Partilhar
Partilhar em:

Como depenar um frango

Passo a Passo
 
Como depenar um frango

Embora muita gente prefira comprar bandejas de frangos diretamente em frigoríficos ou supermercados, há quem prefira cozinhar os animais à moda antiga. Isso inclui, além da criação das aves em casa, a tarefa de depenar e limpar o animal para que ele se torne próprio para consumo. Neste artigo, o umCOMO explica Como depenar um frango para mostrar que a tarefa não é das mais difíceis.

Vai precisar de:
Também lhe pode interessar: Como cortar um frango inteiro
Instruções:
1

Depenar um frango é mais fácil do que parece. Exige muito cuidado e um pouco de técnica. É necessário se certificar de que o animal está realmente morto e que seu sangue escorreu todo para evitar que ele sofra com o processo. Não queremos estimular, neste passo a passo, a crueldade animal. Apenas mostrar a quem consome carne que é um ato prático e possível de se fazer em casa, principalmente para quem deseja começar a criar frangos e galinhas no quintal.

2

A primeira etapa do processo de depenar um frango consiste em escaldar o animal, ou seja, deixa-lo ter contato com água fervendo para que seus poros se abram e facilitem a saída das penas com maior facilidade.

Para isto, é necessário colocar uma panela de água no fogão e deixa-la sobre o fogo até ferver. É importante escolher uma panela grande o suficiente para caber o frango inteiro, pois ele será mergulhado no recipiente.

Também fique atento à quantidade de água que for acrescentar na panela: se for muita, pode cair, espirrar em você e queimar o seu corpo quando você for escaldar o frango.

3

Assim que a água ferver, desligue o fogão, agarre o frango pelos pés e o mergulhe na água quente. O processo é muito rápido, deve demorar no máximo 20 segundos. Caso o animal fique mais tempo debaixo da água fervida, corre o risco de começar a cozinhar – e não é este o intuito.

Outra dica importante para te ajudar a depenar um frango, principalmente se você for iniciante, é proteger as mãos durante o processo de escaldar, de preferência utilizando uma daquelas luvas de borracha que encontramos em sessões de produtos de limpeza.

Se a panela for muito rasa, a leveza do corpo do frango pode fazer com que ele flutue - portanto, é importante ter uma colher ou algum utensílio firme em mãos para mantê-lo inteiro no fundo do recipiente.

4

Logo que o frango sai da panela ele está pronto para ser depenado. Apoie o animal em uma superfície ou então mantenha-o erguido pelos pés. O ato de depenar um frango não tem muito segredo: basta arrancar as penas com as mãos bem firmes para que elas saiam. Utilize uma tesoura afiada para te auxiliar caso esteja com dificuldades.

Esta etapa pode ser a mais demorada, pois depende da quantidade de penas do frango e da facilidade com que elas saem do corpo. Se quiser acelerar o processo, peça ajuda de outra pessoa para depenar o frango.

5

Mesmo após depenar o frango, é normal que alguns resíduos de penas permaneçam na carcaça do animal. Para retirá-los, ligue o fogão e passe o frango pela chama para tostar o que restou das penas. Não deixe nenhum resquício das penas no frango. Se for preciso, passe a mão por ele para tentar detectar alguma pena sobrevivente.

Tome bastante cuidado nesta parte do processo e não deixe o animal exposto às chamas muito tempo para não correr o risco de queimá-lo.

Fonte: lastella.com.br
6

Agora que o seu frango já está depenado, está pronto para ser congelado, temperado, marinado e ser usado na receita que você escolheu. Que tal frango à passarinho?

7

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como depenar um frango, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Comentários (0)

Escrever comentário sobre Como depenar um frango

O que lhe pareceu o artigo?

Como depenar um frango
Fonte: lastella.com.br
1 de 6
Como depenar um frango