Derreter chocolate

Como derreter chocolate no micro-ondas

 
Ketlyn Araujo
Por Ketlyn Araujo. 23 novembro 2020
Como derreter chocolate no micro-ondas

O chocolate é um produto muito usado na culinária em geral, sendo bastante comum em sobremesas. E, ainda que pareça fácil acrescentá-lo em receitas, às vezes pode ser um pouco complicado – é importante saber como trabalhar com o chocolate para que você consiga bons resultados. Para ter uma boa base ao usar o chocolate, é fundamental derretê-lo adequadamente e na temperatura certa para que você possa usá-lo. Existem diversos jeitos e opções para derreter chocolate, e uma das mais rápidas e fáceis é usando o micro-ondas. O eletrodoméstico é capaz de agilizar bastante o processo, já que o chocolate consegue derreter em praticamente um minuto. Mas, afinal, como fazer isso?

No umCOMO, te explicamos um passo a passo sobre como derreter chocolate no micro-ondas para que você não tenha problemas e possa usá-lo sempre que precisar do ingrediente para preparar suas receitas.

Vai precisar de:

  • Uma tigela própria para micro-ondas que não seja muito grande, mas também não muito alta, para que as gotas ou pedaços de chocolate possam receber as ondas de calor igualmente.
  • Uma espátula de silicone para mexer bem o chocolate derretido no micro-ondas de maneira que ele não fique grudado no utensílio.
  • Luvas próprias para cozinha ou de forno para evitar que você possa se queimar a cada vez que tirar a tigela com o chocolate derretido do micro-ondas, e te ajudem a segurar o recipiente para poder mexer o produto.
Também lhe pode interessar: Como descongelar carne no micro-ondas

Passos a seguir:

1

O primeiro passo para derreter o chocolate é determinar a quantidade necessária para a receita na intenção de usar apenas o necessário e não desperdiçar o ingrediente. Fazer esse cálculo é muito mais fácil se você usa gotas ou pérolas de chocolate, que também precisam ser derretidas, ou se você quebrar aos poucos uma barra de chocolate com auxílio de uma faca até obter a quantidade necessária em gramas. Quanto menores forem os pedaços, mais fácil e rápido será para derreter o chocolate no micro-ondas. Além disso, garanta que todos os pedaços sejam de tamanho mais ou menos semelhante para que não aconteça de alguns deles derreterem em algumas partes e, em outras, fiquem empelotados.

Como derreter chocolate no micro-ondas - Passo 1
2

Com a quantidade de gotas, pérolas de chocolate ou pedaços de chocolate em pequenas porções, você terá que pegar um recipiente que pode ser usado no micro-ondas, e de tamanho proporcional à quantidade de chocolate que você vai derreter. Coloque todo o chocolate nesse recipiente.

3

O recipiente deve ser colocado no micro-ondas. Após colocá-lo lá dentro, o seguinte passo é esquentar o chocolate no micro-ondas em uma potência baixa, e durante pouco tempo. Calcule que ele deve ficar no micro por, aproximadamente, 30 segundos na primeira vez que for aquecido. Controlar bem o tempo é um segredo de como derreter chocolate no micro-ondas.

4

Após esse tempo, tire o recipiente com o chocolate e mexa bem. É importante que você mexa o chocolate, mesmo que ele não esteja ainda tão derretido e pareça que apenas perdeu sua aparência inicial de gotas ou pedacinhos. Assim, você vai evitando que ele empelote. E lembre-se que sempre que for retirar o seu chocolate derretido do micro-ondas você deve usar luvas ou um pano para evitar se queimar, pois o recipiente estará quente.

Como derreter chocolate no micro-ondas - Passo 4
5

Após terminar de mexer, coloque o chocolate novamente para derreter no micro-ondas. Desta vez, deixe-o lá por 15 segundos. Depois, tire-o do micro novamente e mexa o chocolate mais um pouco. Pronto! O chocolate já vai estar derretido e basta você mexê-lo bastante com auxílio de uma colher para que fique totalmente homogêneo.

6

Caso você perceba que o chocolate não derreteu tão bem assim, ou notar a presença de algum pedaço mais grosso, volte a introduzir o recipiente no micro-ondas por 15 segundos. Após esse tempo, mexa novamente o chocolate, e provavelmente ele estará bastante derretido, com textura homogênea e pronto para uso. Se o chocolate ainda não estiver derretido do jeito que você deseja, vá repetindo o processo até obter a textura desejada, sempre em intervalos de 15 segundos e mexendo bem.

Como derreter chocolate no micro-ondas - Passo 6
7

Se você achar que passou do ponto e que seu chocolate está muito quente e excessivamente líquido, não se preocupe pois há solução: basta adicionar mais pedaços ou gotas de chocolate para que ele recupere a textura, mexendo bem e com força para que os novos pedaços se misturem ao calor do chocolate já derretido, sem necessidade de colocar o recipiente no micro-ondas mais uma vez. Assim, o chocolate irá recuperar a consistência, mas continuará derretido.

Agora que você já sabe como derreter chocolate no micro-ondas, pode ser que você se interesse por estas outras receitas com chocolate cremoso:

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como derreter chocolate no micro-ondas, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Conselhos

  • Se você tem pressa para derreter o chocolate no micro-ondas, também é possível cortar as gotinhas em pedaços menores, caso você tenha optado por esse formato. Assim, você conseguirá derreter o chocolate antes do previsto.
  • Para derreter bem o chocolate, ele não precisa estar em temperaturas muito altas. Basta que ele ainda esteja quente. Dessa forma, a textura continua sendo respeitada e você obterá melhores resultados.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Como derreter chocolate no micro-ondas