Derreter chocolate

Tipos de chocolate

 
Juliana Ribeiro
Por Juliana Ribeiro. 7 março 2024
Tipos de chocolate

Dizem que ninguém fica amargo com um doce mas, sem dúvida, há pessoas que levam isso muito a sério e colocam o chocolate em um patamar elevado nas suas prioridades culinárias. Esta fruta lendária e milenar, originária da América, deu muitos tipos de variantes ao longo dos séculos, oferecendo desde o cacau mais natural e menos processado, até verdadeiras obras-primas de confeiteiros que souberam moldá-lo e misturá-lo de diversas maneiras diferentes. Alguns dos principais tipos de chocolate são preto, ao leite, branco, rubi, com frutas secas ou café.

Se você é apaixonado por chocolate e quer experimentar todas as suas variantes, neste novo artigo do umCOMO vamos te mostrar os principais tipos de chocolate, para que tenha uma vasta gama à sua escolha. Experimente todos e torne-se um especialista em um dos doces mais populares e amados do mundo.

Também lhe pode interessar: Como fazer chocolate quente

Índice

  1. Chocolate preto
  2. Chocolate ao leite
  3. Chocolate branco
  4. Chocolate rubi
  5. Chocolate com pimenta e condimentado
  6. Chocolate de avelã e praliné
  7. Chocolate com frutas secas
  8. Chocolate com café
  9. Chocolate sem açúcar
  10. Chocolate amargo
Ver mais >>

Chocolate preto

Comecemos pela intensidade do chocolate preto. Com uma elevada percentagem de cacau, este chocolate oferece uma experiência rica e sofisticada. Perfeito para quem gosta de sabores profundos e levemente amargos, o chocolate preto é uma escolha clássica para os verdadeiros fãs de chocolate.

Combine-o com frutas vermelhas ou saboreie-o sozinho para apreciar sua complexidade de nuances. Além disso, são atribuídos benefícios à saúde, tornando-o uma opção benéfica e saudável. Este tipo de chocolate é um dos mais naturais e você pode saboreá-lo sem culpa.

Descubra os grandes Benefícios do chocolate para a saúde neste outro artigo do umCOMO.

Tipos de chocolate - Chocolate preto

Chocolate ao leite

Se você é um amante dos clássicos, delicie-se com a cremosidade e a doçura do chocolate ao leite. Com maior proporção de leite e açúcar, este chocolate é suave e acessível a todos os amantes de chocolate. Perfeito para satisfazer os desejos mais doces, o chocolate ao leite é versátil e útil para diversas criações.

Experimente uma barra de chocolate ao leite com amêndoas ou avelãs para adicionar textura crocante e mais sabor. Este tipo de chocolate é uma escolha clássica para os chocólatras de todas as idades.

Tipos de chocolate - Chocolate ao leite

Chocolate branco

Se o que você quer é colocar na boca um pedaço de chocolate bem doce e cremoso, deixe-se encantar pelo chocolate branco, uma variante que não usa cacau propriamente dito, apenas usa sua manteiga. A base que é feita de manteiga de cacau, açúcar e leite cria um sabor adocicado e uma textura muito cremosa que derrete na boca. Ideal para quem procura uma experiência de chocolate sem o amargor característico.

Desfrute do chocolate branco adicionando baunilha ou morangos liofilizados para um toque de frescor. Use-o também na confeitaria para adicionar textura suave e sabor delicado às suas sobremesas favoritas. Não é uma das variantes mais saudáveis ​​e naturais mas, se gosta de doces, com certeza irá adorar.

Tipos de chocolate - Chocolate branco

Chocolate rubi

Descubra a magia do chocolate rubi ou do chocolate rosa, uma variedade única de cor rosa natural e sabor frutado. Proveniente de grãos de cacau selecionados, este chocolate oferece uma experiência diferente e alternativa aos clássicos. Seu sabor apresenta notas de frutas vermelhas, criando uma deliciosa mistura para os amantes do chocolate.

Combine-o com um sorvete ou biscoito, ou saboreie-o puro para apreciar sua nuance distinta. O chocolate rubi é uma escolha moderna que ganhou popularidade por sua singularidade e apelo visual.

