Outros Carne

Como descongelar carne rápido

 
Juliana Ribeiro
Por Juliana Ribeiro. 24 março 2022
Como descongelar carne rápido

Embora a maneira ideal de descongelar a carne exija algum tempo, às vezes, se não formos previdentes o suficiente, podemos ter a necessidade de descongelá-la rapidamente.

Retirar os alimentos do congelador e deixá-los aquecer gradualmente, na parte inferior (menos fria) da geladeira, é sempre o método de descongelamento mais seguro e aconselhável. Mas se você se esqueceu de retirar o alimento do congelador na noite anterior, não entre em pânico!

No umCOMO contamos como descongelar carne rápido e damos algumas dicas para que você consiga isso sem que a comida acabe estragando.

Também lhe pode interessar: Como descongelar frango rápido

Índice

  1. Micro-ondas
  2. Água fria ou morna
  3. Peso e calor
  4. Vinagre
  5. Azeite e especiarias

Micro-ondas

Recorrer ao micro-ondas para descongelar a carne que precisamos preparar diante de um imprevisto é comum e é uma boa opção, desde que isso seja feito corretamente. Deve-se evitar que os alimentos mais que descongelem, e acabem cozinhando em seus próprios sucos.

Atualmente, a maioria dos micro-ondas possuem programas específicos de descongelamento e é importante usá-los quando necessário, pois são uma inovação projetada para poder descongelar os alimentos de maneira uniforme e sem aquecê-los o suficiente para cozinhá-los.

Mesmo assim, é sempre bom acompanhar o processo de descongelamento rápido da carne, ligando o micro-ondas por apenas alguns segundos (não mais que 30 segundos) e depois parando, virando a peça e repetindo o processo. Você pode precisar fazer isso duas ou três vezes, mas sempre será uma opção melhor do que dar 5 minutos seguidos no micro-ondas, sem verificar como o pedaço de carne que introduzimos está descongelando. O objetivo é evitar que a carne fique com áreas de cozimento junto com outras que ainda estão congeladas.

Recomendamos que você dê uma olhada neste outro artigo sobre Como descongelar carne no micro-ondas.

Como descongelar carne rápido - Micro-ondas

Água fria ou morna

É outro pequeno truque muito simples e eficaz quando se trata de descongelar a carne rapidamente, especialmente se você tiver o cuidado de armazená-la em pedaços não muito grandes. Você só precisa seguir estes passos:

  1. Coloque a peça em um saco plástico que você pode fechar hermeticamente ou fazendo um nó bem firme.
  2. Retire o excesso de ar, para que a carne pareça ter sido preservada a vácuo, e coloque o saco em uma tigela com água fria ou morna.
  3. Deixe o saco submerso por cerca de 20 minutos.
  4. Troque a água e repita a operação. Dessa forma, você verificará que em menos de uma hora terá a carne quase no ponto para poder usá-la na receita desejada.
  5. Retire-a do saco e prepare-a imediatamente (não volte a congelá-la).

Peso e calor

Embora pareça um pouco estranho, existe uma maneira que funciona se você precisar descongelar a carne rapidamente, mas esse truque destina-se apenas a descongelar pedaços de carne que não são muito gordurosos, como filés de carne preservados individualmente ou, por exemplo, alguns peitos de frango em filés. Siga estas instruções:

  1. A ideia é colocar a carne em uma superfície dura e plana (uma tábua de cozinhar, uma panela de cabeça para baixo ou o próprio balcão). Espalhe o bife congelado o máximo que puder.
  2. Pegue uma panela de um certo tamanho ou peso e encha-a com água morna.
  3. Coloque a panela sobre o pedaço de carne. O peso e o calor afetarão a carne favorecendo seu descongelamento rápido sem estragar.
Como descongelar carne rápido - Peso e calor

Vinagre

Existem também várias soluções para descongelar a carne rapidamente que se baseiam na aplicação direta de calor, mas é preciso lembrar que esse calor pode favorecer o aparecimento de bactérias que podem acabar afetando os alimentos. Para evitar isso, existe um truque muito fácil que leva esse problema em consideração.

  1. Coloque água morna em uma bandeja ou tigela e adicione uma pequena quantidade de vinagre suave (maçã ou vinho branco). Duas ou três colheres pequenas são suficientes.
  2. Coloque o pedaço de carne congelada e deixe de molho por cerca de 5 minutos, virando algumas vezes para que fique completamente encharcado.
  3. Retire e deixe terminar de descongelar em um prato, em temperatura ambiente.
  4. O vinagre ajudará a travar a possível proliferação de bactérias e com a sua ação, o tempo de descongelação será reduzido significativamente.

Azeite e especiarias

Não é uma solução 'milagrosa' com a qual você pode descongelar a carne em questão de minutos, mas para certos tipos de receitas, essa dica pode ser útil. Se você congelou a carne em pedaços pequenos, por exemplo, para fazer um ensopado ou guisado, pode descongelá-la mais rapidamente se adicionar um tempero à base de azeite que facilite a quebra dos pedaços.

  1. Prepare um molho de azeite com um toque de sal, pimenta e suas especiarias favoritas (orégano, tomilho, salsa...).
  2. Pincele bem os pedaços de carne congelada com um pouco deste molho de azeite.
  3. Aguarde alguns minutos, isso permitirá que você descongele a carne em menos tempo e, além disso, à medida que os pedaços de carne se soltam e descongelam, eles adquirem todo o aroma e sabor da marinada que você preparou.

Agora que você aprendeu 5 maneiras de descongelar carne rapidamente, recomendamos a leitura destes outros artigos se você pensou especificamente em descongelar frango ou peru: Como descongelar frango e Como descongelar um peru.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como descongelar carne rápido, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Como descongelar carne rápido