PARTILHAR

Como evitar que as batatas fritas grudem

Como evitar que as batatas fritas grudem

Quer comer uma batata frita crocante e deliciosa? Pois para isso não é necessário ir a um restaurante; seguindo alguns truques básicos conseguirá que as mesmas fiquem deliciosas e no ponto ideal. Se quiser evitar que as batatas fritas grudem e descobrir outras soluções práticas na hora de cozinhá-las então continue lendo, porque em umComo.com.br revelamos as nossas melhores recomendações para umas batatas fritas de comer e chorar por mais.

Também lhe pode interessar: Como fazer batatas fritas crocantes

Na hora de cortar as batatas

Um aspecto importante a considerar quando fazemos batatas fritas é o modo de as cortarmos. O clássico corte é em forma de palito, no entanto é importante lembrar que deve tentar manter a uniformidade no corte conseguindo que todas sejam mais ou menos iguais. O que ganhamos com isso? Que o ponto da batata seja uniforme, evitando que na hora de retirar da frigideira algumas estejam mais cozinhadas que outras.

Depois de lavar, descascar e cortar as batatas, é hora de aplicar o truque para evitar que as batatas fritas grudem enquanto estão a fritar; continue lendo porque, a seguir, revelamos para você.

Como evitar que as batatas fritas grudem - Na hora de cortar as batatas

O truque para evitar que as batatas fritas grudem

Para conseguir que as batatas fritas não grudem é muito importante eliminar a maior quantidade de amido deste produto, que ajudará também a que o resultado final seja bem mais crocante.

Para conseguir isso deverá, depois de cortar, lavar as batatas com água fria e depois introduzir em um recipiente com água fria e deixar de molho por 30 minutos; depois retire a água e escorra muito bem as batatas usando papel de cozinha absorvente ou um escorredor de vegetais. Este truque permitirá ainda conseguir que suas batatas fiquem bem mais duras, evitando a aparência flácida que normalmente não agrada nada.

Os truques na hora de fritar

São muitos os truques para conseguir umas batatas crocantes e perfeitas, no entanto, nem sempre podemos aplicar todos por falta de tempo. Por isso, em umComo selecionamos as recomendações mais práticas para que consiga umas batatas fritas deliciosas e sem grudar. Preste atenção a estas recomendações:

  • Se costuma planejar antecipadamente o cardápio, uma boa forma de garantir que as batatas fiquem crocantes ao fritar é congelar previamente, pois isto ajudará a eliminar o líquido deste alimento e garantir uma ótima fritura. Você pode seguir os passos que recomendamos anteriormente e depois congelar em um saco adequado para este procedimento. Frite-as algumas horas depois ou no dia seguinte.
  • Coloque óleo em abundância na frigideira ou fritadeira, garantindo que as batatas fiquem completamente cobertas; só assim conseguirá uma fritura uniforme.
  • É importante escorrer bem as batatas antes de jogar no óleo para evitar que o mesmo salpique e você se queime de forma acidental. Do mesmo modo, recomenda-se que o óleo esteja bem quente, atingindo a temperatura de 150ºC na hora de fritar.
  • Nunca adicione muitas batatas na frigideira ou fritadeira, pois o calor do óleo se espalharia e demoraria mais, com um resultado pouco crocante. Umas boas batatas fritas levam o seu tempo, por isso, paciência.
  • Mexa de vez em quando enquanto frita, deste modo também evitará que as batatas fritas grudem.
  • Por último lembre-se de escorrer muito bem o óleo das batatas antes de servir, conseguindo que estejam bem mais crocantes e gostosas. É nessa hora que deverá adicionar o sal para fixar nas batatas e para que fiquem deliciosas.
Como evitar que as batatas fritas grudem - Os truques na hora de fritar

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como evitar que as batatas fritas grudem, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Ana Maria Silveira
Sem deixar de molho, para a batata ficar sequinha e crocante: Coloque o óleo para aquecer. Lave, descasque, corte do moda desejado, lave com água em abundância, escorra, seque com um pano de prato, bem sequinhos os pedaços. Polvilhe as batatas com farinha de trigo e sacuda para tirar o excesso. Coloque no óleo quente e mexa para que todas fiquem sob o óleo. Não mexa mais até ficarem fritas, mas clarinhas. Mexa para soltá-las. Deixa mais um pouco e retire quando estiverem no ponto desejado. Podem ser cortadas na hora de fritar.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Ana, muito obrigada por partilhar conosco essas dicas :)
Como evitar que as batatas fritas grudem
1 de 3
Como evitar que as batatas fritas grudem

Voltar ao topo da página ↑