Tipos de chocolate - Chocolate rubi

Chocolate com pimenta e condimentado

Se você gosta de fortes emoções e quer sabor extra, adicione um toque especial à sua experiência de chocolate com opções picantes e condimentadas. A combinação do chocolate com canela ou pimenta cria um sabor intrigante e complexo que desperta os sentidos.

Experimente uma barra de chocolate amargo com pimenta para uma fusão de calor e doçura. Esse tipo de chocolate é ideal para quem busca uma experiência ousada e vibrante.

Tipos de chocolate - Chocolate com pimenta e condimentado

Chocolate de avelã e praliné

O chocolate sempre foi motivo de experimentação para todos os mestres confeiteiros e, sem dúvida, uma das combinações de maior sucesso é o chocolate de avelã e praliné. A suave mistura de chocolate com avelãs torradas ou praliné cria uma aparência aveludada e um sabor irresistível. Este tipo de chocolate é uma escolha clássica para sobremesas ou pequenos bombons nas épocas festivas.

Experimente uma barra de chocolate com avelãs inteiras ou recheada com praliné para dar um toque de sofisticação. Ideal para saborear puro ou como ingrediente estrela em sobremesas e bombons.

Tipos de chocolate - Chocolate de avelã e praliné

Chocolate com frutas secas

Tal como acontece com o praliné, o chocolate sempre mostrou que combina muito bem com todos os tipos de frutas secas e, neste cenário, as opções são infinitas. Seja com amêndoas, amendoins ou pistaches, o chocolate com frutas secas oferece uma mistura de sabores e texturas que satisfazem os paladares mais exigentes e ainda fornecem energia extra.

Saboreie uma barra de chocolate preto com amêndoas ou um chocolate ao leite com pedaços de pistache para uma experiência de sabor único. Esse tipo de chocolate é ideal para quem busca o equilíbrio entre o doce e o salgado e, além disso, colocar na boca um doce saudável e cheio de nutrientes.

Tipos de chocolate - Chocolate com frutas secas

Chocolate com café

Se você não consegue escolher entre o amor pelos grãos de cacau e o amor pelos grãos de café, saiba que está com sorte, pois existe um tipo de chocolate que contém pó ou lascas de grãos de café e que o projeta para níveis de intensidade que você certamente irá adorar.

Este tipo de chocolate tem uma textura mais crocante e intensa e normalmente é combinado com chocolate preto para dar destaque a ambos os sabores. Além disso, você também pode encontrar bombons de chocolate que levam café dentro. Uma explosão de energia!

Descubra neste outro artigo se chocolate tem cafeína.

Tipos de chocolate - Chocolate com café

Chocolate sem açúcar

Para quem procura uma experiência de chocolate sem adição de açúcar ou simplesmente não pode consumir açúcar por motivos de dieta ou de saúde, o chocolate sem açúcar ou o chocolate amargo puro são opções perfeitas. Com alto teor de cacau e sem açúcares adicionais, estes chocolates oferecem uma experiência intensa e autêntica.

Desfrute de um chocolate adequado a todos os tipos de público e sem abrir mão do sabor original. Esse tipo de chocolate é ideal para quem busca reduzir o consumo de açúcar sem comprometer o prazer do chocolate.

Tipos de chocolate - Chocolate sem açúcar

Chocolate amargo

Se quiser voltar ao básico, desfrute do chocolate optando por opções orgânicas e de comércio justo que oferecem um tipo de chocolate sem açúcar e com pouquíssimo processamento. Esse tipo de chocolate prioriza a qualidade dos ingredientes e o respeito ao processo do cacau, oferecendo uma experiência deliciosa com resultado bastante natural.

Mas, saiba que não agrada a todos os paladares, pois se perde o componente doce que tanto caracteriza o chocolate. Porém, se gosta de sabores intensos e originais, esta será a sua melhor opção.

Tipos de chocolate - Chocolate amargo

Se pretende ler mais artigos parecidos a Tipos de chocolate, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 11
Tipos de chocolate