgar bacalhau rápido com leite

O leite é conhecido pela sua eficácia para dessalgar o bacalhau rapidamente. A maneira mais simples de tirar o sal do bacalhau rápido com leite é deixar as postas de molho no leite frio por 2 a 3 a horas antes do preparo. Além disso, se você ainda não está satisfeito com o ponto de sal do bacalhau na hora de cozinhá-lo, outra dica é cozinhar o bacalhau no leite ao invés de água para deixá-lo menos salgado e mais macio.

Como dessalgar bacalhau rápido em água morna

Em casos de urgências e receitas em que o bacalhau não é consumido em postas, é possível utilizar o método de passá-lo por água quente e despedaçá-lo para que o sal se solte com mais facilidade. Essa técnica, entretanto, é recomendada apenas para casos de urgência já que não preserva as postas do bacalhau e pode deixá-lo com um sabor mais salgado.

Receitas com bacalhau

Consegui dessalgar o bacalhau rapidamente? Então sugerimos algumas receitas bem gostosas para aproveitar o peixe:

  • Bacalhau ao forno;
  • Bacalhau com natas simples e rápido;
  • Bacalhau à portuguesa.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como dessalgar bacalhau rápido, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Bibliografia
  • CARVALHO, Graziele Gustinelli Arantes de. Salga e dassalga de peixes: aspectos químicos, físicos e efeito antioxidante do extrato aquoso de manjericão (Ocimum basilicum). 2013. ii, 56 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Centro de Aquicultura de Jaboticabal, 2013. Disponível em: <http://hdl.handle.net/11449/86665>. Acesso em 03 de março de 2020.
  • VIEGAS, Helena Isabel Veríssimo. Caracterização de lombos de bacalhau demolhado ultracongelado produzidos com diferentes tempos de cura. 2014. Tese de Doutorado. Disponível em: <https://repositorio.ipcb.pt/bitstream/10400.11/2230/1/MESTRADO_HELENA_VIEGAS.pdf/>. Acesso em 03 de março de 2020.
  • LIMA, Letícia. Tudo Receitas. Como preparar bacalhau. Disponível em: <https://www.tudoreceitas.com/artigo-como-preparar-bacalhau-7985.html/>. Acesso em 03 de março de 2020.