PARTILHAR

Como conservar as castanhas

Como conservar as castanhas

As castanhas são um fruto próprio do outono, mas isto não significa que só possamos comê-las durante essa época do ano. Hoje em dia podemos utilizar diferentes métodos de conservação para poder manter em perfeitas condições este alimento durante um longo período de tempo e assim poder desfrutar dele fora da temporada. Por isso, em umComo explicamos com detalhes como conservar as castanhas.

Também lhe pode interessar: Como descascar castanhas-do-pará
Passos a seguir:
1

Em primeiro lugar, para conservar as castanhas frescas em casa, após colhê-las ou comprá-las, será necessário colocar em um lugar fresco e seco. Recomenda-se colocá-las em um cesto ou um recipiente furado para que circule o ar e assim não apodreçam; não deverá colocá-las nunca em um saco plástico.

Como conservar as castanhas - Passo 1
Imagem: laopiniondezamora.es
2

Se desejar conservá-las durante longos períodos de tempo, congelar as castanhas será a melhor opção, já que não se estragarão e manterão perfeitamente suas propriedades. A forma mais rápida e simples de fazer isso será colocar as castanhas cruas com a pele em sacos plásticos ou recipientes para congelar e colocá-las diretamente no congelador, sem descascá-las.

Poderá ir retirando-as à medida que precise de castanhas e inclusive poderá assar as castanhas diretamente congeladas.

Como conservar as castanhas - Passo 2
3

A alternativa será congelar as castanhas descascadas, algo mais trabalhoso mas mais prático para alguns usos posteriores das castanhas. Deste modo, previamente deverá tirar a pele e para isso pode usar um simples truque: com a ajuda de uma faca afiada faça um corte em cada uma das castanhas, coloque uma panela de água para ferver e, no momento que comece a ferver, jogue as castanhas. Trata-se de escaldar as castanhas para poder retirar mais facilmente a pele.

Como conservar as castanhas - Passo 3
Imagem: spanish.alibaba.com
4

Uma alternativa para conservar as castanhas durante mais tempo sem congelá-las é conservá-las a vácuo, em seu caldo. Para isso, deveremos descascá-las e dar uma fervida em uma panela de água. Ao retirá-las e conservando o caldo do cozimento, poderemos tirar a segunda pele das castanhas e colocá-las em um frasco ou pote de vidro, previamente esterilizados. Posteriormente, acabamos de encher os frascos com o caldo resultante e tampamos bem.

Para conseguir o vácuo dos frascos, terá que colocá-los para ferver em uma panela suficientemente grande para que a água cubra a totalidade dos recipientes. Você pode ver o passo a passo mais detalhado em nosso artigo como embalar a vácuo em potes de vidro.

Como conservar as castanhas - Passo 4
Imagem: blanca-mirinconderecetas.blogspot.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como conservar as castanhas, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
6 comentários
A sua avaliação:
Ismar Ferreira da Silva
Por favor, retirem o meu comentário da tela, pois ele não corresponde com a data e com os termos que enviei.

A sua avaliação:
Ismar Ferreira da Silva
Tenho, em um pote de vidro, um quilo de castanha do pará granulada que pretendo misturar com granola; posso cozinhá-las no forno do fogão?.
Muito obrigado de antemão.
A sua avaliação:
Ismar Ferreira da Silva
Comprei castanha do Pará granulada e embalaram em uma sacolinha tipo aquelas de freezer.
Devo consumir esta castanha em porções, no decorrer de uns dois ou três meses. Devo mantê-las na sacolinha, em um vidro fechado, na geladeira ou.... Fico muito grato por uma orientação.
Regina Gonçalves
Estou sofrendo para tirar a pele da castanha portuguesa, tem uma dica ? fico muito grata
A sua avaliação:
José Morgado
Bom dia ...Gostei muito ter entrado na vossa página, e ficar a saber como tratarr das castanhas, para serem consumidas ao longo do ano.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi José! Que bom saber que a nossa página foi do seu agrado! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
Francisco Pedro M. Silva
Eu disse castanha do Pará.
Como conservar as castanhas
Imagem: laopiniondezamora.es
Imagem: spanish.alibaba.com
Imagem: blanca-mirinconderecetas.blogspot.com
1 de 5
Como conservar as castanhas

Voltar ao topo da página ↑