Partilhar

Como descascar castanhas-do-pará

Por Nicolas Santos. Atualizado: 9 fevereiro 2017
Como descascar castanhas-do-pará
Imagem: care2.com

Todas as castanhas precisam de ser descascadas para o consumo, ou, no mínimo retalhadas. A castanha-do-pará não é exceção, e é talvez uma das mais difíceis, entre as castanhas, de serem descascadas. No entanto, existem formas conhecidas de se descascar castanhas-do-pará e em umComo te ensinaremos algumas delas. Continue lendo este artigo para descobrir como descascar castanhas-do-pará.

Vai precisar de:
Também lhe pode interessar: Como descascar camarão
Passos a seguir:
1

A primeira maneira de se descascar castanhas-do-pará consiste em quebrá-las com pancadas nas fissuras (pode ser daqueles de cozinha, para carne). Para isso, além do martelo, você precisará de uma tábua, para evitar causar danos na mesa, e um pano, para evitar a sujeira, pois quando batemos com o martelo na castanha, pedaços da casca podem se estilhaçar para os cantos.

2

Deixe as castanhas em cima da tábua de cozinha viradas para cima, com a maior das três fissuras voltadas para cima, cubra-a com um pano e bata até sentir que a casca rachou ou ao menos se estilhaçou um pouco, o suficiente para que você possa penetrá-la com uma faca; o que nos leva ao próximo passo.

3

Tire a casca às castanhas em cru e metem-se em água a ferver durante 2 minutos. Feito isto, deverá tirar a pele enquanto estão quentes. Em seguida dê-lhes um golpe na casca em toda a volta, leve-as à fritura de azeite ou banha durante dois minutos, sem que este esteja demasiado forte.Corte um pedaço de casca em toda a volta e mergulhe-as em água a ferver, durante dois minutos. Em qualquer dos casos, escorra-as e descasque-as imediatamente sem as deixar arrefecer.

É importante que as castanhas estejam secas na hora de descascá-las, pois castanhas frescas ou recém-colhidas tendem a ser muito mais difíceis de se abrir, mesmo utilizando quaisquer dos processos que citamos acima.

4

Agora você precisará de uma faca sem ponta para retirar, ou desgrudar, o resto da casca da castanha, separando-as e deixando-as prontas para o consumo. Para isso, meta a faca nas fissuras mais abertas e cuidadosamente, evitando se machucar, separe a castanha-do-pará da casca.

5

Ou, se preferir facilitar o trabalho, realize um processo anterior ao que citamos que consiste em aquecer as castanhas em água fervente durante dois minutos. Retire-as enquanto ainda estiverem quentes e faça o mesmo processo acima. Desta forma as castanhas podem ser descascadas com mais facilidade.

Ou, ainda, se preferir, apenas faça um rompimento inicial na casca da castanha e depois leve-a para ferver na água durante dois minutos. A água e o calor farão o trabalho mais difícil, depois, você pode puxar a própria casca. Lembrando que em ambos os casos em que utilizamos água fervente e o calor, a casca deve ser retirada enquanto ainda se encontra quente, sem esperar que esfrie.

6

É importante que as castanhas estejam secas na hora de descascá-las, pois castanhas frescas ou recém-colhidas tendem a ser muito mais difíceis de se abrir, mesmo utilizando quaisquer dos processos que citamos acima.

Para isso, você também precisará saber como conservá-las, portanto, leia o nosso artigo sobre como conservar as castanhas que também se aplica às castanhas-do-pará. Veja também, se lhe interessar, o nosso artigo sobre Como assar castanhas.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como descascar castanhas-do-pará, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Escrever comentário sobre Como descascar castanhas-do-pará

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
JOSIEL PIZZO
Fica muito mais simples se congelar as castanhas antes de descascar. Ela praticamente desgruda da casca facilitando o trabalho. Se tiver uma grande quantidade é ideal ir tirando aos poucos do freezer. Muitas vezes sai com apenas uma martelada.
Editor umComo.com.br
Oi Josiel, valeu pela dica! Continue acompanhando o umCOMO :)

Como descascar castanhas-do-pará
Imagem: care2.com
Como descascar castanhas-do-pará

Voltar ao topo da página