Preparar as batatas

Como conservar batata descascada

Como conservar batata descascada

As batatas, quando inteiras e intocadas (ou seja, sem descascar ou cozinhar), podem aguentar até sete semanas na despensa, desde que armazenadas no ambiente correto. Basta guardá-las em local fresco (mas não frio!) e livre de umidade para que não estraguem rapidamente. O ideal é que a temperatura fique entre os 8 e 12ºC e, caso esteja muito quente, o melhor e deixá-las na geladeira.

Mas, então, o que é que acontece quando descascamos as batatas? Não se preocupe. No umCOMO, sabemos que a batata é um dos alimentos mais difíceis de conservar, e que o ato de congelar pode ser capaz de estragar tanto sua textura quanto sabor. Por isso, neste artigo te explicamos como conservar batata descascada e como fazer para que a batata não oxide durante o processo. Boa leitura!

Também lhe pode interessar: Como conservar batatas

Índice

  1. Pode conservar batata descascada?
  2. Como conservar batata descascada crua
  3. Como conservar batata descascada cozida
  4. Como conservar batata descascada para fritar

Pode conservar batata descascada?

A resposta é sim, batatas podem ser conservadas quando descascadas. Porém, você deve se lembrar que, dessa forma, elas não vão durar tanto tempo quanto quando estão com casca. Uma vez no freezer, aguentam por volta de 72 horas. Por isso o melhor é que, assim que for guardá-las, você comece já a definir o cardápio dos próximos dias, para não desperdiçá-las.

Se você optar por conservar as batatas cruas e descascadas, pode cozinhá-las de diferentes formas: fritas, cozidas, como ingrediente para preparar um caldo ou um ensopado de carne... mas o interessante é que, mesmo já cozidas e descascadas, também podem ser reaproveitadas! Você pode preparar uma salada fria ou temperada (ou uma salada russa, por exemplo), ou até fazer um purê de batatas. Dessa forma, você poderá conservar batatas cozidas de um dia para o outro sem problemas e com diversas ideias para aproveitá-las.

Como conservar batata descascada crua

A melhor forma de conservar batatas descascadas cruas é na geladeira com água fria, pois se as colocarmos para gelar diretamente, vão acabar oxidando.

Por quanto tempo podemos deixar as batatas na água? A princípio, elas aguentam entre três e quatro dias. Mas a verdade é que, quanto antes nós as consumirmos, melhor. Isso porque vão absorver água, o que não é bom para as batatas. Além disso, quando cozinharmos, elas vão eliminar muita água, o que vai atrapalhar o cozimento.

Uma dica: com algumas gotas de limão ou vinagre as batatas vão ser ainda melhor conservadas. Isso porque os ácidos presentes nesses produtos previnem que a batata oxide.

Outra forma de conservar as batatas é as armazenando em sacos plásticos. Para isso, devem ser forradas com o plástico completamente grudado a elas. O melhor é envolvê-las, uma por uma, em papel filme, mas se você achar muito trabalhoso, vale guardar as batatas em um saco hermético, seguindo os passos:

  1. Coloque as batatas no saco plástico hermético e deixe-o aberto.
  2. Encha uma tigela ou panela com água e coloque o saco dentro dela. Dessa forma, todo o ar sairá dele.
  3. Retire a água, retire o saco, feche-o e coloque na geladeira.
Como conservar batata descascada - Como conservar batata descascada crua

Como conservar batata descascada cozida

Caso as batatas que sobraram para você estejam cozidas, deixe-as esfriar e seque bem cada uma delas. Quando já não estiverem mais quentes, guarde-as na geladeira: seja em um recipiente tampado com um pano ou papel absorvente, ou diretamente em um saco hermético.

Quando for cozinhar as batatas, lembre-se de que é sempre melhor fazer isso quando elas ainda estiverem com pele. Assim, você vai descascar apenas as que for usar e, caso sobrem, serão melhor conservadas com pele do que sem.

Como conservar batata descascada - Como conservar batata descascada cozida

Como conservar batata descascada para fritar

Mesmo que não sejam o alimento mais saudável do mundo, é difícil de encontrar quem não goste de um bom prato de batatas fritas de vez em quando. São o acompanhamento perfeito para quando estamos com vontade de comer um hambúrguer caseiro, mesmo que vez ou outra seja mais comum substituirmos as batatas fritas por outra guarnição mais fácil de preparar.

Para facilitar o processo de preparo, portanto, uma solução é sempre ter na geladeira batatas prontas para fritar. O problema é que, se você quer evitar o consumo de alimentos processados, os saquinhos de batatas fritas congeladas não são a opção mais saudável. Ainda que as batatas não sejam o alimento mais indicado para congelar, você pode usar o truque a seguir caso queira saber como conservar batata descascada no congelador:

  1. A primeira coisa a fazer é descascar e cortar as batatas da maneira que mais gostar (em quadradinhos, em forma de palitos, de rodelas...). Até aqui, o processo é o mesmo que você faz quando vai fritá-las normalmente.
  2. Depois de descascadas e cortadas, cozinhe as batatas por três minutos em uma panela com água.
  3. Ao retirá-las da panela, deixe que esfriem e escorra as batatas para que sequem.
  4. Não precisam estar completamente frias, quando as batatas estiverem em temperatura ambiente, guarde-as em um saco hermético ou em um recipiente bem fechado e adequado para o freezer.
  5. Depois de congeladas, você pode usar essas batatas quando quiser e fritá-las diretamente.

Para uma batata frita perfeita, sugerimos o post que explica como evitar que as batatas fritas grudem.

Como conservar batata descascada - Como conservar batata descascada para fritar

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como conservar batata descascada, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
A sua avaliação:
LEA MAURANO
Gostei das dicas. Me esclareceu bastante algumas dúvidas que eu tinha. Obrigada
A sua avaliação:
Leda Maria Guerrero Ramos
Como conservar batata crua embalada em bandeja isopor e plástico filme? Pra comercializar.
A sua avaliação:
Lea
Esse tipo de artigo é extremamente útil. São dicas que nos ajuda muito na cozinha. Conheci este site agora e já está incluído nos meus Favoritos. Virei seguidora. Obrigada!
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Olá Lea, ficamos felizes com o seu comentário e esperamos que você continue nos acompanhando por aqui! Um abraço da equipe editorial do umCOMO.
1 de 4
Como conservar batata descascada