Outros Preparação e apresentação da comida

Como hidratar trigo no microondas

 
Letícia Lima
Por Letícia Lima. 21 novembro 2017
Como hidratar trigo no microondas
Imagem: herbi-voraz.com

O trigo ou triguilho é um tipo de farinha muito presente na culinária do Oriente Médio. Por ser muito rico em fibras, o trigo permite que você sinta menos fome e, consequentemente, perca peso de forma saudável. Além disso, ele também ajuda no bom funcionamento do intestino e é rico em vitaminas do complexo B. A cozinha árabe possui diversos pratos preparados com o trigo, mas os mais famosos no Brasil são o quibe e o tabule. No entanto, muitas pessoas evitam preparar esses pratos em casa por não saberem como hidratar o trigo adequadamente e de forma prática. No umCOMO, seus problemas serão solucionados: veja a seguir como hidratar trigo no microondas!

Também lhe pode interessar: Como hidratar cogumelos

Índice

  1. Hidratar trigo para quibe rápido
  2. Trigo de molho: quanto tempo?
  3. Receitas com trigo hidratado

Hidratar trigo para quibe rápido

Com a vida corrida que vivemos atualmente, é cada vez mais difícil preparar refeições caseiras e saudáveis. Contudo, isso é possível se soubermos aproveitar bem os eletrodomésticos e utensílios de cozinha para facilitar o preparo dos alimentos. Dessa forma, uma das maneiras de hidratar trigo para quibe rápido é hidratar o trigo no microondas.

Para isso, você irá precisar de:

  • Água;
  • Recipiente que possa ir ao microondas;
  • Recipiente seco;
  • Trigo para kibe.

Caso você queira hidratar uma xícara de trigo para kibe, use uma xícara e meia de água, observando essa proporção caso queira aumentar a receita. Leve a água ao microondas em um recipiente próprio e coloque o triguilho em outro recipiente. A água esquenta muito rápido no microondas, portanto fique atento.

Após retirar a água do microondas, despeje-a sobre o triguilho vagarosamente até atingir o nível do conteúdo do recipiente. Aguarde hidratar por cerca de quinze a vinte e cinco minutos. Está pronto para realizar as mais diversas receitas!

Como hidratar trigo no microondas - Hidratar trigo para quibe rápido
Imagem: cozinhadobolinha.com.br

Trigo de molho: quanto tempo?

O tempo de molho necessário para seu trigo ficar hidratado vai depender da temperatura da água que você irá utilizar no preparo. Algumas pessoas preferem utilizar água quente para acelerar o processo, contudo, é possível que ela deixe o trigo com um aspecto de "papa", o que é ruim para preparações como tabule, por exemplo.

Para evitar que os grãos de trigo grudem, é comum utilizar água fria ou na temperatura ambiente. Apesar de mais demorada, essa técnica é mais segura, pois não cozinha os grãos e, logo, não estraga as receitas. Dessa forma, é possível estabelecer a seguinte medida:

  • Trigo de molho em água quente: quinze a trinta minutos.
  • Trigo de molho em água fria: cerca de uma hora.

Outro erro muito comum na preparação de trigo para kibe é utilizar mais água do que o necessário. Isso é ruim uma vez que, depois de hidratado, é necessário espremer o trigo para soltar o excesso de água. Dessa forma, quanto mais líquido você utilizar, mais difícil e demorado será o processo de espremer o trigo - de preferência, use água o suficiente apenas para cobrir o trigo na vasilha.

Como hidratar trigo no microondas - Trigo de molho: quanto tempo?
Imagem: amigodochef.com

Receitas com trigo hidratado

Como foi dito anteriormente, duas receitas com trigo hidratado são muito populares no Brasil: o quibe e o tabule. O quibe já se incorporou à culinária brasileira, sendo possível encontrar esse quitute na maioria das lanchonetes e bares do país. Já o tabule não é tão popular, mas vem sendo redescoberto pelas pessoas preocupadas com a boa forma e com uma alimentação saudável.

Você pode aprender a preparar os dois em umCOMO: veja nosso artigo sobre como fazer kibe e também essa receita para saber como fazer tabule. Quanto a este último, surge a dúvida: quanto tempo dura tabule na geladeira? Por ser uma preparação caseira, o ideal é consumi-lo em dois ou três dias.

Outra boa opção de receita com trigo hidratado é fazer uma abobrinha vegetariana recheada. Você irá precisar de uma abobrinha, azeite, sal, pimenta, cebola e alho picadinhos, temperos da sua preferência (cebolinha, salsinha, manjericão etc). Siga as instruções:

  1. Pré-aqueça o forno em cerca de 200° C;
  2. Lave a abobrinha e corte as extremidades;
  3. Retire a polpa da abobrinha e reserve;
  4. Em uma panela, refogue a cebola e alho no azeite. Adicione a polpa da abobrinha, o sal, a pimenta, o trigo hidratado e os temperos escolhidos. Aguarde cozinhar até ficar macio.
  5. Recheie as canoas de abobrinha e leve ao forno com azeite e um pouco de queijo (se preferir). Regue-as com azeite e deixe assar por cerca de vinte minutos. Está pronto!
Como hidratar trigo no microondas - Receitas com trigo hidratado

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como hidratar trigo no microondas, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: herbi-voraz.com
Imagem: cozinhadobolinha.com.br
Imagem: amigodochef.com
1 de 4
Como hidratar trigo no microondas