Partilhar

Como descongelar um peru

 
Por Redação umCOMO. 10 setembro 2020
Como descongelar um peru

O peru é um alimento que funciona como prato principal de muitas celebrações e reuniões familiares, como por exemplo as comemorações de Natal e Ano Novo. Além disso, em países como os Estados Unidos, é essencial o preparo de uma receita de peru para comemorar datas como o Dia de Ação de Graças.

Muitas vezes o peru é comprado e congelado com certa antecedência, e bastante gente prefere fazer isso para não correr o risco de se deparar com o alimento em falta na hora de comprá-lo em datas próximas às desses eventos, além de consegui-lo por preços mais baratos. O melhor é que congelar o peru não é um problema, já que o produto não estraga mediante as baixas temperaturas do congelador.

A questão mais importante é que será preciso descongelar o peru da melhor maneira possível, para que ele possa cozinhar bem e a carne fique saborosa. Porém, algumas vezes nos vemos obrigados a descongelá-lo com uma certa pressa, o que também é possível. Neste post do umCOMO, explicamos passo a passo como descongelar um peru para que sua receita fique perfeita.

Também lhe pode interessar: Como limpar um peru

Como descongelar o peru na geladeira

Ainda que existam muitas formas de descongelar um peru limpo, esta é a maneira mais recomendada, pois assim o produto vai descongelando naturalmente. A técnica é simples, pois se trata de descongelar o peru na própria geladeira. A seguir, o que você precisa fazer:

  1. Tire o peru do congelador e coloque-o em um recipiente no qual ele caiba, e que possa ir na geladeira.
  2. Coloque o peru dentro da geladeira na parte mais baixa, sendo melhor ainda que nessa área a temperatura esteja por volta de 4,5 graus.
  3. Espere até que o peru descongele sozinho, mas não se esqueça de que para esta técnica você precisará contar o tempo de descongelamento. Para isso, calcule aproximadamente quatro horas de descongelamento para cada quilo de peru.

Não se preocupe no caso do peru ser muito grande e necessitar de mais de um dia na geladeira – esse é um produto que pode ser mantido dentro dela por cerca de um ou dois dias antes de, de fato, ser preparado para consumo. Além disso, há áreas do peru que ficarão congeladas até praticamente os últimos momentos antes do cozimento.

Descongelar um peru usando água fria

Outra forma de descongelar um peru é usando água. O processo também é fácil:

  1. Pegue o peru ainda congelado e remova a embalagem usada para congelamento.
  2. Coloque-o dentro de um desses saquinhos com fecho hermético usados para congelar alimentos, para que não entre água e nem que o caldo do próprio peru escape ao descongelar.
  3. Pegue um recipiente grande o suficiente para caber o peru, e encha-o de água em temperatura ambiente.
  4. Mergulhe o peru, já dentro da bolsa hermética, no recipiente, deixando o alimento bem coberto por água.
  5. Vá trocando a água do recipiente de tempos em tempos, para que não esquente, e repita o processo quantas vezes forem necessárias até notar que o peru descongelou.

Calcule que, para esse processo, você precisará de duas horas para cada quilo de peru.

Como descongelar um peru no microondas

Ainda que o melhor método para descongelar um peru seja o primeiro que citamos, através da geladeira, às vezes estamos com pressa de cozinhá-lo, mas esquecemos de tirá-lo do congelador ou, ainda, não tivemos tempo de fazê-lo. Nesses casos, a melhor solução é usar o microondas.

O microondas é extremamente indicado para essas situações de emergência já que, uma vez descongelado por meio deste método, você deve começar a cozinhar o peru imediatamente, para que não fique ruim.

O processo não é complicado, mas para fazê-lo você deve ter um microondas que possua a função de descongelar alimentos – o que, de maneira geral, exista na maioria dos aparelhos. Além disso, você vai precisar de um microondas no qual o peru caiba, inclusive aqueles de tamanho maior. Caso contrário, você também pode usar o forno para descongelar o peru, em um processo bastante similar ao do microondas:

  1. Pegue o peru e remova a embalagem na qual ele estava quando congelado.
  2. Coloque-o em uma bandeja que possa ir no microondas..
  3. Escolha a potência, que geralmente está indicada nas instruções do microondas, ou então selecione o modo de descongelamento já indicado nas funções do eletrodoméstico.
  4. Programe o tempo de descongelamento. São, aproximadamente, três minutos para cada quilo de carne de peru. Pronto!

Dicas para descongelar o peru no microondas

É importante que você não programe o tempo total de descongelamento desde o início, para que possa ir girando o peru de tempos em tempos. Assim, você verifica se ele está descongelando bem e não começa a cozinhar.

Além disso, essa dica vai permitir que você proteja durante o processo áreas do peru como asas e coxas, que descongelam antes, evitando que elas comecem a cozinhar enquanto o restante da carne ainda está descongelando. Se quiser, use papel alumínio para proteger essas regiões. Uma vez descongelado, o peru já pode ser rapidamente temperado e preparado. Com essas três dicas sobre como descongelar um peru que demos aqui no umCOMO, você não terá nenhum problema para, a partir daí, preparar suas receitas favoritas com o ingrediente.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como descongelar um peru, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?

Como descongelar um peru
Como descongelar um peru

Voltar ao topo da página