Outros Carne

O que acontece se comer frango estragado

 
Juliana Ribeiro
Por Juliana Ribeiro. 24 janeiro 2023
O que acontece se comer frango estragado

O frango é uma das carnes de aves mais consumidas no mundo, sendo tão saudável quanto nutritiva, mas se ingerida estragada pode causar transtornos de saúde de vários tipos, em alguns casos, graves.

Baixa em gordura e rica em proteínas, a carne de frango faz parte de uma alimentação equilibrada mas é importante consumi-la sempre em boas condições, levando em conta a necessidade de conservá-la e cozinhá-la corretamente.

Se você tem dúvidas sobre o que acontece se comer frango estragado, neste artigo do umCOMO damos todas as informações que você precisa saber sobre este alimento perecível.

Também lhe pode interessar: O que acontece se comer carne estragada?

Índice

  1. O que acontece se comer frango estragado
  2. Sinais para identificar frango estragado
  3. Como evitar intoxicação alimentar por comer frango estragado

O que acontece se comer frango estragado

A carne de frango é um produto fresco e, portanto, dura apenas alguns dias na geladeira nas condições adequadas para seu consumo. Com o passar do tempo e, principalmente, se o frango não for bem conservado, torna-se mais provável a proliferação de microorganismos nocivos, que contaminam os alimentos. Bactérias como a Salmonella ou Campylobacter podem se desenvolver, estragando a carne de frango e tornando seu consumo não recomendado devido ao risco à saúde que acarreta.

Comer frango estragado pode causar intoxicações alimentares perigosas que você sempre deve tentar evitar. Na dúvida se a carne está boa ou não, é melhor não arriscar, pois as consequências de comer um frango estragado podem ser leves, mas também podem acabar exigindo atendimento médico urgente e internação hospitalar.

Entre os sintomas mais comuns de intoxicação alimentar por frango com contaminação bacteriana estão os desconfortos gastrointestinais, principalmente diarreia e vômitos, que podem ocorrer até várias horas após a ingestão. Nos casos mais graves, também podem aparecer tonturas, febre e fortes dores abdominais.

O que acontece se comer frango estragado - O que acontece se comer frango estragado

Sinais para identificar frango estragado

A melhor forma de evitar colocar em risco a sua saúde ao comer um alimento que pode fazer mal é estar atento aos sinais que indicam que este produto fresco se deteriorou e não deve ser consumido. No caso do frango, existem sinais facilmente reconhecíveis que nos dizem claramente que está estragado, entre outros:

  • Cheiro forte, muito desagradável, como amônia ou ovo podre.
  • Cor acinzentada ou esverdeada da carne, em vez de tom branco ou rosado.
  • Carne e gordura com textura excessivamente macia e, além disso, viscosa ou pegajosa ao toque.
  • Pele muito seca, sem a umidade natural dos alimentos, ou com presença de manchas (também no frango congelado) ou mofo.
  • Sabor forte, entre ácido e azedo, se falarmos de frango cozido, que também pode estragar.

Para identificar o estado desse alimento, recomendamos a leitura de Como saber se o frango está estragado.

Como evitar intoxicação alimentar por comer frango estragado

É preciso deixar claro que o frango é um alimento saudável, que admite inúmeras preparações, sendo uma importante fonte de nutrientes essenciais. A carne de frango é um produto fresco e, portanto, perecível, que, como qualquer outro alimento com essas características, se não for congelado, estraga após alguns dias.

Para evitar intoxicações alimentares por comer frango estragado, é importante não consumi-lo após o prazo de validade (no caso de frango em bandejas) ou após dois a três dias (no máximo) se tiver sido comprado em um aviário.

Além disso, em qualquer caso, é importante estar atento a quaisquer sinais de deterioração daqueles que indicamos (cheiro, cor, textura...) descartando comer a carne à menor suspeita de que o frango esteja estragado.

Como armazenar frango na geladeira

Para evitar a contaminação por bactérias é importante conservar a carne em condições adequadas. O frango tem que estar sempre na geladeira, seja na parte mais fria da geladeira (cerca de 4º - 5º) ou no freezer. O ideal é mantê-lo limpo (sem vísceras) e em recipiente hermético ou em prato coberto com papel alumínio ou papel filme, mas sempre separado dos restos e alimentos e, se possível, livre do líquido que a própria carne pode liberar.

Para que não ocorra uma intoxicação alimentar por carne de frango estragado, também é importante manusear o produto corretamente. Extrema higiene ao armazená-la (lavar à mão) e nunca lavar a carne. Colocar a carne de frango debaixo de água corrente, pensando que assim você diminui o risco de contaminação, é um erro, já que o que a água vai fazer é favorecer a proliferação de bactérias.

Por fim, lembre-se que a carne de frango deve ser sempre bem cozida, quer a prepare frita, assada, grelhada ou em ensopados... se ficar meio crua, o risco de intoxicação é maior.

Quer saber como congelar frango e fazer com que dure mais? Então recomendamos que você leia Como descongelar frango rápido.

O que acontece se comer frango estragado - Como evitar intoxicação alimentar por comer frango estragado

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que acontece se comer frango estragado, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
O que acontece se comer frango estragado